His Dark Materials | Religião, fantasia e mistério na nova aposta da HBO

His Dark Materials | Religião, fantasia e mistério na nova aposta da HBO

6 Novembro, 2019 0 Por André Valente

Almas humanas em forma de animais, uma instituição religiosa dominante, um pó misterioso e rapto de crianças. Tudo isso se entrelaça no episódio de estreia de His Dark Materials – Fronteiras do Universo.

A nova aposta da HBO e da BBC foi um estrondoso sucesso. A exibição do primeiro capítulo da série bateu recordes de exibição. Nesta história, acompanhamos, Lyra Belacqua (Dafne Keen), uma órfã criada na Faculdade Jordan, em Oxford, Inglaterra. O mundo de Lyra, apesar das semelhanças, não é o mesmo que o nosso. Somos apresentados à uma versão “alternativa” do mundo que conhecemos, cuja principal diferença é que as almas dos humanos caminham ao seu lado na forma de animais – os daemons, como são chamados. Lyra está sempre acompanhada de seu fiel Pantalaimon, assim como todos os humanos desta realidade.

Reprodução: HBO

Além disso, o primeiro episódio nos introduz para outros aspectos deste mundo: o intrigante Magisterium, uma instituição religiosa que parece dominar e controlar a sociedade, protegendo segredos obscuros; os Gípcios, uma comunidade de pessoas que vivem às margens da sociedade, com uma cultura e costumes próprios; e o misterioso Pó, uma espécie de partícula registrada pela primeira vez pelo tio de Lyra, Lorde Asriel (James McAvoy). Por fim, somos apresentados aos Papões, um grupo bastante obscuro que parece estar raptando crianças por toda Inglaterra.

Cheio de mistérios e conceitos esquisitos, o primeiro capítulo de His Dark Materials pode ser um pouco confuso para quem nunca leu a trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, na qual a série é baseada. A quantidade de informações e conteúdo que aparecem neste capítulo podem facilmente deixar um novo espectador atordoado, fazendo-o perder o interesse.

No entanto, o elenco de primeira e o clima de aventura que ronda todo o episódio são definitivamente pontos positivos para este começo. A construção do mundo é muito bem pensada e executada, seguindo fielmente o proposto por Pullman na versão literária. Em termos de adaptação, já é possível perceber um grande avanço em relação à Bússola de Ouro (2007). Além do que, para o espectador mais atento e que já conhece a saga, a sequência de abertura já um teaser incrível do que está por vir.

Reprodução: HBO

Para quem se sentiu um pouco confuso ou não se convenceu muito com este primeiro episódio: dê uma chance! As coisas vão ficando mais claras com o tempo e, ao que parece, a nova série tem um potencial enorme para ser o novo sucesso mundial da HBO após Game of Thrones. Vamos ver e torcer, pois esta saga realmente merece uma adaptação que realmente faça jus à genialidade da obra de Pullman. Já estamos ansioso para o próximo episódio!

His Dark Materials é exibido às segundas-feiras, 23h, na HBO.