Coluna | Qual o problema da Feiticeira Escarlate?

Coluna | Qual o problema da Feiticeira Escarlate?

29 Maio, 2019 0 Por Marcos Marques

A Feiticeira Escarlate é uma das personagens mais conhecidas da Marvel Comics, seja nos cinemas como nos quadrinhos. Ela é uma das favoritas dos fãs seja por seu poder ilimitado ou pelas suas historias… sim.. as historias… mas afinal, porque tem gente que não gosta da Feiticeira Escarlate?


Como a maioria sabe, a Feiticeira Escarlate teve diversos problemas ao longo de suas historias, ela sofreu com a perda de seus filhos, do amor da sua vida, de amigos e já chegou no seu pior estado como vimos em Vingadores: A Queda e seu auge em Dinastia M. Dinastia M talvez seja uma das sagas mais fortes da Marvel em dois aspectos: Roteiro e impacto. O roteiro faz jus as historias anteriores da personagem e acaba transformando a mesma em uma pessoa que vai contra a sua própria raça. Em relação a impacto, Dinastia M abalou todas as estruturas da Marvel nos quadrinhos, fazendo claro, historias dos X-Men no qual tiveram que lutar muito para corrigir os erros da Feiticeira Escarlate. Eu acredito que como leitores, temos um grande apego aos nossos personagens favoritos porque o conhecemos de alguma forma devido a alguma historia de um roteirista que o fez daquela forma, e nós enxergamos isso e compramos essa ideia.

@ Marvel Comics

O fato da Feiticeira Escarlate ter tido essa trajetória que não agrada muito os leitores, talvez seja pelo simples motivo dela basicamente ter exterminado todos os mutantes e ter sido a causadora de muito derramamento de sangue por causa disso. A Feiticeira Escarlate passou por muitas situações dificies e problematicas também que cabem a serem discutidas como a passividade da personagem quando a mesma entra para os Vingadores ou até quando os roteiristas reforçam sempre que personagens femininas devem ficar loucas e descontroladas (oi Jean Grey, Daenerys Targaryan…) sendo que raramente personagens masculinos tem um descontrole emocional tão forte. É valido você querer comprar uma briga e até mesmo culpar a Feiticeira Escarlate ter sido uma genocida mutante, ou que ela não se importou com a própria raça, mas, acredito que tudo isso que discutimos seja parte do roteiro e historia da personagem, por mais que muitas pessoas não gostem dos atos da mesma, é algo que fazia parte da sua historia e foi contada.

@ Marvel Comics


Talvez essa seja uma das grandes sacadas dos quadrinhos, prender o leitor e acompanhar um desenvolvimento de uma personagem, apesar de refletir muito sobre questões sociais nunca devemos esquecer que é apenas um quadrinho e que eles foram feitos para ser divertido, encorajador e como sempre trás uma mensagem politica e que abrem discussões para serem debatidas.