A Marvel precisava de uma pausa
22 Fevereiro, 2023Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania serviu pra mostrar que a Marvel realmente está saturada
É galera, não tem nem uma semana desde o lançamento de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e a internet levantou novamente a questão sobre os filmes de super-herói, gênero que se popularizou ao longo dos anos e que fez da Marvel Studios uma gigante do entretenimento, ou melhor, a Disney, estar saturando.
Não é de hoje que a gente ouve que o gênero de super-heróis está decaindo, principalmente pela quantidade de filmes que a Marvel tem lançado anualmente e também devido às séries originais do Disney+. E sim, aqui eu estarei falando da Marvel porque a DC… deixa pra outro tópico.
A questão aqui é que talvez a famosa fórmula da Marvel esteja ficando cada vez mais cansativa e entediando grande parte do público.
Muito se fala que a fase 4 da Marvel não foi tão boa assim, e nesse ponto eu vou até discordar. Eu gosto bastante dos lançamentos desta fase principalmente por conta das séries novas de personagens que eu gosto muito. Também acredito que algumas dessas produções foram mega importantes tanto na representatividade como em boas histórias, mas também acho que essa fase não atendeu uma grande parte do público que ficou eufórico após o mega evento chamado Vingadores: Ultimato.
Claro que a Marvel não foi a pioneira em fazer mega eventos, vale lembrar que sagas como aquela inominável do bruxinho (cujo criadora é transfóbica), Jogos Vorazes e Crepúsculo foram grandes marcos, mas quando se fala de um universo compartilhado de super-heróis, a Marvel mudou a forma de entreter as pessoas.
Deixo todos os méritos aqui para o Kevin Feige e sua mente brilhante, mas olha… será que o público tem pique para aguentar mais alguns lançamentos até a sua próxima grande saga? Será que a Marvel é a grande culpada de acostumar o público com uma fórmula que não está mais funcionando?
Digo por experiência própria que ao assistir Homem-Formiga e a Vespa (mesmo o filme sendo genérico ao extremo e usando toda a fórmula da Marvel) eu senti que ali tinha algo muito estranho, porque simplesmente é um filme que não pegou ninguém. Mesmo sendo a primeira produção da Fase 5 da Marvel e tendo o Kang, que será o próximo grande vilão, o filme não pega de jeito nenhum.
A quantidade de filmes e séries que você precisa assistir pra saber do próximo lançamento é extremamente bizarro. Quer assistir The Marvels? Então, você vai ter que assistir Capitã Marvel, WandaVision e Ms. Marvel. Quer assistir Guardiões da Galáxia Vol. 3? Você precisa assistir os dois últimos da equipe, Guerra Infinita, Vingadores: Ultimato e o especial de Natal. É assim que funciona caso você queira assistir qualquer produção da Marvel.
E sim, a Marvel precisava de uma pausa. Todos sabemos o quão o Kevin Feige é dedicado e sabe bem planejar suas produções, mas acredito que a cada produção que se passa a Marvel parece cada vez mais previsível e saturada. A grande quantidade de materiais não deixa um respiro para o que pode vir, e a pressa de apresentar novas ameaças e tentar construir novas ameaças nem brilham mais os olhos de quem ficou ansioso por anos até ver os Vingadores lutando contra o Thanos.
A Marvel vive de futuro. As produções sempre foram feitas para que os fãs imaginem uma grande saga, e isso atrapalha muito as histórias individuais e isoladas, porque tudo precisa funcionar para que uma história esteja ligada a outra.
Claro que a Marvel não fará uma pausa porque já possuem diversos filmes e séries no radar, mas confesso que o “futuro” da Marvel me preocupa, principalmente porque eles detém os direitos de X-Men e… bom, clima tenso.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.