‘Sonic – O Filme’ tem alguns problemas mas diverte
14 Fevereiro, 2020O live action desde o anúncio com as primeiras imagens, deram o que falar sobre a aparência do nosso ouriço favorito. Apesar das mudanças da aparência, para melhor, e mesmo o filme carregado de fanservices, foi deixando muito a desejar em questões de roteiro e se você também for um espectador difícil e principalmente um fã dos games do anos 90 vai sentir dessa forma.
Mas o que pode ter dado errado? Piadas genéricas, o louvor quase que exagerado a cultura dos EUA e suas cidades, um péssimo aproveitamento do personagem entram na lista de problemas em torno do filme. Sonic esquece de ir a fundo nas motivações dos personagens, principalmente quando se trata do vilão Robotnik, que passa a maior parte do filme fazendo piadas sobre sofrer bullying no passado, o seu secretário particular e perseguir o ouriço para descobrir o segredo da sua velocidade.
Sonic não é a primeira adaptação de videogame a sofrer uma enxurrada de críticas duras com o seu péssimo desenvolvimento. A aventura toda começa quando ele guiado por uma águia sábia, lhe dá vários anéis que podem o transportar para qualquer lugar que ele quiser ir, mas ele se apaixona por uma pequena cidade no interior do EUA. Onde decide viver uma vida pacata e sozinha, se imaginando numa família até terem o famoso encontro, após um erro em que coloca o estado em alerta sobre um possível ataque e ir viver uma grande aventura na estrada com o seu companheiro. Então você fica imaginando com um dos personagens mais veloz do mundo animado (se não o mais veloz) a todo momento sofre com alguém tentando atrasa-lo.
Então temos um Sonic genuíno e doce, como uma criança solitária em busca de um lar e que de repente encontra a família perfeita, que a princípio tem os típicos problemas de aceitação e convivência. Talvez tenha sido esse o principal erro, a narrativa massivamente comum. A volta do Jim Carrey como o vilão e suas expressões, ele sempre vai ser um ótimo ator, ele realmente assume a personalidade e você pode dizer que ele se diverte com o seu personagem. Então não diria que o filme não vale a pena, qualquer filme com o Carrey valeria a pena pelo seus personagens.
É somente mais um filme de videogame, para entretenimento. Não dá para ser tão rude com um filme feito claramente para o público infantil e propósito de relaxar com a família, dando muitas risadas. As crianças vão adorar com certeza – eu dei muitas risadas e voltei uns vários anos até minha infância com as referências.
Não esqueça de ficar para as cenas pós créditos, que nos dá uma pitada de como a sequência pode ser bem vibrante, quem sabe a introdução de novos personagens venha dar mais uma gás na narração.
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.