Guia de Leitura | The Sandman – Nossa existência deforma o universo
21 Setembro, 2019Uma das minhas séries de quadrinhos favoritas e provavelmente uma das mais reverenciadas é Sandman, de Neil Gaiman. No mundo dos quadrinhos, a saga é amplamente influente e é leitura obrigatória para, eu não sei, todo mundo! Bem, apenas se você gosta de histórias ambiciosas, inteligentes, metafóricas e multicamadas, com elementos de mitologia e história. Antes de se tornar um dos hits da Vertigo, The Sandman era uma série da DC criada por Joe Simon e Jack Kirby e publicada entre 1974 e 1976. Quando a DC ofereceu a Gaiman o possibilidade de escrever uma nova série, sua única obrigação era manter o nome. Então tudo é sobre o Sonho, um dos sete perpétuos. Ele é o mestre todo-poderoso do mundo dos sonhos. Em termos simples, ele é a personificação dos sonhos. A história começou com a captura do Sonho ou Morpheus. Durante seus 70 anos de cativeiro, ninguém controlou o mundo dos sonhos e, quando Morpheus recuperou sua liberdade, ele precisou reconstruir seu reino para recuperar seus poderes. Eu fiz um texto à parte, descrevendo todo o processo de criação de Sandman, e tudo sobre a sua mitologia de forma mais ampla. Vai dar uma olhada: The Sandman: Um dos quadrinhos de terror mais influentes da história!
Por onde começar The Sandman? Não com a série da DC dos anos 70, com certeza. Depois disso, existem duas opções. A primeira é com The Sandman: Overture, uma minissérie prequel publicada em 2013. Não é minha recomendação para um bom começo, porque você precisa conhecer o mundo Sandman para realmente apreciar essa história, – mas vale à pena a menção caso você queira se aventurar. A segunda opção é a minha escolha, você começa com a primeira edição. Eu sei coisas revolucionárias aqui. Hoje, a maneira mais fácil de ler The Sandman não é por edições, porque a publicação começou em 1989. Desde então, a Vertigo reeditou e dividiu todas as edições em 12 arcos.
- Prelúdios e Noturnos (edições #1–#8) – Após seus 70 anos de prisão e eventual fuga, Sonho, também conhecido como Morpheus, sai em busca de seus objetos de poder perdidos. Em sua árdua jornada, Morpheus encontra Lúcifer, – Estrela da Manhã, John Constantine e um louco todo-poderoso. Sonho fez uma breve aparição no Hellblazer #19 (realmente opcional) antes de The Sandman # 3. Também inclui a história “O som de suas asas”, que apresenta a Morte, a irmã do Sonho.
- A Casa de Bonecas (edições #9-#16) – Durante o encarceramento de Morpheus, três sonhos escaparam do sonhar (o reino dos sonhos) e agora estão soltos no mundo desperto. Ao mesmo tempo, uma jovem chamada Rose Walker está procurando seu irmãozinho. À medida que suas histórias convergem, é descoberto um vórtice que pode destruir todos os sonhadores e o próprio mundo. Conhecemos Matthew na edição # 11, mas suas origens estão em Swamp Thing vol. #2-#84 (março de 1989), em que Sonho e Eve permitem que Matthew Cable viva no sonhar, porque ele morreu ali, ressuscitando-o como O Corvo. Se puder, leia-o antes deste volume.
- Terra dos Sonhos (edições #17-#20) – Este volume contém quatro histórias independentes. Morpheus serve apenas como personagem menor. Aqui encontramos a mãe do filho dele, descobrimos com o que os gatos sonham e descobrimos a verdadeira origem do ‘o sonho de uma noite de verão’ de Shakespeare.
- Estação das Brumas (edições #21-#28) – Dez mil anos atrás, Morpheus condenou uma mulher que o amava (Nada) ao inferno. Agora os outros membros de sua família (Os Perpétuos) o convenceram de que isso era uma injustiça. Morpheus deve retornar ao Inferno para acertar as coisas, mas Lúcifer jurou destruí-lo.
— A primeira história com ‘The Dead Boy Detectives’ (grupo criado por Gaiman que é introduzido em The Sandman) pode ser encontrada na edição #25. Depois disso, os amigos mortos voltaram em outras séries – mais em breve.
— A história de Lúcifer em The Sandman termina aqui. Alguns anos depois, uma nova série contínua começou, contando a história a partir desse ponto. (eu poderia fazer esse guia, não?)
- Um Jogo de Você (edições #32-#37) – Introduzida em A Casa de Bonecas, Barbie agora viaja para o reino mágico que ela habitou em seus sonhos, apenas para descobrir que está sendo ameaçada pelas forças do Cuckoo (um parasita do sonho). Esta série apresenta o personagem de Tessália, que desempenhará um papel fundamental no destino final de Morpheus.
— Irmã dos sonhos, a famosa Morte aparece em algumas mini-séries. As duas primeiras são: Morte: O Alto Preço da Vida e Morte: O Grande Momento da Vida devem ser lidas após Um Jogo de Você. De resto, siga o guia.
- Fábulas e Reflexões (edições #29–#31, #38–#40, #50, Sandman Especial nº 1; e Vertigo Preview nº 1): Contém uma coleção de histórias curtas ambientadas no passado. O Sonho observa e interage com uma variedade ímpar de personagens históricos e ficcionais ao longo do tempo. Pode ser lido de forma independente. (Ou você pode ler pelo arco da Convergência, #38-#40, seguindo a leitura de forma temporal ao invés de independente).
- Vidas Breves (edições #41–#49) – Conta as histórias da Delírio e do irmão mais velho Sonho em uma missão para encontrar o irmão desaparecido, enquanto encontram humanos imortais e várias divindades enquanto tentam localizar O Destruição o filho pródigo. Mas quando a aventura deles leva O Sonho a um confronto final e trágico com seu filho Orfeu, o ser eterno aprende o verdadeiro significado do destino e das consequências, e de como tudo sempre volta, você sendo uma divindade ou não, você paga o preço.
- Fim dos Mundos (edições #51–#56, *edição #50 mencionada em Fabulas e Reflexões) – Provavelmente pegos em uma nevasca em junho, dois compatriotas rebeldes tropeçam em uma misteriosa estalagem e descobrem que estão no meio de uma ‘tempestade da realidade’. Agora cercados por uma variedade de pessoas e criaturas de diferentes épocas e realidades, os dois viajantes ociosos são entretidos por mitos hipnotizantes de criaturas marinhas infames, cidades sonhadoras, reis antigos, rituais funerários surpreendentes e carrascos moralistas.
- Entes Queridos (edições #57–#69 e Vertigo Jam No. 1) – Atormentado pelo seqüestro e suposta morte de seu filho, e acreditando que Morpheus é responsável, Lyta Hall (a única filha da Mulher Maravilha da Era Ouro e o general aposentado da força aérea Steve Trevor) chama a antiga ira das Fúrias sobre ele.
- Despertar (edições #70-#75) – É a conclusão da série, Morpheus tomou a decisão final entre mudança e morte. Quando uma jornada para o Infinito termina, outra começa para o Senhor dos Sonhos e sua família. Todas as peças finais se reúnem para os momentos finais do Sandman.
— Após o final da versão original de Sandman, a Vertigo lançou um novo spin-off chamado O Universo do Sonhar. Foi seguido pela antologia ‘The Sandman Presents’(vou retomar esse ponto lá em baixo) quando O Universo do Sonhar foi descartado.
- Sandman: Noites Sem Fim (graphic novel) – É uma antologia, uma coleção de histórias ao longo da história sobre O Sonho e seus irmãos. Dois deles acontecem após os eventos finais da série principal.
- Overture – Abertura (minissérie) – uma minissérie prequel sobre os eventos que ocorreram antes do encarceramento do Sonho na primeira edição de Sandman. Como eu disse no começo, é melhor conhecer o mundo de Sandman antes de lê-lo, mas você ainda pode começar com ele.
Mini-séries e One-shots no Mundo de Sandman
Como você deve ter notado, o mundo de Sandman vai além da série principal. À medida que o tempo passa, encontrar todas as minisséries, uma tomada, antologias e outras se tornou cada vez mais difícil (iremos linkar no final todas às historias que estiverem disponíveis para a compra pela amazon). Se você pode encontrá-los, aqui está um guia. Você pode lê-los na ordem que preferir. De preferência, leia-os após a série principal, caso você ainda não tenha lido. Mas primeiro, eu indico que vocês separem as ordens de leitura das histórias sobre A Morte, Lúcifer e The Dead Boys Detectives. Depois, há o Sandman Mystery Theatre, um título mensal escrito por Matt Wagner e Steven T. Seagle, apresentando o Sandman da Era de Ouro Wesley Dodds em um cenário de filme noir. Foi publicado entre 1993 e 1999 ( são 70 edições).
- WitchCraft and WitchCraft: La Terreur: Duas mini-séries de três edições com As Três Bruxas (também The Fates, Introduzido em The Sandman #2).
- Destiny: A Chronicle of Deaths Foretold: Uma minissérie de três edições com Destiny of The Endless e um mundo pós-apocalíptico.
- Sandman: Os Caçadores de Sonhos: É uma novela ambientada no mundo de Sandman, escrita por Neil Gaiman e sua adaptação por P. Craig Russell, na forma de quadrinhos. A história trata de um caso de amor entre um monge budista e um espírito de raposa ou kitsune.
- The Sandman: Book of Dreams (novel): Uma coleção de histórias curtas que mostram o mundo de Sandman. Ele contém trabalhos de alguns colaboradores notáveis, entre eles Caitlin R. Kiernan, Tad Williams, Gene Wolfe, Tori Amos e Colin Greenland.
- Especial Sandman: A Canção de Orfeu: Um Especial de Sandman que reconta o mito grego de Orfeu, colocando-o dentro do Universo Sandman com o Sonho como o pai de Orfeu.
- Vertigo: Winter’s Edge: Uma história de 10 páginas chamada The Flowers of Romance sobre O Desejo. Também contém um conto ambientado no mundo dos sonhos.
- Vertigo: Winter’s Edge #3: Outra história sobre a ‘história’ do Desejo, juntamente com outra história curta sobre o Mundo do Sonhar.
- Vertigo Visions – Prez: One-shot com o velho personagem da DC Comicbook Prez, inspirado na reinterpretação do personagem introduzido na edição #54 de The Sandman.
- The Little Endless Storybook: Uma novela gráfica sobre Os Perpétuos na infância.
- Delirium’s Party: Um livro de histórias sem fim, um seguimento do livro de histórias sem fim. É tudo que eu posso dizer sobre esse surto coletivo, literalmente!
- God Save the Queen: Uma novela gráfica sobre uma adolescente que se envolve no conflito entre a rainha Titânia e sua antecessora, a Rainha Mab, com personagens do mundo Sandman.
The Sandman Presents
Como escrevi anteriormente, depois que foi decidido que O Universo do Sonhar seria refeito, The Sandman Presents se tornou a nova antologia com histórias no mundo de Sandman. Publicada entre 1999 e 2004, a série reúne histórias de vários personagens coadjuvantes relacionados à franquia.
- Sandman Apresenta: Love Street: Um fugitivo chamado Olli faz amizade com um jovem John Constantine e entra em um mundo oculto. Ao mesmo tempo, os habitantes do Sonhar procuram seu mestre desaparecido.
- Sandman Apresenta: Merv Pumpkinhead, Agente da D.R.E.A.M: Um sonho renegado invade o palácio de Morpheus e rouba um pouco da areia dos sonhos de sua bolsa. O servo com cabeça de abóbora Merv se voluntaria para rastrear o sonho.
- Sandman Apresenta: Petrefax: A história do agente funerário Petrefax (um personagem introduzido em “O Fim dos Mundos”).
- Sandman Apresenta: O Coríntio – Morte em Veneza: A história segue o Coríntio quando ele chega a Veneza. Ocorre durante a longa ausência de Lorde Morpheus no início da série.
- Sandman Apresenta: Everything You Always Wanted to Know About Dreams. But Were Afraid to Ask: Uma coleção de histórias curtas que respondem a perguntas sobre O sonho e o Mundo do Sonhar.
- Sandman Presents: The Furies: Após o despertar, uma ex-vítima do The Furies se aproxima de Lyta Hall para ajudar em sua vingança contra o Morpheus.
- Sandman Presents: Thessaliad: Uma história sobre Tessália, a última das bruxas de ‘Tessália’ e ex-amante do Sonho (apresentada em Um Jogo de Você).
- Sandman Presents: Thessaly – Bruxa de Aluguel: Outra história com Thessaly, desta segu ela em uma luta contra o Cupido e mais alguns monstros.
- Sandman Presents: Bast: Eternity Game: A deusa egípcia felina Bast, morrendo e negligenciada, tenta um grande retorno para se vingar de tudo e todos.
Links com as edições absolutas de Sandman:
Absolute Sandman – Volume 1
Absolute Sandman – Volume 2
Absolute Sandman – Volume 3
Absolute Sandman – Volume 4
Absolute Sandman – Volume 5
Sandman: Edição Especial De 30 Anos – Vol. 1
Sandman: Edição Especial De 30 Anos – Vol. 2
O Universo de Sandman. O Sonhar Volume 1
Sandman: Morte
Formada em Química, professora às vezes e pesquisadora em tempo integral. Fez curso de cinema, mas sem paciência pra cinéfilo, ama quadrinhos e odeia sair de casa.
obrigado.