Análise | Coleção histórica da Marvel: Os X-Men!

Análise | Coleção histórica da Marvel: Os X-Men!

16 Março, 2019 0 Por Marcos Marques

Em Setembro de 1963 era publicada a primeira historia dos X-Men: The Uncanny X-Men 01 que apresenta uma escola particular na cidade Westchester em Nova York com um homem usando cadeira de rodas com cinco alunos, não são apenas “pessoas comuns” mas sim pessoas que possuem poderes especiais. Scott Summers (Ciclope), Bobby Drake (Homem de Gelo), Hank McCoy (Fera), Warren Kenneth (Anjo) e Jean Grey (Garota Marvel). A Escola foi criada para ensinar a esses mutantes a controlarem e treinarem esses poderes, mas, também terem que lidar com a humanidade e alguns vilões.

O Quadrinho é bom?

A historia por ser a primeiros dos X-Men é bem interessante, muitas pessoas não gostam de ler quadrinhos mais antigos como da “Era de Ouro” e “Era de Prata” por ser muito antigo e geralmente as historias são bem simples: herói vs vilão. Em X-Men não é diferente porque eles de cara travam uma luta com o Magneto, até então o pior Inimigo dos mutantes. No começo do quadrinho, o Professor Xavier já explica como qual o proposito da escola que é ter um centro para ajudar mutantes a controlar os seus poderes e construir uma ponte entre os humanos e os mutantes. O discurso é importante e de cara da para entender o que os mutantes representam, já que toda a historia de opressão e segregação que eles vivem, bate com historia de pessoas negras, LGBTQ, mulheres e outros seguimentos que são vistos como “minoria” na sociedade. Também temos a primeira aparição da Feiticeira Escarlate, Pietro, Groxo e Fanático. X-Men sempre foi mais do que uma equipe de heróis, e é muito interessante ler desde o inicio e acompanhar o crescimento . Uma das coisas que mais incomodam ler hoje em dia é como os roteiristas põe situações machistas como os meninas em cima da Jean Grey querendo beijar a força e fazendo comentários sobre o seu corpo.

Por mais que esse quadrinho seja o inicio de tudo, ele também teve uma queda de vendas gigantesca mas foi um ponto positivo porque a Marvel quis incluir heróis diversos como o Noturno, Tempestade, Logan, Colossus, Passaro Trovejante para trazer mais diversidade já que esses personagens não são americanos. Uncanny X-Men 01 é bem divertido de se ler e pelo menos na minha cabeça, me veio um flashback de como X-Men mudou durante todas essas décadas mas o foco sempre é o mesmo: Paz.

O quadrinho foi relançado pela Panini Comics na Coleção Histórica Marvel