Análise | Os Últimos dias de Magneto: Há redenção para um vilão?
26 Novembro, 2019“Magneto vem andando na tênue linha entre salvador e destruidor para garantir um futuro para os mutantes, mas sua cruzada o separou daqueles que ele mais se importa…”
A saga Guerras Secretas que uniu todo universo Marvel em 2016 (Jonathan Hickman e Paul Renaud) foi com certeza um grande sucesso, dividida em partes por personagens em suas respectivas HQs e sua edição própria contendo nove edições.
No texto de hoje estará em destaque um personagem: Magneto, um dos personagens mais conhecidos e controversos do universo Marvel.
Dividia em quatro edições, vamos acompanhar o personagem em uma espécie de redenção dos seus atos na tentativa de salvar o mundo do seu fim. A historia fica indo e voltando por meio de flashbacks mostrando seus atos passados, as conseqüências e até mesmo sua relação com os X-Men, porém esse não e o foco principal, e sim sua relação com sua filha Lorna e seu ultimo ato como salvador da raça.
Todo esse dilema do personagem remete a uma realidade da maioria dos vilões, uma historia resumida em seus atos, mas em “Os últimos dias de magneto” vemos sua relação com Lorna, filha a qual acabou se afastando é colocada em pauta. Magneto é visto agora cheio de duvidas e incertezas sobre toda sua trajetória, afinal de nada valeu posto que o fim fosse próximo para todos, humanos e mutantes. Afastar de todos ao seu redor em pro de uma causa vale a pena quando o final não sai como esperado?
Essas incertezas e decepções do Magneto é um aspecto interessante a se pensar não só dentro do espectro do personagem, mas em um âmbito pessoal de nos mesmos quantas pessoas, afinal estamos sempre fardados ao fracasso, mas o real problema é como vamos reagir quando ele chegar!
A historia final do magneto é prato cheio para os fãs do personagem, afinal nunca vimos essa duvida existencial rodar o personagem de tal forma, também é nova uma narrativa de uma relação tão intima e sincera com sua filha Lorna.
Lembrar de um magneto disposto a destruir a raça não mutante e assistir nessas novas paginas um magneto disposto a morrer para salvar todos mesmo não acreditando em sua redenção.
“dentro de minutos o mundo acabara… a menos que eu o salve. A ironia não passou despercebida, Magneto louco e terrorista, conquistador e assassino, agora pretenso a salvador. (…) não há redenção. Eu sempre fui e sempre serei… o mosntro”
Uma grande lição que o Magneto nos deixa é que as trajetórias tem um peso e que os fins não justificam os meios!
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional