Análise | Selina Kyle: Da próxima vez, vou roubar seu coração!
16 Junho, 2019Selina Kyle é Catwoman, uma ladra especialista em Gotham City que cruzou caminhos com Batman em várias ocasiões. Tendo largamente deixado para trás seus modos vilões, ela agora opera como um aliado freqüente da Batfamily. Selina e seu irmão Aiden foram separados em lares adotivos diferentes depois que seu pai foi preso. Ela acabou na casa do grupo de Oliver, onde Miss Oliver ensinou as crianças em seus cuidados para roubar para ela. Depois de ser pega roubando, anos depois, ela foi contratada no Gabinete do Prefeito, e usou sua autorização para examinar seu próprio arquivo, na esperança de encontrar seu irmão. Em vez disso, ela descobriu que sua identidade não era o que ela pensava que era, e quando ela estava perseguindo uma pessoa alguém a empurrou para fora do telhado para mantê-la longe da verdade. Ela sobreviveu, percebendo que ela deve ter sido alguém importante o suficiente para querer morrer. Meses depois, depois de decidir tornar-se Catwoman, ela aprendeu que os arquivos que ela viu foram apagados. Depois de cinco anos como a ladra Mulher-Gato, Selina havia cruzado com muitas pessoas más e tinha conseguido uma amiga Lola MacIntire que foi morta pelo líder da gangue Bone, que a devastou. No funeral de Lola, ela encontrou sua velha amiga Gwen Altamont e, apesar da hesitação inicial de Selina, as duas começaram a trabalhar juntas. Enquanto Catwoman trabalhava roubando carros para Gwen, encontrando um metahumano chamado Spark no processo, alguém começou a seqüestrar prostitutas de sua vizinhança. Depois de uma tentativa frustrada de impedir o seqüestrador, Selina virou-se para Det. Carlos Alvarez por ajuda, apesar do fato de que ele estava tentando pegá-la, mas ele era o único policial limpo que ela conhecia. Selina seguiu o sequestrador até uma mansão e descobriu que Matilda Mathis (Dollhouse) mantinha suas vítimas e colhia seus órgãos antes de transformá-los em bonecos reais. Batman logo interrompeu sua luta, permitindo que Catwoman e Mathis escapassem e fazendo Selina questionar sua aptidão para o vigilantismo.
Depois de uma intrigante confusão com o Coringa, Selina recebeu um novo emprego de Trip Winter para roubar o conteúdo de um cofre em A.R.G.U.S. Disfarçando-se de cardiologista, Selina ganhou acesso à sala e enganou um cientista a abrir o cofre para ela, revelando o diamante negro dentro dela. O diamante mágico começou a controlar as ações de Selina, e seu contato despertou muitos dos objetos místicos da sala. Em pouco tempo, ela voltou para Trip e passou o diamante, avisando-o para não lhe dar mais trabalhos assustadores como aquele. Depois, Selina decidiu roubar a cripta da família Cobblepot, provocando a ira do pinguim, que declarou guerra a ela. Ele também levou Gwen Altamont como prisioneira e tentou tirar o verdadeiro nome de Catwoman dela. Quando Amanda Waller decidiu que precisava de uma nova Liga da Justiça da América para agir como um contrapeso à Liga da Justiça, Steve Trevor sugeriu que a Mulher-Gato fosse incluída na equipe como um golpe para Batman. Localizou-a e convenceu-a a se juntar prometendo que lhe daria o nome de uma mulher que roubará sua identidade. Com a JLA, Catwoman foi designada para se infiltrar na Sociedade Secreta dos Super-Vilões, e foi encarcerada no Arkham Asylum como uma brincadeira para chamar sua atenção. Suas ações em escapar lhe renderam uma audiência com a Sociedade. Embora o disfarce da Catwoman tenha sido explodido e a missão tenha sido um fracasso, a JLA ganhou uma visão sobre as motivações e o poder da Sociedade.
Depois de testemunhar a morte do Dr. Light pelas mãos de Superman, Catwoman seguiu seu coração e se juntou a Batman em sua busca por uma explicação científica que exonerasse seu amigo. Essa busca levou à descoberta de que a Caixa de Pandora era uma porta de entrada entre universos e o ataque do Sindicato do Crime que apenas ela e Batman conseguiram escapar intactos. Juntos, ela e Batman trouxeram os restos mortais de Victor Stone para seu pai na Sala Vermelha para conserto. Lá, eles testemunharam a transmissão do sindicato revelando a identidade de Asa Noturna. Batman se sentiu responsável, e Selina o acompanhou em busca de seu amigo. Para esse fim, ele a levou pela primeira vez para a Batcaverna. Enquanto procuravam suprimentos, eles encontraram Lex Luthor e seus seguidores, e relutantemente aliaram-se a ele em um plano para salvar o mundo e Nightwing. Depois que Nightwing foi resgatado, Batman salvou com sucesso a Liga, e Luthor subjugou com sucesso o Sindicato, Selina confrontou Batman, sugerindo que eles cumprissem a promessa de seu relacionamento. Ele recusou, no entanto, e ela o deixou com raiva. Após esses eventos, Catwoman abandonou a Liga da Justiça da América que já havia se separado e arrombou A.R.G.U.S. arquivo, substituindo-o por informações inúteis para que ela pudesse obter uma ficha limpa.
Cansada de ver sua vida arruinada por seu papel de mulher-gato, Selina queimou seu catsuit. Mas esse movimento ousado não significava absolutamente nada porque, depois de ser contatada por uma mulher chamada Roulette sobre uma competição de ladrões que ameaçavam a vida de crianças, Catwoman recebeu outro processo e se juntou à corrida para salvá-los. Depois de completar vários desafios durante a Corrida dos Ladrões, Catwoman percebeu que nunca havia crianças em perigo e que Roulette tinha sido contratada por um homem chamado Hunt Stone para roubar provas que envolviam seus ancestrais em um famoso assassinato sem saber que ele havia realmente destruindo provas que lhe legaram uma enorme fortuna. Selina começou a sabotar sistematicamente todos os aspectos de seu dia estritamente armado e planejado, até que Catwoman forçou a Roulette a declarar a vencedora da Corrida dos Ladrões.
Depois de voltar ao papel de Mulher-Gato, Selina foi presa e enviada ao corredor da morte em Arkham Asylum pelo assassinato de mais de duzentos soldados terroristas. Determinado a provar sua inocência, Batman a recrutou para uma equipe de criminosos que ele estava montando para recuperar o Pirata Psíquico de Bane em Santa Prisca para salvar uma garota que estava presa sob o feitiço da máscara do Pirata. Batman também sabia que conseguir a Catwoman fora corredor da morte lhe daria tempo para investigar seu caso também. A missão foi um sucesso e, depois de investigar os assassinatos, Batman descobriu que Selina havia recebido a punição por sua boa amiga Holly Robinson, que realmente cometera os assassinatos. Catwoman explicou que ela sabia que se ela assumisse a queda pelo crime Batman não iria deixá-la morrer no corredor da morte, salvando assim a vida de Holly. Tendo libertado ela de Arkham, Bruce e Selina finalmente cederam à sua atração mútua de longa data e se envolveram romanticamente. Depois de conhecer uma versão de seu pai, Bruce foi inspirado a buscar a felicidade em sua vida. Ele e Selina se encontraram em um telhado e debateram as circunstâncias em que se encontraram pela primeira vez. Bruce disse a Selina que ele manteve o diamante que ela roubou em seu primeiro encontro, sabendo que ele precisaria disso um dia. Ele tirou a máscara e a Catwoman e propôs casamento com um anel feito daquele diamante. Antes de Bruce deixar Selina dar sua resposta, ele disse algo que nunca havia dito a ninguém: que ele havia tentado matar o Charada no clímax da Guerra das Piadas e Enigmas. Selina respondeu que ela e Batman são ambos indivíduos danificados, e as tragédias de seus passados não significam nada em comparação com seus sentimentos um pelo outro, e aceitou sua proposta em lágrimas. Mas infelizmente fomos enganados!
“Eu tenho que admitir… Eu senti falta disso. A adrenalina. A ação. O conhecimento de que o dinheiro roubado é sempre melhor do que o dinheiro ganho.” – Selina Kyle
Formada em Química, professora às vezes e pesquisadora em tempo integral. Fez curso de cinema, mas sem paciência pra cinéfilo, ama quadrinhos e odeia sair de casa.