Shiera, Shayera e Kendra: Conheça as Mulheres Gaviões da DC Comics
19 Julho, 2023Conheça a origem e conexão entre as Mulheres Gaviões
A Mulher-Gavião é uma das personagens mais queridas da DC Comics principalmente aqui no Brasil, onde ela ganhou popularidade devido a sua versão na animação da Liga da Justiça.
Recentemente o James Gunn anunciou oficialmente que a personagem estará em Superman: Legacy, novo filme do Superman que terá um elenco novo, sendo uma reformulação dos filmes da DC nos cinemas. Ele também confirmou que a atriz Isabela Merced dará vida a personagem.
Ainda não foi revelada qual Mulher-Gavião ela irá interpretar, porém existe uma parcela de pessoas que não sabem (ou não conhecem bem) as versões da personagem.
Por isso montei um pequeno guia falando sobre as Mulheres Gaviões da DC:
Shiera Sanders
A Mulher-Gavião surge nas histórias da DC nos quadrinhos em 1940, e nessa versão quem usa o “manto” da personagem é a Shiera Sanders. Nessa história, há milênios de anos no Egito, uma espaçonave alienígena caiu no deserto e chamou a atenção de Chay-Ara e Khufu, príncipe e princesa do Egito.
Além disso, essa nave alienígena havia vindo do planeta Thanagar. O metal que a nave foi construída era bastante precioso e fez com que eles usassem essa tecnologia para o lugar. Porém, o sacerdote Hath-Set, que tinha inveja do relacionamento dos dois, acaba os matando com uma adaga feita o metal da nave, criando assim um ciclo de reencarnação entre os dois amantes. Eles reencarnaram diversas vezes, principalmente com o homem que os matou.
Milhares de anos depois, Chay-Ara renasce como a jornalista Shiera Sanders. Ela é sequestrada pelo Dr. Anton Hastor (uma rencarnação de Hath-Set) e em seguida é resgatada pelo Gavião Negro, que aqui é a reencarnação de seu amado Khufu. Logo eles se apaixonam e viram super-heróis, tendo que lidar com a vida combatendo o crime na Sociedade da Justiça.
Um fator muito curioso é que os poderes de Shiera e Carter vem do poderoso metal. A capacidade de voar que eles tem não vem devido as asas, e sim do cinturão que eles usam que faz com que eles flutuem.
Shayera Hol
Anos depois a DC resolvou reformular a origem da Mulher-Gavião e do Gavião Negro, desta vez, ambos eram policiais do planeta Thanagar. Eles faziam parte dos Guardiões Alados e vieram à terra como embaixadores de Thanagar. Essa versão da Mulher-Gavião ficou bastante popular devido a animação da Liga da Justiça, onde ela faz parte da equipe.
Nos quadrinhos da DC em 2016, Shayera Hol é apresentada como a Imperadora de Thanagar Prime e protetora do planeta. Eventualmente ela se reenconta com Kendra Saunders, criando um conflito entre elas. Esse conflito aconteceu porque elas são a mesma pessoa, e devido a uma falha na reencarnação da Mulher-Gavião, Kendra e Shayera Hol conseguem coexistir.
Kendra Saunders
Em 1999 a DC trouxe uma nova versão da Mulher-Gavião: Kendra Saunders. Aqui, Kendra era sobrinha-neta de Shiera, a primeira Mulher-Gavião. Aos 19 anos, Kendra tira a propria vida e seu corpo é habitado pela alma de sua tia-avó. Com isso, Kendra retorna a vida com as memorias e sentimentos de sua avó.
Vivendo nas ruas e em orfanatos após a morte de seus pais, Kendra é encontrada por Speed Saunders, que era parceiro de sua Tia Avó. Quando eles se encontram, Speed treina Kendra para que ela seja a nova Mulher-Gavião usando as asas e o cinto que dá poderes, que era de Shiera. Quando Carter se encontra com Kendra ele a reconhece como sua alma amada, mas ela o recusa.
Kendra retorna aos quadrinhos da DC nos Novos 52 onde ela pertence a Terra 2. Nesta versão ela é uma caçadora de tesouros que trabalhava em uma agência chamada Exército Mundial. Durante uma missão no Egito ela é amaldiçoada e ganha asas. Ela acaba indo trabalhar com o Doutor Destino e faz parte da Sociedade da Justiça da Terra 2, sendo uma das personagens principais junto com o Flash e o Lanterna Verde.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.