Por trás da decisão da Warner de tirar Johnny Deep da franquia ‘Animais Fantásticos’

Por trás da decisão da Warner de tirar Johnny Deep da franquia ‘Animais Fantásticos’

9 Novembro, 2020 0 Por Marcos Marques

Texto traduzido do The Hollywood Reporter

Behind Warner Bros.’ Decision to Sever Ties With Johnny Depp

O estúdio arcará com o salário integral do astro, embora ele só tenha filmado uma cena desde o início da produção em 20 de setembro em Londres.

Em 5 de novembro, a equipe londrina do terceiro filme sem título de Animais Fantasticos da Warner Bros. foi notificada pelo estúdio de uma mudança que foi uma surpresa: Johnny Depp havia sido retirado do cronograma de filmagem.

O chefe de cinema do estúdio, Toby Emmerich, tomou a decisão no dia anterior de romper os laços com a estrela que estava reprisando seu papel como o mago das trevas Gellert Grindelwald na franquia de cinco filmes. A ligação foi motivada por um juiz do Reino Unido que rejeitou as alegações de difamação de Depp em um julgamento acompanhado de perto que colocou o ator contra o editor do The Sun depois que o tablóide britânico se referiu a Depp como um “espancador de mulheres”. A decisão do juiz torna muito mais fácil para os meios de comunicação usar representações semelhantes ao se referir ao casamento tempestuoso de dois anos de Depp com a atriz Amber Heard, criando uma dor de cabeça de relações públicas para o estúdio.

Fontes disseram ao The Hollywood Reporter que a Warners queria permitir que o devido processo seguisse seu curso antes de tomar uma decisão sobre o futuro da estrela em apuros na franquia. Depois que o juiz Andrew Nicol decidiu que aceitava o depoimento de Heard, que foi detalhado e pintou uma imagem de Depp como um agressor, a decisão de Emmerich foi um fato consumado, com o estúdio optando por reformular o papel menos da metade da franquia.

Ainda assim, a Warner Bros. ficará responsável pelo salário integral de Depp, embora ele só tenha filmado uma cena desde o início da produção em 20 de setembro em Londres. Como muitas estrelas da lista A, Depp tinha um chamado contrato pay-or-play, que exige que ele seja totalmente compensado, quer o filme seja feito ou não, e mesmo que seja reformulado. Como é comum com estrelas de seu nível, não havia cláusula de moralidade em seu contrato, embora fosse alterado a cada nova prestação. Tecnicamente, Depp não foi demitido pela Warner Bros., mas pediu para renunciar. Não está claro que recurso teria se a estrela recusasse.
Depp também está processando Heard por difamação na Virgínia em um caso que provavelmente perturbaria o cronograma de filmagens de Animais Fantásticos, já desviado do curso pela pandemia do coronavírus. Um juiz decidiu recentemente que Depp teria que comparecer pessoalmente por três dias consecutivos em novembro para um depoimento próximo.

Em uma postagem de 6 de novembro no Instagram, Depp escreveu: “Gostaria de agradecer a todos que me presentearam com seu apoio e lealdade. Fiquei emocionado e comovido com suas muitas mensagens de amor e preocupação, principalmente nos últimos dias. ” Mas uma fonte diz que a autora da franqui, J.K. Rowling – a apoiadora de maior perfil de Depp – não recuou na decisão da Warners de cortar o ator da franquia. Rowling, que desfruta de uma enorme influência no estúdio por causa de sua série de mega-sucesso Harry Potter, escreveu em uma declaração de dezembro de 2017: “Com base em nossa compreensão das circunstâncias, os cineastas e eu não estamos apenas confortáveis ​​em continuar com nosso elenco original, mas genuinamente feliz por ter Johnny interpretando um personagem importante no cinema.”

Enquanto as duas primeiras parcelas da franquia Fantastic Beasts arrecadaram mais de US $ 1,4 bilhão globalmente, o segundo capítulo, Crimes de Grindelwald, diminuiu desde a primeira entrada e arrecadou US $ 654 milhões. O terceiro filme tem lançamento previsto para 15 de julho de 2022.

A próxima entrada de Animais Fantásticos é descrita como um jogo de três mãos, com Depp, Jude Law e Eddie Redmayne compartilhando o mesmo tempo na tela. Mas, com um salário de oito dígitos, Depp é o que mais ganha dos três, graças ao seu histórico de bilheteria que foi impulsionado pelos filmes Piratas do Caribe. A Disney evitou pesar definitivamente sobre o assunto Depp ao levar os próximos Piratas em uma direção liderada por mulheres com um roteiro sendo atualmente escrito pela roteirista de Birds of Prey, Christina Hodson, com Margot Robbie estrelando.

Depp concluiu sua postagem no Instagram com a promessa de que “minha vida e carreira não serão definidas neste momento”. Mas, por enquanto, ele perdeu talvez sua melhor oportunidade de continuar trabalhando em filmes feitos pelos grandes estúdios, que são cada vez mais avessos a riscos quando se trata de #MeToo e acusações de violência doméstica.

Confira o último vídeo do canal: