Análise | Katana: Honra exige vingança contra nossos inimigos!

Análise | Katana: Honra exige vingança contra nossos inimigos!

29 Abril, 2019 0 Por Vanessa Burnier

Tatsu Yamashiro, conhecido como Katana, era uma garota japonesa comum, exceto por sua proficiência nas artes marciais. Dois irmãos, Maseo e Takeo Yamashiro, ambos proclamaram seu amor por ela. Ela gostava de ambos, mas seu coração batia mais forte por um deles, e então ela escolheu Maseo. Isso irritou Takeo, que se recusou a comparecer ao casamento do casal. A essa altura, ele se juntou à Yakuza e, como resultado, sua família o deserdou. Após a morte dos pais de Tatsu, ela e Maseo criaram uma família própria, e ela deu à luz  a gêmeos, Yuki e Reiko. Enquanto isso, Takeo subiu no ranking da Yakuza, e um de seus gostos exóticos incluiu armas antigas. Ele foi presenteado com um par de espadas combinadas pelo General Karnz, uma das quais Takeo favoreceu devido às suas propriedades místicas, que viria a ser conhecida como a Espada Soultaker, a Tomadora de Almas. Uma noite, Takeo levou as duas espadas para a residência de Yamashiro para matar seu irmão com a espada, por ter tomado o amor da sua vida. Ele rapidamente atingiu Maseo, mas Katana levou Soultaker dele. No decorrer da luta, Takeo acidentalmente iniciou um incêndio e a família de Tatsu morreu. Com Soultaker em sua posse, Tatsu começou a treinar como um samurai sob um mestre chamado Tadashi. Depois de muito tempo, ela se formou em sua tutela e partiu para a América, onde pretendia usar seus talentos para lutar pela justiça. Ela levou consigo o codinome Katana, cujo é o nome no da espada na qual ela empunhava.

Eventualmente Tatsu viajou para Markovia, um pequeno estado báltico, onde ela havia rastreado Karnz, e ela foi bem sucedida em matá-lo. Após a luta, ela encontrou uma menina que foi nomeada Halo. As duas se juntaram para resgatar Batman, que foi capturado pelo Barão Bedlam. Katana e Halo trabalharam juntas para libertar o Batman e, mais tarde, todos se juntaram à guerra de Markovian para derrotar o Barão Bedlam. Assim, Katana e Halo se tornaram membros fundadores da equipe chamada Outsiders, ao lado de Black Lightning, Geo-Force e Metamorpho. A equipe conseguiu acabar com a tirania do Barão em Markovia e mudou-se para Gotham City, onde montaram sua sede na base subterrânea de operações do prédio da Fundação Wayne. Tatsu se tornou a guardiã de Halo e as duas se mudaram para a cobertura do mesmo lugar. Durante uma de suas primeiras missões, os Renegados confrontaram o Homem Criônico e Katana foi sequestrada pelo vilão, que queria remover todos os seus órgãos. Graças ao resto da equipe. Katana foi resgatada e o vilão foi parado. Ao mesmo tempo, Takeo ainda estava à solta e seguira Tatsu até Gotham City. Secretamente ele trocou espadas com ela e partiu para Tóquio, porém os Outsiders foram até ele. Takeo levou a espada ao seu mestre, o padrinho da Yakuza, conhecido apenas como Oyabun. Realizando um ritual específico, o Oyabun e Takeo conseguiram libertar as almas que habitavam a espada, que passaram a tomar forma corpórea. Entre eles estavam lendários mercenários e assassinos, mas também Maseo, que agora era escravo do Oyabun. Katana teve que lutar contra todos eles e depois de uma longa batalha, e forçada a matar “seu marido”, Katana foi capaz de recuperar o Soultaker e matar Takeo, e ela poderia finalmente pôr um fim a alguns de seus fantasmas. Ao desfazer o ritual, no entanto, seu marido voltou para a espada também. A certa altura, os Renegados se separaram da liderança de Batman e fixaram residência em Markovia, onde foram financiados pela coroa de Markov (Geo-Force é um príncipe da família real). Eles se tornaram os agentes oficiais de Markovia e mudaram-se para a cidade de Los Angeles, onde fizeram sua sede na embaixada de Markov, enquanto mantinham outro QG secreto perto da costa. Embora Tatsu tenha deixado seu passado para trás, o Oyabun retornou em sua vida e enviou um tengu depois, com o qual ele a capturou. Seus companheiros de equipe nos Outsiders, Halo e Looker, foram capazes de salvá-la usando outros tengu e o tengu leader, que os ajudaram na batalha.

Depois de um tempo, a equipe se desfez após vários eventos trágicos em torno dos pais da Geo-Force e Markovia. No entanto, os Outsiders foram forçados a defender Markovia contra os Caçadores, mas durante a luta Halo foi colocada em coma, salvando a vida de Katana. Delimitada pelo giri-ninjo (uma dívida de honra até a morte), Tatsu deixou a equipe para cuidar das feridas de Halo. Durante esse tempo, no entanto, ela foi abordada por um membro da família de seu marido, que desejava que ela acompanhasse o Esquadrão Suicida em uma missão para destruir uma grande horda de armas que estava prestes a ser vendida para a Yakuza. Ela recusou-se com base em seu girino-ninjo, embora estivesse disposta a ajudar se a necessidade fosse realmente desesperadora. Esse membro da família foi morto mais tarde, e ela foi atrás do assassino, o Oyabun de Daichi-Doku (do qual seu parente era membro), que não queria ver as armas destruídas e tentou parar o Esquadrão Suicida. Durante essa aventura, ela salvou a vida de Bronze Tiger e Manhunter, tornando-os honrados a ela pelo girino-ninjo. Mark Shaw então a ajudou a derrubar o Oyabun de Daichi-Doku. O Oyabun cometeu suicídio ritual e Katana ficou como seu “segundo”, pronto para ajudar com um golpe de lâmina para que ele pudesse manter sua honra.

Eventualmente, os Outsiders se re-formam e retornam para Markovia. Em vez de uma reunião pacífica, no entanto, a equipe fica presa em uma rede de relações públicas que os coloca como foras da lei. Embora as acusações fossem descartadas, a equipe acabou sendo fraturada. Halo morre de uma explosão de um assassino, mas renasceu em um novo corpo, o que colocou uma imensa pressão no relacionamento de Tatsu com Halo. Katana se junta a um time com Geo-Force e Technocrat, assumindo a liderança. Durante uma missão solitária, Tadashi, seu antigo mentor envia Lady Shiva para reivindicar a espada Soultaker de Katana. Shiva confronta Katana, que estava lutando contra uma gangue de traficantes de drogas. Katana matou muitos, mas se recusa a matar o membro mais jovem, algo pelo qual Shiva a insulta. Shiva, sendo mundialmente conhecida como a maior assassina e lutadora do mundo, foi capaz de matar Katana com sua própria espada. Katana retorna à vida após um julgamento por combate dentro de sua espada, que inclui o confronto com muitas das almas das pessoas que ela havia matado. Depois, ela consegue encontrar seu antigo mentor e tirar sua vida. As duas equipes fragmentadas acabariam se reunindo para enfrentar mais ameaças sobrenaturais em torno do novo membro da equipe, Faust. Katana e suas amigas sofrem com as torturas mentais e físicas que o pai de Fausto, Felix, coloca sobre elas. Halo eventualmente os libera destruindo vários itens de poder de Felix. Logo depois, o grupo se separa. Após a dissolução, Tatsu manteve sua associação com seus antigos aliados entre os Outsiders (como Black Lightning, Geo-Force e Halo), e embora eles não funcionassem como uma equipe oficial, sempre foram vistos lado a lado durante grandes crises. Seus laços estreitos com Batman também a viram lutando ao seu lado, várias vezes, principalmente durante a crise de Imperiex e o incidente do Dia do Juízo Final, quando o inferno invade a Terra. A principal batalha contra o vilão, o anjo trapaceiro Asmodel, com o poder do Espectro, acontece em Nova York. Katana, pessoalmente, protege Madame Xanadu, que está guardando o resto do poder de Asmodel com um escudo místico. A proteção de Katana para Xanadu é auxiliada por Doctor Occult, Phantom Stranger e Alan Scott. Mais tarde, Katana ajuda Batman quando ele e Superman foram declarados fora da lei. Katana também foi convocada por Black Canary, juntamente com outras mercenárias, para resgatar Oracle do senador Pullman. Depois que a Oracle foi salva, Katana recebeu um cartão, juntamente com a promessa de um favor, se necessário.

Mais recentemente, ela se juntou a uma nova equipe de Outsiders depois de ajudá-los a derrotar um Sabbac mais poderoso. Consiste em todos os novos membros, com exceção de Metamorpho, que se juntou ao time após a morte de Shift. Mais tarde, Katana veste um novo traje, pois ela acha inapropriado usar um traje baseado na bandeira do Japão. O país havia revogado sua cidadania devido a sua participação na equipe controversa. Mais tarde, Katana invoca Sabbac para destruir a base do Doutor Sivana com seu Hellfire. Katana continua sendo um membro ativo dos Outsiders após um ano depois. Inicialmente, a equipe é liderada por Asa Noturna, mas transferências de liderança posteriores para Batman. Batman decide “testar” Katana e o resto da equipe inicial, a fim de projetar uma equipe melhor. Katana é o primeiro recruta oficial de Batman. Quando Batman desapareceu sem deixar vestígios, os Renegados foram procurá-lo por toda Gotham. Katana e Geo-Force foram para a sede do GCPD, onde o sinal do morcego foi aceso. Eles perguntaram ao Comissário Gordon sobre a localização de Batman, mas ele sabia tanto quanto eles e, em vez disso, pediu-lhes que perguntassem a Nightwing, que não estava de bom humor. Depois disso, uma explosão ocorreu no QG de Outsiders, matando o REMAC e deixando o Thunder em coma severo. Após esses eventos, a equipe se separou e Katana também deixou o grupo. Enquanto escolta Killer Croc para encarceramento, o veículo dos Renegados é atacado por Maseo, Yuki e Reiko, que foram revividos como Lanternas Negras. Katana, acreditando que ela foi reunida com sua família perdida, deixa sua guarda para baixo, mas é salva da morte por seus companheiros de equipe. Percebendo a verdade, ela desembainha a espada, preparando-se para lutar contra o marido morto-vivo. Quando Katana esfaqueia Maseo, Soultaker revela a ela as intenções completas dos Lanternas Negros. Seus ataques logo mostram-se completamente ineficazes contra Maseo, que é destruído por um derramamento de luz de Halo, que também destruiu os filhos de Katana.

Algum tempo depois, a Geo-Force tornou-se líder dos Outsiders e Katana o seguiu até Markovia, onde ele governou como o príncipe. Quando a notícia sobre uma tentativa de matar contra a Geo-Force se tornou conhecida, Katana questionou bandidos e pessoas de baixa-idade para descobrir a fonte da ameaça. No entanto, quando a Geo-Force se juntou às tentativas de parar a violência nas ruas, Katana o seguiu e testemunhou como ele foi atacado por uma pessoa desconhecida. Katana seguiu a fonte do ataque e encontrou o misterioso vigilante Insider e tentou detê-lo, sem sucesso. Após a batalha, Katana se recuperou e encontrou o verdadeiro assassino. Momentos depois, no Castle Markov, Katana deduziu que Insider era de fato Bruce Wayne e eles discutiram o futuro dos Outsiders juntos. Bruce os deixou para trabalhar em Markovia e disse a Katana para cuidar do time, pois eles eram família também.

“Nunca se desculpe por ser fiel a si mesmo. Você fez o que era certo para você, esse é o único padrão que você deve prestar atenção.” – Tatsu Yamashiro