Crítica| Dopesick, uma minissérie que você precisa assistir!
26 Julho, 2022Lançada no final de 2021, minissérie que expõe e denuncia ganancias e perigos da indústria farmacêutica, nos mostra uma realidade que mistura vulnerabilidade e poder.
Baseada no livro de Beth Macy, Dopesick: Dealers, Doctors and the Drug Company that Addicted America a série tem como sinopse base, a investigação na liberação de um opióide que matou diversas pessoas nos Estados Unidos. A série trabalha de forma cuidadosa entre passado e presente em torno de várias questões sociais e políticas, mostrando de forma quase documental toda uma investigação por trás da liberação desse poderoso opioide.
Estrelada por Michael Keaton (Batman, 1989), que interpreta Dr. Samuel Finnix, um dos poucos médicos de uma pequena cidade no Sul dos Estados Unidos. A dinâmica da série é densa e um pouco diferente quando comparada a outras séries de investigação. aqui o roteiro trabalha na construção e no descobrimento da liberação do remédio no mesmo tempo por meio de flashbacks e depoimentos.
Tambem acompanhamos as dualidades funcionais dos personagens, ora acompanhamos o trabalho jurídico da equipe de investigadores liderados por Rick (Peter Sarsgaard) e Randy (John Hoogenakker) que tentam encontrar provas e culpados, a família Sackler, responsável pelo crime e ainda histórias adjacentes que aproxima quem está assistindo, dentro da realidade da série, realidade essa comum como o trabalho insalubre em minas e consequentemente a dependência de remédios por parte da sociedade seja por pequenas dores do dia-a-dia situações mais intensas.
A série é densa, tem uma fotografia fria e uma narrativa não linear, e traz de forma proposital essa estética para deixar uma experiência mais incisiva ao telespectador. Ela brinca com o passado e presente em uma excelente edição que não abre espaço para uma possível confusão temporal.
Se o roteiro tem furos, eles passam despercebidos, todos os personagens apresentam uma função bem fundamentada dentro da história e por estarmos falando do uso de remédios a dor também é bastante presente seja ela a física quanto a sentimental consequência dos vícios e perdas.
Dopesick não é uma série convidativa, mas com certeza é uma ótima série, ela trabalha muito bem seus aspectos técnicos dentro de um assunto de extrema importância, tendo como antagonista a ganância da indústria farmacêutica em cima da dor humana, tudo isso abordando tramas reais com excelentes e conflitantes personagens.
Dopesick é uma minissérie de oito episódios, produzida pelo Hulu, disponível no Star+. Criada por Danny Strong e estrelada por Michael Kaeton, Kaitlyn Dever, Rosario Dawson, Michael Stuhbarg, John Hoogenkker, will Polter e Phillipa Soo.
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional