O caos da DC nos cinemas é o reflexo de um desleixo de anos
17 Dezembro, 2022Mais um capítulo desse novelão chamado DCEU!
Há umas semanas atrás eu fiz um texto dizendo sobre as mudanças da DC, principalmente com a chegada de David Zaslav como novo CEO e a entrada de James Gunn e Peter Safran como chefes da DC Studios. Por incrível que pareça muita coisa mudou, e as últimas notícias envolvendo a DC Studios deixaram os fãs bem tristes.
Henry Cavill aposentando a capa de Superman e ameaças de um reboot do universo compartilhado da DC nos cinemas é uma realidade, mas vamos ser sinceros que isso poderia ter sido evitado? É nítido que tudo ficou estranho após a saída do Zack Snyder, e apesar de ter ótimos filmes lançados após isso, a Warner ficou perdida em como juntar as histórias da DC novamente.
Tudo bem ter filmes que não façam parte desse universo compartilhado, The Batman e Coringa se saíram super bem sendo filmes com propósitos próprios, mas a demora da DC em trazer de volta essa construção que estava sendo planejada mostra que o estúdio não tinha o mínimo de interesse em trabalhar desta maneira.
Afinal, se o problema era o jeito que o Zack Snyder planejava os filmes da DC, ou, a forma que ele deu personalidade a esses personagens, porque nunca pensaram em trazer novos diretores e roteiristas para continuar essas histórias? Tanto o Superman e o Batman não tiveram aparições desde o infame Liga da Justiça de Joss Whedon, sendo a Mulher-Maravilha a única personagem a ganhar dois filmes solos e o Aquaman caminhando para um novo filme que será lançado no próximo ano.
Mesmo com o The Rock falando aos quatro cantos do mundo que a hierarquia da DC iria mudar, não foi o suficiente para manter esse universo de filmes ativo, e quem dirá interessante. Vamos ser sinceros: A Warner nunca conseguiu formar uma base fiel de fãs da DC nos cinemas porque grande parte do público apoiava o Zack Snyder. Enquanto grande parte dos fãs pediam o corte original de Liga da Justiça, outra parte do público sempre ficou insatisfeita porque o estúdio simplesmente não investia nas divulgações e mal sabia se comunicar com os próprios fãs.
Personagens na gaveta, filmes com baixa bilheteria, filmes cancelados e até anúncio de filmes que não andaram para frente foram alguns dos problemas que a DC enfrentou ao longo desses anos, simplesmente porque nem eles sabiam o que fazer com o DCEU.
A verdade disso tudo é que a Warner nunca acreditou no potencial da DC nos cinemas, e não é porque a DC possui péssimas histórias e personagens, mas é que nunca houve uma preocupação em construir um universo rico com essas histórias. Quem é fã sabe o quão é incrível as histórias e sagas da DC nos quadrinhos, onde possui uma infinidade de personagens interessantes que nunca nem apareçam nos cinemas, e quando aparecem, correm riscos de não aparecem novamente.
Pode ser que esse reboot até dê certo, mas novamente enfatizo que é vergonhoso um reboot de um universo compartilhado que faria 10 anos voltar a estaca zero por pura falta de organização. Enquanto a “concorrente” está se saindo bem indo para mais uma fase nos cinemas, a DC está tentando (novamente) se reerguer de um erro que poderia ter sido evitado, mas que nunca se importaram.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.