Debaixo da capa | É um pássaro? Um avião? Não, é o Superman!

Debaixo da capa | É um pássaro? Um avião? Não, é o Superman!

3 Janeiro, 2019 0 Por Ida Carolina Curty

Nome social: Clark Ken/ Kal-el

Codinome: Superman

Editora: DC Comics

Criação: Jerry Siegel e Joe Shuster

Primeira Aparição: Action Comics #1 (1938)

Habilidades: Super-força, voo, visão de calor, sopro gelado, velocidade sobre-humana e etc.

 

Em 2018 o Superman comemorou 80 anos desde sua criação, e o Homem de Aço ficou marcado por ser o primeiro super-herói das HQs, que até então só tinha histórias de heróis e isso marcou o nascimento dos super-heróis. A Action Comics, lançada em 1938, não foi a primeira ideia para o Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster, seus criadores, já estavam tentando lança-lo desde 1934 em forma de tirinhas de jornais, mas a ideia não conseguiu vender então uma editora que hoje é conhecida por DC Comics comprou a ideia mas para adapta-la em forma de quadrinhos e foi aí que tudo começou.

As vendas disparam e logo o Superman foi um sucesso, a Action Comics #1 dá início ao que conhecemos hoje como a “Era de Ouro” dos quadrinhos e isso definitivamente foi o apogeu do gênero de super-heróis e é inegável que todo super-herói que surgiu após o Superman bebeu diretamente da fonte da Action Comics. Mas por que todo esse sucesso? Quem é o Superman?

Kal-El, o último sobrevivente de Krypton, um planeta que foi destruído pela ganancia de seus habitantes, que foi enviado à Terra pelos seus pais para que sobreviva e traga esperança de um mundo melhor. Por ser de outro planeta sua estrutura física é diferente da nossa, a radiação do nosso sol dá a ele super poderes que nas primeiras histórias são: pular relativamente alto, ele era a prova de balas e tinha super velocidade. Kal-El foi criado pelos Kent, os quais o deram o nome de Clark Kent que se tornou um repórter do Planeta Diário e que revezava seu tempo sendo o Super-herói conhecido como Superman. Ele lutava para proteger os oprimidos e isso foi o que marcou seu símbolo de esperança, o Superman é um Deus para os humanos, um cara com poder superior a todos nós e mesmo assim escolheu proteger os mais fracos, ele podia fazer qualquer coisa e mesmo assim escolheu lutar contra as injustiças.

Ao longo do tempo não só os poderes do herói foram evoluindo, adicionando o super sopro, a visão de raio-x, e etc, mas também o personagem em si foi evoluindo com toda a equipe de coadjuvantes e vilões. Lois Lane, Jimmy Olsen, Lex Luthor e tantos outros que cresceram junto com o personagem tanto nas HQs como emocionalmente.

Ao longo de 80 anos várias histórias foram publicadas alterando alguns detalhes sobre sua criação e seus poderes, mas sempre mantendo sua essência que é o que há de mais importante nele. Clark Kent, um cara desastrado e tímido que quando tira o óculos e veste a capa se torna o cara mais poderoso do planeta, que ouve tudo, vê tudo, é mais forte que qualquer um, um cara que vive em um mundo de papelão onde ele tem que sempre se policiar para não acabar destruindo tudo, esse cara… esse cara luta por nós, ele nos dá esperança!

O Superman é a representação de tudo o que o ser humano gostaria de ser, é uma clara representação de Deus e muitas das vezes é considerado um e é por isso que ele se sustenta até hoje. A analogia é bem clara, o único filho enviado a Terra para nos trazer esperança, amor e fé de um mundo melhor, te lembra algo?

Fora das HQs o Superman já teve várias adaptações, nos cinemas mesmo já tendo filmes atuais ainda é lembrado pelo clássico dos anos 70, o Superman do Christopher Reeve. Outra marca registrada dele são as séries Lois e Clark e Smallville onde foi interpretado por Dean Cain e Tom Welling respectivamente. Hoje nos cinemas quem vive o Superman é o ator Henry Cavill e ainda são publicadas muitas histórias do herói nas HQs, mas assim como “Superman: O Filme” se tornou um clássico, “Grandes Astros: Superman” é um clássico atual das HQs e que simboliza tudo que o herói tem de bom, ali temos sua essência.

Além de filmes e séries sobre o Superman em si, temos também “Krypton”, uma série atual que mostra o antigo planeta do herói e a história da sua família, temos um pouco da história do brasão que ele usa no peito: “Conhece as origens do brasão El? Vem de uma antiga palavra kryptoniana que significa esperança. Nossa casa não apenas recebeu aquele símbolo, nossos ancestrais o escolheram e as novas gerações definiram isso. Não através de palavras, mas de ações. Enquanto houver um El em Krypton, haverá esperança, e esperança pode ser uma arma poderosa. ”

Não só temos o passado do herói, temos histórias também do seu futuro como no clássico “Reino do Amanhã” e não poderia deixar de falar da sua prima, a Supergirl, que é muito mais que a versão feminina do Superman, ela além de ser mais forte que ele, ela também tem uma construção incrível e histórias maravilhosas. Além da Supergirl temos o Superboy e várias versões alternativas do herói mas sempre com o mesmo propósito, nos mostrar que é possível ter esperança.

O Superman é um símbolo de esperança para mim e para várias outras pessoas e muitas das suas histórias falam de esperança e de como ser melhor a cada dia e nunca se esquecer das suas raízes. Não importa o mal que te cerca, seja você, lute pelo que você acredita, seja um Superman todos os dias, seja gentil mas isso não quer dizer que você não terá momentos ruins em que ficará nervoso, não se engane, até o Superman fica nervoso. Tenha esperança de um mundo melhor, de que apesar das dificuldades você continuará lutando contra o mal, a injustiça e tudo que há de ruim, seja um Superman todos os dias.