Critica | A Odisseia dos Tontos: E a simplicidade de uma boa comédia

Critica | A Odisseia dos Tontos: E a simplicidade de uma boa comédia

6 Novembro, 2019 0 Por Murilo Fagundes

A argentina se sobressai quando o assunto é comedia e não seria diferente em seu novo longa “A Odisseia dos Tontos”, dirigido por Sebastián Borensztein o filme tem um enredo simples, mas consegue entregar uma das melhores comédias do ano.

A historia vai girar em torno de uma pequena cidade da Argentina em meados anos 2000 onde um grupo de moradores se une em prol da criação de uma cooperativa liderada por Firmin (Ricardo Darín), mas para o “azar” do grupo uma grande crise atinge o país e eles acabam perdendo tudo. Diante disso o grupo descobre que na verdade foram roubados e vão armar um golpe para pegar seu dinheiro de volta.

Dentro todos os aspectos positivos do filme esta o ritmo dele merece destaque, o roteiro é “curto e grosso” logo no inicio você já é situada na narrativa suave e descontraída, mas não perde a dramaticidade quando necessário. O roteiro sabe fazer isso, usar o drama e a comedia muito bem e usa dessas conseqüências para seguir a historia, você se sente tocado, entende as motivações dos personagens e acaba se inserindo cada vez mais na narrativa que o filme te propõe.

Reprodução: Warner Bros. Pictures

“A odisséia dos tontos’’ também pode funcionar como uma critica –leve- sobre como a população abaixa a cabeça diante de crises, como outras se aproveitam para sair por cima, mas, a principal é o discurso do oprimido que se levanta contra o opressor, quando os tontos (ou a população) resolvem fazer algo.

O filme não conta com grandes revira voltas, mas não faz falta alguma afinal ele é tão coeso e inteligente que você acaba imerso na experiência durante todo o tempo de tela. As atuações estão ótimas e além de contar com Ricardo Darím, tem também a presença do seu filho Chino Darín, Luis Brandoni, Andrés Parra e Rita Cortese.

O filme teve sua estréia dia 31 de outubro nos cinemas brasileiros, alem de exibição na 43ª amostra internacional de São Paulo e é a apostar argentina na corrida do Oscar de filme estrangeiro.