Review – Lendas do universo DC: Etrigan Vol.: 1 | Afasta-te, Etrigan! E dá lugar a forma vilã!
20 Abril, 2019Jack Kirby é, com certeza, um dos maiores quadrinistas de todos os tempos, com trabalhos feitos tanto para Marvel quanto para DC Comics ele se consagrou no gênero e se tornou um dos artistas mais conhecidos até hoje no mundo geek. Na época em que teve a ideia para o Etrigan ele estava escrevendo quadrinhos para títulos que ficaram conhecidos como “O Quarto Mundo” dentre eles se destacam Os Novos Deuses, Doutor Destino, entre outros. Mark Evanier, que foi aprendiz de Kirby, conta que a ideia Do Demônio surgiu no intervalo em que Kirby pediu e chegou um hambúrguer em uma lanchonete. Em dez ou quinze minutos Jack Kirby já tinha criado um universo inteiro dentro de sua cabeça, e que universo, meus amigos.
Para quem não conhece, Etrigan é um Demônio que divide o corpo com um humano, Jason Blood. Sua primeira aparição foi em The Demon #1, em 1972. Esta edição reúne essa história original, The Demon do volume 1 ao 8, com 204 páginas, todas escritas, desenhadas e editadas por Kirby em pessoa. A HQ é distribuída no Brasil pela Panini.
As histórias do Etrigan tinham tudo para serem sombrias e escuras, até por se passarem bastante tempo em Gotham City, local onde Jason Blood mora, mas elas são totalmente o contrário de sombria. Ao decorrer da história somos apresentados a magos, como o grande Merlin, bruxas como a icônica Morgana, a feitiçarias, criaturas sobrenaturais de todos os tipos e vinda de diversos lugares e mesmo assim são histórias coloridas, com cores intensas que vibram ao serem olhadas. Kirby desenvolveu seu próprio mundo buscando várias mitologias e colocando elas nas histórias do Demônio, a HQ é visualmente muito linda e o roteiro é sensacional, aquele roteiro que te prende, que te faz ler até o final totalmente vidrado.
Nesta HQ nós somos, literalmente, apresentados a Jason Blood e Etrigan, a relação dos dois ao estarem vinculados, a extensão da magia de Merlin que os vinculou e como eles lidam com esse segredo. Além dos personagens principais também temos o desenvolvimento de personagens secundários extremamente importantes para a história em si, como Randu, um médium que muitas vezes faz a ponte entre Etrigan e Jason Blood.
Para quem, assim como eu, é fissurado em magia, bruxaria e quer entender e explorar mais essa mitologia (que talvez não seja tão mito assim) ler as histórias do Etrigan é uma boa pedida, ainda mais as originalmente saídas das mãos do Rei dos Quadrinhos, o nosso eterno Jack Kirby.
O quadrinho esta em venda na Panini!
Uma jovem estudante de Direito e apaixonada pelo Superman. Sou apaixonada também por quadrinhos e super-heróis porque vejo neles uma forma de mudar o mundo, nem que seja só um pouquinho. Tento passar esse sentimento pelos meus textos, espero que gostem!
Se tratando da história “A origem do Demônio” Etrigan, Jack Kirby faz um trabalho primoroso, magnífico. Mas (pra mim) sua arte é um fardo. Ilustração, cores e arte final, grotesca e primária. Infelizmente EU não gostei. Todo esse trabalho visual merecia ser refeito. Mas só pela história épica que Jack Kirby criou, merece ser lidas, sem dúvida.