Atypical: Vocês odeiam a Izzie ou odeiam o fato da Casey ficar com ela ao invés do Evan?
4 Junho, 2021Atypical é uma série que conta a história de Sam (Keir Gilchrist), que é autista, e como toda sua família lida com isso. A série é muito necessária por diversos fatores, ela mostra como, de fato, é o autismo, trazendo curiosidades e dados que sequer temos noção.
E o melhor de tudo é que a série aborda esse tema tão importante de uma forma muito leve, ela traz essa família para o nosso cotidiano, com problemas reais que toda família enfrenta, que todo casal enfrenta e que todo irmão enfrenta.
E é sobre problemas do cotidiano que venho falar com vocês. A quarta e última temporada de Atypical ganhou sua data de estreia, dia 9 de julho, e desde então muito tem se especulado se Casey (Brigette Lundy-Paine) e Izzie (Fivel Stewart) terão um final feliz.
Há muita discussão nas redes sociais, tem quem prefira que a Casey termine a temporada com o Evan (Evan Chapin), e por outro lado há quem torça para que ela e a Izzie terminem a temporada juntas, mas por que toda essa discussão?
Logo na primeira temporada Casey e Evan começam a namorar, e gente, o Evan é um fofo, ele é amoroso, atencioso, um amor de pessoa e um amor de namorado. Mas quando a Casey muda de escola, sua vida vira de cabeça para baixo com a separação dos pais, ela se revolta com a traição da mãe, as coisas mudam entre eles.
Na sua nova escola a Casey conhece a Izzie, e quem é do vale sentiu de longe a vibe das duas, antes mesmo delas sentirem. Logo as duas se tornam melhores amigas inseparáveis e quando se dão conta estão apaixonadas. Mas ai que entra o problema.
Tanto a Casey como a Izzie são duas adolescentes em um processo de descoberta. A descoberta da sexualidade é diferente para cada pessoa, ainda mais na adolescência onde os hormônios estão a flor da pele. A própria Casey que crucificou a mãe por ter traído o pai repetiu o ato com o Evan, traindo ele com a Izzie.
Mas o que não consigo entender na maioria das discussões é o ódio todo direcionado para a Izzie, que é uma personagem muito complexa, logo em uma de suas primeiras aparições já ficou subentendido que sua família era complicada, que ela tinha muitos problemas em casa e tinha que lidar com tudo isso e ainda ir bem numa escola particular cheia de riquinhos mimados.
É óbvio que isso não anula os erros dela ao longo das temporadas, mas não podemos julgar um adolescente por cometer erros que adolescentes cometem, ainda mais em uma fase de descoberta da sexualidade, tendo que lidar com tudo isso que falei acima.
Um outro ponto é que, pelo menos para mim, o relacionamento da Casey e do Evan sempre foi mais amizade do que namoro, e pelo Evan ser um garoto tão incrível da forma que é, ele merece amar alguém que o ame de volta na mesma forma e na mesma intensidade, e esse alguém não é a Casey.
Todo LGBTQIA+ que já passou pelo processo de descoberta e aceitação teve ou tem atitudes muito parecidas com a da Casey e/ou da Izzie. É um processo demorado de aceitação, e durante esse caminho você realmente comete muitos erros com a pessoa que está ao seu lado, seja por medo dos outros, medo da família, seja pela confusão que está dentro da sua cabeça, o que não podemos fazer é virar as costas para essa pessoa, o Pride Month está ai para isso, por mais que o processo de aceitação seja demorado, devemos ter orgulho de quem nós somos.
A Izzie é uma adolescente normal que cometeu erros, ao que tudo indica ela é LGBTQIA+ com héteronormatividade compulsória, e a única razão para vocês odiarem tanto ela é a homofobia.
Ainda não sabemos com quem a Casey terminará na quarta temporada, mas enquanto a temporada não for lançada, que tal pensarmos um pouco nessas atitudes? Vocês odeiam a Izzie ou odeiam o fato da Casey ficar com a Izzie ao invés do Evan?
As 3 temporadas de Atypical estão disponíveis na Netflix.
Uma jovem estudante de Direito e apaixonada pelo Superman. Sou apaixonada também por quadrinhos e super-heróis porque vejo neles uma forma de mudar o mundo, nem que seja só um pouquinho. Tento passar esse sentimento pelos meus textos, espero que gostem!