Batman: A Piada Mortal
26 Fevereiro, 2018Batman: The Killing Joke é um romance gráfico lançado pela DC Comics em 1988 nos Estados Unidos. Foi escrita por Alan Morre, desenhada por Brian Bolland e colorida por John Higgins.
A história fez bastante sucesso nos Estados Unidos e é considerada uma das melhores do Batman. Em 1989, ganhou o Premio Eisner para ‘Melhor Álbum Gráfico’ e apareceu na lista dos mais vendidos do The New York Times em maio de 2009. O IGN colocou-o em #3 na sua lista dos “25 Melhores Romances Gráficos de Batman”, atrás de The Dark Knight Returns e Year One.
O enredo gira em torno do Batman mas dá um destaque maior na relação entre o Morcego de Gotham e o Palhaço do Crime, Coringa.
Sinopse
Coringa foge novamente do Asilo Arkham, mas dessa vez os planos dele de acabar com o Morcego chegam ao um nível do absurdo. Coringa testa a mente do Batman quando resolve torturar o Comissário Gordon: ele vai até o apartamento do oficial, atira em Barbara Gordon, a Batgirl, deixando-a paralitica, e como não pudesse ficar pior, abusa dela sexualmente. Batman resolve ir atrás do Coringa e resolver de uma vez um jogo que eles jogam há anos, de quem ira morrer entre os dois.
Coringa
O Coringa é considerado por muitos o maior vilão das histórias em quadrinhos e também o maior vilão do Batman. Ele esta nas histórias desde Batman #1 (1940) e desde então tem ganhado bastante popularidade na cultura pop.
Nesse quadrinho, além de toda a trama entre os dois, também conhecemos com a historia de origem do Coringa. Na verdade, o personagem tem diversas versões sua origem, mas os fãs acreditam que a origem contada em A Piada Mortal é a mais aceitável, e talvez a definitiva do vilão.
A intenção real do coringa é provar de que qualquer um pode se tornar louco como ele, basta somente ter um dia ruim. Ele usa a tortura psicológica e física contra o Comissário Gordon, por exemplo, para comprovar isso.
Análise
O quadrinho em si é muito bem roteirizado, prendendo a atenção do leitor de uma forma intensa e faz imaginar de fato como é a relação dos dois personagens. Coringa é um piscopata, e Batman um protetor da cidade, o herói luta para proteger as pessoas. O Morcego não tem a esperança do Superman, mas podemos dizer que ele luta do lado da justiça, como a Mulher-Maravilha. O desenho é bem feito, deixando claro a interação entre os personagens. Definitivamente não é o tipo de quadrinho que tem muitas informações visuais ao mesmo tempo, portanto a história fica bem clara para o leitor.
O detalhe que mais chama a atenção na história com certeza é a violência do vilão ao atirar em Barbara Gordon. É uma cena muito chocante porque, além do tiro, fica subentendido que ele a estuprou.
Desfecho
O final da história é um mistério, porque ninguém sabe o desfecho. É claro, existem diversas teorias de fãs, mas caso você ainda não tenha lido o quadrinho, leia imediatamente e volte para assistir o vídeo abaixo e tentar desvendar por você mesmo o misterioso final.
A Piada Mortal ganhou uma animação em 2016, que vale muito a pena assistir, além de ser bastante fiel aos quadrinhos.
Adquira já o seu:
Animação:
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.