10 curiosidades sobre Erik Lehnsherr, o Magneto!

10 curiosidades sobre Erik Lehnsherr, o Magneto!

31 Maio, 2018 0 Por Ida Carolina Curty

Erik Magnus Lehnsherr, mais conhecido como Magneto, é um dos melhores vilões da Marvel (talvez o melhor) e um dos mais poderosos. Erik é famoso por lutar pela supremacia mutante sempre indo de encontro ao Professor Xavier e os X-Men.

1 – Primeira aparição e Criador

Erik Magnus Lehnsherr, Max Eisenhardt, Magnus… Magneto é conhecido por diversos nomes ao longo de sua vida foi criado por  ‎Stan Lee e Jack Kirby e teve sua primeira aparição foi em Uncanny X-Men #1 (Setembro de 1963) Erik foi o primeiro vilão que os X-Men enfrentaram.

2- Poderes e habilidades

O Magneto possui o poder de manipular qualquer tipo de metal, inclusive o Vibranium e Adamantium. Ele também pode controlar a energia magnética podendo criar raios e campos magnéticos o que o permite criar campos de força eletromagnéticas, ele pode desligar a gravidade em volta de si, por isso a habilidade de voar. Ele também pode manipular o ferro no sangue e até partículas ferrosas no ar. Ele não precisa necessariamente usar o elmo para evitar um ataque telepático, ele treinou pra caramba para evitar qualquer ataque e o elmo só reforça isso. Além de tudo isso, Erik ainda possui treinamento militar o que torna ele um grande estrategista. Magneto já se mostrou sendo capaz de praticamente tudo controlando o eletromagnetismo.

3- Julgamento do Magneto

Embora muitas vezes Magneto tenha lutado ao lado dos mocinhos, matar não é um problema pra ele. Erik está há anos lutando pela supremacia dos mutantes e todos nós já vimos que ele é capaz de tudo para conseguir isso. Em Fabulosos X-Men #200, Magneto foi capturado e julgado por seus crimes contra a humanidade, porém como grande estrategista que é, ele usou um equipamento de manipulação mental e alterou a decisão do júri, sendo então declarado inocente.

4- Campo de concentração

Seu nome de batismo é Max Eisenhardt e de origem judia, durante a Segunda Grande Guerra, ele e sua família foram perseguidos pelos alemães e sua família toda foi morta. Erik foi mandado para Auschwitz (um dos campos de concentração mais famosos), lá ele trabalhou como Sonderkommando (denominação dada aos prisioneiros recém chegados, eles faziam o trabalho que os alemães não queriam fazer, como enterrar corpos, limpar câmaras de gás, etc…). Foi lá que ele viu o quão cruel a humanidade pode ser e isso foi uma das motivações de Magneto para ser o vilão que vemos hoje.

5- Tatuagem

Assim como todo prisioneiro, Erik também possui seu número de identificação que originalmente era 214782, que é mostrado em Fabulosos X-Men #161, mas como o artista na época não sabia como funcionava o sistema de marcação em Auschwitz, ele deu um número muito alto a Magneto, o que causa um buraco na história, que diz que Max foi um dos primeiros prisioneiros a chegar lá, então em Excalibur Vol. 3 #02, seu número foi alterado para 24005.

6- Clone

Houve um clone do Magneto, chamado Joseph, foi criado por Astra, originalmente para se vingar dele. Joseph apareceu na floresta amazônica, aqui no Brasil, sem memória e posteriormente encontra os X-Men, com quem luta porque a equipe acha que se trata do verdadeiro Magneto. Joseph era bom e tinha intenções de agir de forma justa e fazer as coisas certas. Porém no evento chamado Guerra Magnética, ele se sacrifica lutando contra o verdadeiro Magneto, para impedir que ele crie uma nação mutante na Terra.

                                                     Reprodução @ Marvel Comics

7- Líder dos X-Men

Magneto já liderou os X-Men em duas ocasiões, a primeira foi quando Charles foi levado para o Império Shiar para receber tratamento médico. O Professor acreditou que Erik realmente queria mudar, por isso o colocou como líder. Esse momento marca a saída dos membros originais da equipe, que não aceitaram ter seu principal vilão como líder, e a criação da equipe chamada X-Factor. A segunda ocasião foi numa realidade alternativa, logo após a morte de Charles, que morreu para salva-lo, Magneto resolve adotar os princípios de Xavier lutando para ter uma convivência pacifica entre mutantes e homens.

8- Filhos

Em Auschwitz, ele conhece Magda com quem tem uma filha chamada Anya, após ver ela sendo queimada viva, Magneto, que nessa época se chamava Magnus, usa seus poderes para matar todos que estavam no local e não o ajudaram, foi ai que ele mostrou seus poderes mutantes pela primeira vez. Depois disso, Magda o abandona, estando gravida de gêmeos ela vai até o Alto Evolucionário, com quem deixa seus filhos, um menino e uma menina, que os repassou a Django Maximoff, sendo eles Wanda (Feiticeira Escarlate) e Pietro (Mercúrio) Maximoff. Magneto ainda teve outra filha, Lorna Dane, a Polaris, e seus poderes se assemelham ao de Magneto. Todos os filhos de Magneto também se assemelham a ele em uma outra característica, todos têm problemas psicológicos. Wanda… vocês conhecem a Wanda, né! Em sua revista solo ela já revelou ter depressão. Pietro sofre de distúrbio de personalidade limítrofe e Lorna tem distúrbio bipolar e surtos psicóticos.

                               Reprodução @ 20th Century Fox

9- Aparições: animações e filmes

Magneto aparece na animação X-Men Evolution e Animated Series. Na trilogia de filmes, de 2000, do X-Men, Ian McKellen da vida ao vilão, e que atuação, né amigos, ele também interpreta Magneto em X-Men: Dias de futuro esquecido. Em 2011, foi lançado X-Men: Primeira Classe, com intuito de mostrar as origens do grupo, quem interpreta Erik é Michael Fassbenderr, com uma performance incrível, e retorna ao papel em X-Men: Apocalypse. E fora também os jogos, que foram inúmeras as aparições de Magneto.

10-Doutor Diehard!

E por último, uma homenagem da DC Comics a um dos vilões mais poderosos e enigmáticos da Marvel, o Doutor Diehard. Hans Leckter é um vilão pertencente a um grupo conhecido como Extremistas. Leckter é capaz de criar e controlar campos magnéticos e claramente foi inspirado no Magneto, sua primeira aparição foi em 1990 na Liga da Justiça da Europa #15.