Debaixo da capa | Meu nome é John Constantine e eu sou um exorcista. No meu trabalho, há dias que você precisa esquecer, mas alguns você nunca irá.

Debaixo da capa | Meu nome é John Constantine e eu sou um exorcista. No meu trabalho, há dias que você precisa esquecer, mas alguns você nunca irá.

12 Julho, 2019 0 Por Ida Carolina Curty
@ DC Comics

Nome: John Constantine, Hellblazer
Primeira aparição: Monstro do Pântano #37, junho de 1985
Editora: DC Comics, selo Vertigo

Mais uma criação enigmática do brilhante Alan Moore junto com Stephen Bissette e John Totleben, John Constantine surgiu na série de HQs do Monstro do Pântano, em 1985. Um anti-herói que posteriormente ganhou sua própria serie de HQs intitulada Hellblazer. O anti-herói é também um detetive perito na arte das trevas, do ocultismo, da magia. John foi marcado desde o nascimento quando ainda dentro da barriga matou seu irmão gêmeo e o parto ocasionou a morte da mãe, seu pai o deixou na casa da tia junto com sua irmã e desde criança as pessoas não gostavam muito dele.

Ao longa de sua adolescência ele foi um jovem, digamos que, um pouco rebelde e até tocou em uma banda, banda essa que o levou ao seu encontro com o demônio Nergal, e foi neste encontro que toda a vida de Constantine foi moldada. Em Newcastle, John e sua banda foram procurar serviço em um clube chamado Casanova, chegando lá o clube estava cheio de corpos, somente uma garota viva chamada Astra Logue. Astra relatou ao grupo os abusos que sofria pelo seu pai e nisso uma criatura surgiu, o Demônio Nergal. John Constantine na época já sabia um pouco sobre magia e ocultismo e decidiu então encarar o demônio invocando outro demônio para enfrenta-lo, mas o truque não deu muito certo e isso acabou levando Constantine e Astra para o inferno, ele conseguiu escapar, porém a alma da garota foi condenada a passar a eternidade naquele lugar.

DC Comics

Com certeza encarar o inferno cara a cara e voltar para contar história é capaz de deixar qualquer um louco, isso junto com a morte do seu irmão gêmeo e sua mãe e condenar a alma de uma garota ao inferno. Esse evento em Newcastle marcou para sempre a vida do John e ele carrega esse peso consigo até hoje.

Logo depois disso John se dedicou totalmente para a magia e seu vício em cigarros, ele foi para Nova Iorque onde conheceu Zatanna Zatara, uma Homo Magi, que é uma raça de humanos capazes de dominar a magia, filha de John Zatara, um dos maiores mágicos do mundo que durante um feitiço errado lançado pelo Constantine ele veio a morrer. Zatanna e Constantine são apaixonados um pelo outro mas devido a vários acontecimentos eles não ficam juntos, antes deles se separarem Zatanna lançou um feitiço em John ordenando que ele fosse uma pessoa melhor, o que no fundo ele sempre foi.

DC Comics

Individualista, arrogante, vigarista e cínico são umas das características atribuídas ao Hellblazer. Ocultista, exorcista, mago, hipnotizador, dentre outras habilidades são dominadas pelo John Constantine, um personagem que carrega tantos demônios que mal pode contar, tanto dentro como fora de si.

“Fui atrás dos meus demônios e os derrotei. Se a nossa espécie quiser se mostrar forte o bastante para sobreviver, todos nós temos que encarar os demônios que nos habitam. ”

Constantine também faz parte da Liga da Justiça Sombria, uma liga voltada para lidar com problemas do submundo.

@ Warner Bros. Pictures

Em muitas histórias do Hellblazer são abordados temas reais como massacre em escolas, fala muito também sobre HIV, até pela série de HQs se passar nos anos 80/90. A HQ também mostra como traumas podem causar problemas psicológicos e vícios irreversíveis. Há também histórias que falam sobre preconceito, até pelo John ser um personagem que se encaixe na pansexualidade por já ter se envolvido sexualmente e emocionalmente com homens, mulheres, demônios (sim, John teve relações sexuais com um demônio chamado Blythe).

Apesar de ser visto como um egoísta egocêntrico, John é apenas um garoto marcado por traumas irreversíveis em sua vida e que ainda assim sempre ajuda as pessoas e tenta reverter as burradas que fez em sua vida. Um personagem profundo e enigmático mas que no fundo é uma pessoa boa.

Mesmo com toda sua popularidade ele só foi adaptado ao cinema uma vez em 2005, interpretado por Keanu Reeves o filme é baseado na história “Hábitos Perigosos”. Só em 2014 que ele veio em uma série interpretado pelo ator Matt Ryan e hoje faz parte da equipe “Lendas do Amanhã” da série produzida pela CW.

CW

Constantine sempre preferiu usar o cérebro ao invés dos punhos e tem muita sorte o que facilita derrotar seus inimigos. Mesmo sendo considerado um anti-herói, Constantine não consegue não ajudar as pessoas, inclusive durante a saga Injustice John tem um papel fundamental escondendo a equipe do Batman que luta contra o ditador Superman. 

“É preciso confiança para transformar escuridão em luz. E aqueles que confiam arriscam colocar seu destino nas mãos erradas. Porque há aqueles que rezam por você e há aqueles que rezam contra você. E não importa o quão cuidadoso você seja…às vezes…você não consegue perceber a diferença.”