Análise | Trindade da DC Comics – A Origem e a Importância para a humanidade!

Análise | Trindade da DC Comics – A Origem e a Importância para a humanidade!

31 Outubro, 2019 0 Por Vanessa Burnier

No mundo da DC Comics, três heróis reinam como supremos: Superman, Batman e Mulher Maravilha. O trio é comumente chamado de Trindade. Mas eles nem sempre eram amigos mais próximos. Através de provações e atribulações, eles perceberam o quanto precisavam um do outro, porque não existe justiça sem verdade e a procura pela justiça sem esperança é inexistente. Na série Trindade de 2016, temos uma explicação poética e sentimental da origem do trio. Hoje vamos examinar mais de perto sua origem e lidar com o que torna a Trindade da DC verdadeiramente poderosa.

Reprodução: DC Comics

Esses três heróis estão entre os mais antigos desde os primeiros dias da DC Comics. Todos eles trabalharam juntos como membros da Sociedade da Justiça e da Liga da Justiça da América e, em seguida, os quadrinhos do Batman e do Superman apareciam regularmente no topo das listas de melhores quadrinhos do mundo. Os três personagens apareceram juntos pela primeira vez na capa da All-Star Comics #36. O trio voltou a aparecer em The Brave and the Bold #30, depois que a Liga da Justiça foi introduzida em nova formação. Enquanto a DC Comics continuava a reorganizar a lista da equipe a Mulher Maravilha deixou o time por um tempo. Eventualmente, ela se juntou novamente, e os personagens mais uma vez apareceram juntos no desenho animado Super Friends. Vários relançamentos e reinicializações (e o evento crise nas infinitas terras) separaram a equipe mais uma vez, e as histórias de Cavaleiro das Trevas e Homem de Aço colocaram uma brecha entre a amizade de Bruce e Clark. Mas finalmente, em 2008, a DC Comics lançou uma série intitulada “Trinity”, que apresentava os logotipos de cada personagem um sobre o outro na capa. Na verdade, este livro semanal não apresentava os três heróis o máximo que poderia ter apresentado antes dos Novos 52 chegar e abalar a dinâmica novamente. A história de “Os Últimos Dias do Superman” remontou a Trindade com o Superman de uma continuidade diferente, enquanto em os Novos 52, Bruce e a Diana lidavam com a introdução de um novo “velho” Homem de Aço. Em 2016, a DC lançou uma nova série Trinity que realmente focou em sustentar esses três super-heróis como os maiores pilares do universo da DC Comics, dando a eles uma origem e exploração adequadas de seus vínculos e diferenças, que tornam deles uma família disfuncionalmente perfeita.


Reprodução: DC Comics

A história começa em Smallville, com Clark Kent, Lois Lane e seu filho Jonathan. Clark está dizendo a Lois como ele não está tão animado para a noite, porque Lois convidou Bruce Wayne e Diana Prince para uma agradável ceia em sua casa. – Nesta linha do tempo, Clark Kent não é o Clark Kent original, ele é um Clark de uma dimensão alternativa. Esse Clark não tem um relacionamento com Batman ou Mulher Maravilha. No universo dos Novos 52, o Super Homem original tinha acabado de morrer, e esse Super-Homem alternativo tomou o seu lugar. Quando o trio ouve barulhos estranhos vindos do celeiro, eles acabam de alguma forma ficando presos no passado. Eles estão em Smallville e sua chegada no passado choca tanto o pai de Clark que seu coração para por um segundo. Depois que Superman traz seu pai de volta à vida, ele percebe como está agradecido pela oportunidade de ver o homem novamente. Nesta linha do tempo, Clark Kent agora é pai e deseja todos os conselhos que puder receber sobre a paternidade.

Então, de repente, eles estão em Gotham, no mesmo beco em que os pais de Bruce Wayne foram mortos. O trio observa o jovem Bruce Wayne ir a aconselhamento com Harleen Quinzel. Eles o vêem na sua luta contra os medicamentos prescritos. Eles o vêem lutando para se conectar com Alfred. A equipe vê o que Bruce Wayne ainda luta emocionalmente. Mas Batman percebe que, embora as lutas sejam reais, esses eventos não são. Ele reconhece que eles não devem estar no passado. Ele argumenta que isso deve ser um sonho, uma dimensão alternativa ou uma armadilha. E sem muito mais tempo para o Batman pensar, de repente eles estão em Themyscira, lar da Mulher Maravilha. É revelado que ela não voltou a Themyscira desde que partiu pela primeira vez há tantos anos e sentiu falta de sua casa. Ao retornar, ela é convidada a ficar lá para sempre. No entanto Superman e Batman não podem estar na ilha, pois são homens. Sem um momento de reflexão, apesar da dor que ela causa, ela sabe que não pode abandonar seus amigos e então ela escolhe sair com eles, deixando pra trás tudo que ela conhecia como família.

Logo, a Mulher Maravilha usa seu Laço da Verdade para descobrir que eles estão, de fato, todos sonhando. Eles foram presos pela planta chamada Misericórdia Negra, que prende as vítimas em um sonho criado por elas. Mas eles realmente ficaram presos no sonho de Mongul, um vilão determinado a derrotar o Super-Homem. Do sonho de Mongul e do poder de Poison Ivy, nasceu o ser chamado White Mercy. Ela era uma criança que aprendeu a possuir os corpos daqueles ligados à Misericórdia Negra. A Mercy estava sendo usada por Mongul para derrotar os heróis, e ela finalmente percebeu que seu pai estava errado. Ela aprendeu como se sentir observando a Trindade e suas escolhas, e finalmente as libertou da Misericórdia Negra. Com essa aventura, se podemos colocar assim, os três heróis aprenderam as lutas pessoais mais profundas um do outro, por isso a conexão deles é mais forte, porque eles conhecem as piores dores um dos outros. Eles aprenderam o que querem e o que precisam. E a partir dessa jornada eles passaram a cuidar um do outro como nunca, como uma família. E assim, a Trindade da DC nasceu oficialmente.


Reprodução: DC Comics

No final da série Trinity, White Mercy agradece a todos os três heróis. Ela diz: “Vocês me ajudaram a entender como é ser humano, como é ser real” É isso que os torna verdadeiramente poderosos, sua conexão com a humanidade. Apesar de tudo que torna esses heróis absurdamente poderosos, e apesar de dois deles nem serem humanos, todos eles entendem exatamente o que significa ser humano. Eles têm os mesmos desejos que todos nós temos. Superman deseja ser aceito, o Batman anseia por um senso de família e a Mulher Maravilha quer um lugar para chamar de lar. Cada um deles tem a capacidade de baixar a guarda e apoiar os outros. Eles têm que escolher ser vulneráveis. Eles têm que escolher confiar. Batman, um homem cético, tem a capacidade de aceitar o Super-Homem como “um de nós”. E então Superman pode se sentir confortável em aceitar Batman em sua família. E a Mulher Maravilha se junta à família também, ela sempre sentirá que tem um lugar para chamar de lar, desde que esteja com seus dois aliados mais confiáveis, que apesar dos reboots, brigas, crises, a essência e o elo com a humanidade e entre si se mantêm, porque de tudo que existe nada é mais estranho do que as relações humanas.