Hawi | Etiópia ganha sua primeira super-heroína!
23 Março, 2019O título inaugural da Etan Comics, Jember, foi a primeira revista em quadrinhos de super-heróis da Etiópia. Agora, o editor está de volta com outro primeiro. Hawi é a primeira história em quadrinhos da Etiópia, estrelada por uma super-heroína feminina.
A revista segue Ement Legesse, que está em uma missão para libertar sua mãe depois que ela é seqüestrada. A primeira edição da Hawi está praticamente completa, de acordo com um relatório da OkayAfrica, embora a Debebe tenha criado um Kickstarter para cobrir os custos restantes de produção.
Os quadrinhos de Etan, ambos Jember e Hawi, apresentam artistas africanos e estão disponíveis em inglês e amárico. O fundador da Etan, Beserat Debebe, disse que esses personagens, tanto em Jember quanto em Hawi, atendem a uma necessidade de maior representação.
“Eu gostaria de ter visto um super-herói etíope crescendo”, disse Debebe. “Eu teria abraçado minha capacidade de fazer a diferença mais cedo e agi sobre isso.”
Debebe disse que a falta de representação leva ao que ele vê como a maior barreira para o sucesso de uma pessoa: eles mesmos. Ele quer que seus super-heróis removam essas barreiras.
Hawi vai um passo além em sua representação feminina, já que a história em quadrinhos também apresentará a rainha Yodit Gudit, uma governante do século X cujo apelido Ahmaric, Esato, significa “fogo”. A inclusão da rainha Gudit e de outras figuras históricas ajuda a série a destacar os queendos e reinos, muitas vezes esquecidos, que eram proeminentes no passado do país.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.