Curiosidades | Conheça a história do musical ‘Cats’
23 Julho, 2019Cats é um musical que estreou em 1981 em Londres e foi apresentado por mais de 30 anos se tornando um grande sucesso na Broadway. Ao longo de toda a sua exibição, o musical ganhou 8 Tony Award a maior premiação de musicais do mundo.
Cats é baseado em quatorze poemas do livro infantil Old Possum’s Book of Pratical Cats do autor T. S.Elliot, publicado em 1939. O livro é composto de 15 poemas com temáticas de gatas e cada um deles conta uma história particular ou característica de cada gato com metáforas sobre a sociedade. Os poemas eram presentes para seus afilhados e após muito tempo guardados o autor resolveu publica-los e ainda conseguiu ver o sucesso de seus poemas.
O autor morreu em 1965 e 10 anos após a sua morte, Andreew Lloyd Webber musicou alguns dos poemas e fez uma versão menor do musical The Cats. A viúva do autor se encantou tanto com a demonstração, que apresentou para Andrew um poema inacabado do autor chamado “Grizella: The Glamour Cat” que o ajudou a terminar de fato o musical e dando vida a música “Memory” que já foi regravada por mais de 150 artistas.
Os ensaios para o musical começaram no início de 1981, no New London Theatre. Devido à ideia de não escrever nenhum roteiro e só usar os poemas originais como texto, o musical não tinha enredo durante o processo de ensaio, fazendo com que muitos atores estarem confuso sobre o que eles estavam realmente fazendo. Um musical incomum em termos de sua construção, a abertura incorpora uma fuga e há ocasiões em que a música acompanha versos falados.
Dirigido por Trevor Nunn e coreografado por Gillian Lynne , Cats abriu pela primeira vez no West End em 1981 e, em seguida, com a mesma equipe criativa na Broadway em 1982 e ganhou inúmeros prêmios, incluindo o de Melhor Musical em ambos os Prêmios Olivier Award e Tony Awards . A produção de Londres ficou em cartaz por 21 anos e a produção da Broadway em cartaz por 18 anos, ambos estabelecendo novos recordes. As Atrizes Elaine Paige e Betty Buckley ficaram associadas ao musical. Uma atriz, Marlene Danielle, atuou na produção da Broadway durante toda a sua execução (de 1982 até 2000).
Cats foi o “primeiro verdadeiro megamusical”, pioneiro de um gênero de teatro musical que é produzido em grande escala e global. Apesar de comentários mistos quando abriu pela primeira vez em Nova York, os críticos concordaram que o musical era inovador e visualmente espetacular de uma forma que a Broadway nunca tinha visto antes. Ele pavimentou o caminho para megamusicais posteriores – incluindo Les Misérables (1985), O Fantasma da Ópera (1986) e Miss Saigon (1989) – que dominam a indústria desde então. Estudioso de teatro Vagelis Siropoulos explicou:
“ Cats é considerado um masterpiece por excelência, porque preconcebeu, como nenhum outro espetáculo anterior, o espaço teatral como um imenso e afetivo englobador, que transforma a experiência de visualização em um passeio de emoção e o espectador em um explorador de novas e desafiadoras sensações auditivas e visuais. . Seu sucesso sem precedentes preparou o caminho para configurações hiperespaciais ainda mais ousadas, fez do designer de sets um construtor de ambientes adequado e elevou o design de luz e som ao status de arte por si só. Também abriu o caminho para a constante revolução da tecnologia de palco.”
Cats foi gravado em DVD em 1998 no Adelphi Theater de Londres e ganhou uma versão cinematográfica em 1998 e agora em 2019 vai ganhar uma nova adaptação dirigido por Tom Hooper trazendo Jennifer Hudson, Taylor Swift, Idris Elba e James Corden no elenco.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.