Lista: 10 Filmes Nacionais com temática LGBTQIA+ que você precisa assistir
28 Junho, 2023Conheça as 10 melhores produções nacionais para ser visto não apenas no mês do orgulho, mas em qualquer época do ano.
1. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – (2014) – Daniel Ribeiro
Esse filme é um clássico do cinema nacional e conta a história de Leonardo, um adolescente cego que descobre sua sexualidade ao se apaixonar por um colega de classe.
2. Praia do Futuro – (2014) – Karim Aïnouz
do renomado diretor Karim Aïnouz, o filme retrata o relacionamento entre um salva-vidas brasileiro e um turista alemão. o filme trata com sensibilidade amor e família num lindo cenário e fotografia.
3. Aqueles dois – (1985) – Sérgio Amon
Talvez o menos conhecido da lista, Aqueles Dois é um filme de drama que trabalha muito bem as questões da solidão, da sociedade e da construção do afeto. O filme é extremamente sensível e encanta exatamente por isso.
4. Tatuagem (2013) – Hilton Lacerda
O filme se passa durante a ditadura militar brasileira e acompanha a relação entre um líder de uma trupe de teatro e um soldado recém-recrutado. O Filme é um clássico do cinema nacional não só por tratar questões de gênero, mas também sobre arte e força.
5. Madame Satã – (2002) – Karim Aïnouz
O filme é baseado na vida do lendário transformista brasileiro João Francisco dos Santos. Filme aborda sexualidade, miséria e corpos negros transitando entre arte e realidade.
6. Copa 181 – (2019) – Dannon Lacerda
A trama se desenrola durante a Copa do Mundo de 2014 e aborda temas como homofobia e preconceito.
7. O Céu Sobre Os ombros – (2011) – Sergio Borges
O Céu Sobre os Ombros é um filme de drama de 2011 que segue a vida de três pessoas em uma cidade brasileira. Cada personagem lida com suas próprias dificuldades e desafios cotidianos enquanto tentam encontrar significado em suas vidas. Com uma abordagem poética e introspectiva, o filme explora temas universais como solidão, conexão humana e a busca pela felicidade.
8. Flores Raras – (2013) – Bruno Barreto
O filme biográfico conta a história de amor da poetisa norte-americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. filme que se passa nos anos 50 tem um rico cuidado na ambientação além disso conta com nomes como Glória Pires e Miranda Otto nos papéis principais.
9. Amor, Plástico e Barulho – (2013) – Renata Pinheiro
Amor, Plástico e Barulho é um filme brasileiro de 2013 dirigido por Renata Pinheiro. A história se passa em Recife, Brasil, e acompanha a vida de quatro personagens principais: Shelly, Luizianne, Cícero e Harley. os destinos desses personagens se cruzam enquanto eles exploram as peculiaridades e desafios de suas vidas em meio a um ambiente urbano vibrante e caótico.
10. Afronte – (2019) – Bruno Victor e Marcus Azevedo
Esse curta-metragem aborda a história de um jovem gay que precisa lidar com o preconceito e a intolerância de sua família. Passa pelos clichês de filmes do gênero, mas ainda assim consegue contar uma boa história de forma simples e bonita.
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional