10 filmes para entender melhor o racismo

10 filmes para entender melhor o racismo

10 Junho, 2020 0 Por Murilo Fagundes

O racismo é um dos crimes mais antigos e prejudiciais da humanidade, ele foi plantado há séculos atrás porém, suas conseqüências e mazelas são bem atuais.

Dado pela morte do norte americano George Floyd uma serie de movimentos ao redor do mundo foi levantado e mais uma vez o racismo entrou em pauta e foi escancarado, é importante frisar que esse não é um problema isolado e se perpetua ao redor do mundo e que no Brasil não é diferente, como no caso do menino João Pedro, de 14 anos morto em casa por um tiro disparado por um policial.

Com isso resolvi deixar uma lista de 10 filmes que discute o racismo e suas mazelas, deixando claro que é uma visão dos negros sobre o tema e não contará com “Historias Cruzadas”, “Green Book” “Estrelas Alem de o Tempo” ou qualquer filme que se encaixe no estereótipo hollywoodiano de “branco salvador”.

Cidade de Deus (2002)

Com direção de Fernando Meirelles e roteiro de Bráulio Montalvani, o filme baseado no livro de mesmo no me do Paulo Lins, vai contar o cotidiano na comunidade Cidade de Deus, seus conflitos a violência e desigualdade da preferia. O filme levanta questões de extrema relevância a serem discutidas como a marginalização da população negra.

Ó pai, ó (2007)

Escrito e dirigido por Monique Gardenberg, “Ó pai, ó” conta o ultimo  dia de carnaval e salvador na perspectiva dos moradores de um cortiço, o filme usa o humor e alegria do carnaval para contrastar com o racismo, violência e preconceito.

Quanto Vale, ou é por quilo? (2005)

Com referencias ao conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis, o filme traz uma analogia entre o comercio de escravos no século XIII e a implantação de ONGs nos dias atuais, Quanto vale, ou é por quilo? Carrega um critica a corrupção de instituições e á solidariedade de fachada, tema que pode ser muito bem debatido hoje, na era das redes sociais onde uma imagem nem sempre pode falar tudo

O Ódio que você semeia (2018)

O longa de 2018 trata de um problema que sempre esteve presente: a violência policial. Adaptação do livro do mesmo nome vai contar a historia de Starr Carter uma jovem que presencia o assassinato do seu amigo negro por um policial branco levando uma revolta e decisão sobre o racismo. O filme aborda o assunto de uma maneira juvenil, mas não se restringe á um filme adolescente deixando sua narrativa mais didática e importante.

Selma: Uma luta pela igualdade (2014)

 Dirigido por Ava DuVernay, uma das diretoras mais influentes da atualidade, Selma vai contar a luta dos negros pelo direito ao voto nos EUA levando a famosa marcha na ponte Selma. O filme levanta discussões políticas necessárias sobre a institucionalização do racismo e repressões políticas contra os negros.

13ª Emenda (2016)

Também dirigido por Ava, o documentário da netflix tem uma análise profunda sobre o crescimento carcerário nos EUA e a criminalização da população negra, escancarando o racismo institucional e a marginalização da população negra.

Filme esta disponível na Netflix

Cara Gente Branca (2014)

O longa usa a comedia e a sátira para evidenciar o racismo de uma universidade predominantemente branca. O filme trabalha o humor como arma, mas deixa clara a mensagem que quer transmitir.

A Gente se vê Ontem (2019)

A produção da netflix usa de forma inteligente a ficção cientifica para falar sobre o racismo, aqui temos dois adolescentes que usam uma maquina do tempo para evitar que o irmão de um deles não seja morto pela policia. O filme usa a ficção pra falar da realidade sem perder o fio da meada.

Infiltrado na Klan (2018)

Com direção e roteiro de Spike Lee, um dos diretores mais influentes e brilhantes de Hollywood, o filme usa a comedia e o drama em proporções certas para contar como um policial negro infiltrou-se na Ku Klux Klan na década de 70. Baseado em um livro biográfico e teve uma ótima recepção tanto do publico quanto da critica.

Fruitvale Station: A última parada (2013)

O drama dirigido por Ryan Coogler, conta a historia – real – do jovem Oscar Grent. O vai contara a tentativa de um jovem de se reerguer após sair da prisão mas que é brutalmente interrompida. O filme recebeu muitos elogios pela forma que a narrativa é conduzida com uma tragédia anunciada.

Os Panteras Negras: vanguarda da Revolução (2015)

O documentaria conta o surgimento do partido dos panteras negras, grupo político que tinha como objetivo a luta pelo direito do negros na década de 60. Considerado como um dos grupos mais significativos da historia carrega uma enorme simbologia na luta por igualdade social.

O racismo é uma das maiores doenças da humanidade e está longe de ser só uma ficção, é como um câncer que deve ser tirado, lutar contra o racismo é lutar por um mundo melhor, enxergar em filmes, livros, series e quadrinhos essas narrativas e naturalizar é inadmissível. 

Vidas negras importam✊🏿!