Marvel: Conhecendo a saga Invasão Secreta e se preparando para a série!
20 Junho, 2023Produção, que conta com o retorno de Samuel L. Jackson como Nick Fury e outros nomes já conhecidos dentro do Universo Marvel do cinema, estreia agora no dia 21 de junho no Disney+.
Em 2020 a Marvel Studios anunciou sua nova programação para as séries do streaming Disney+ e dentre elas a adaptação da saga dos quadrinhos Invasão Secreta. A saga foi publicada originalmente em 2008 e foi escrita por Brian Michael Bendis envolvendo diversas histórias paralelas da Marvel.
Quando lançada, a saga não foi bem recebida pelo público e crítica, apesar de sua popularidade. Isso pode ter sido devido à saturação causada pela Marvel, que estava introduzindo muitos eventos nos quadrinhos na época, no entanto, ao longo do tempo, a história se estabeleceu como um grande clássico dos quadrinhos.
Invasão Secreta deixou um grande impacto no universo Marvel, pois revela a extensão da infiltração dos Skrulls que vinham sendo plantados em outras histórias da Marvel como Vingadores: A Queda e Novos Vingadores: Illuminatis. Esse megaevento afetou os heróis e o mundo em que vivem, resultando em mudanças significativas nas dinâmicas dos personagens.
ONDE TUDO COMEÇOU
Os Skrulls são uma raça alienígena com habilidades de assumir a forma de outras pessoas através da metamorfose. Esses personagens têm sido uma presença recorrente no universo Marvel e são frequentemente envolvidos em tramas de invasões, espionagem e manipulação política para se infiltrar em governos e organizações. Mas eles têm suas próprias histórias e tramas e podem ser retratados tanto como vilões quanto como aliados.
No quadrinho Invasão Secreta (2008) #1, somos reintroduzidos aos personagens que são a base do megaevento. O enredo destaca a ascensão de Osborn ao poder e a queda dos Vingadores. O clima entre os heróis já estava tenso desde a morte do Capitão América nos eventos de Guerra Civil e a liderança de Tony na S.H.I.E.L.D. Além disso, muitos heróis estavam sem o registro exigido – aquele lá que causou toda a treta. Logo esses fatores criaram dúvidas e semearam o pânico entre eles, até que a ameaça Skrull foi descoberta.
Em Quarteto Fantástico (1962) #2 Escrito por Stan Lee e ilustrado por Jack Kirby, o mundo é apresentado aos Skrulls pela primeira vez. Eles se infiltram na Terra com o objetivo de conquistá-la, adotando a forma dos membros do Quarteto Fantástico para enganar a humanidade, enquanto a verdadeira equipe precisa lutar para provar que eles são impostores. A história estabelece a dinâmica entre o Quarteto Fantástico e os Skrulls, bem como a habilidade dos Skrulls de se transformarem em qualquer pessoa ou criatura.
Nesse período, a equipe do Quarteto Fantástico tenta convencer os skrulls que a terra é um local perigoso para eles. Mas eles não desistem tão fácil. Com o apoio de seguidores fanáticos, a Rainha Veranke difunde a crença de que a Terra é a última esperança para a sobrevivência da raça Skrull, além de acreditar que, por direito religioso e legítimo, ela e sua linhagem têm uma conexão especial com o planeta.
Inicialmente, Veranke ocupava uma posição na linha de sucessão ao trono, mas acabou sendo exilada pelo Imperador Dorrek quando suas ações começaram a incitar o caos e a desordem entre os Skrull. Mas ao contrário do esperado, ela ganha força entre eles e se torna líder do Império e começa os planos de invasão.
E após diversas tentativas frustradas e anos de preparo, os Skrulls conseguiram aperfeiçoar totalmente suas técnicas para se camuflar entre os humanos, alguns mesmos até com lavagem cerebral para acreditar que eram heróis e não estavam ali infiltrados. Em uma dessas infiltrações, é revelado que Elektra Natchios, uma das integrantes dos Novos Vingadores, e Maya Lopez, também conhecida como Echo, foram substituídas por Skrulls infiltrados. As Skrulls tomaram a forma de Elektra e Echo para minar a confiança e a estabilidade dos heróis.
Mais a frente em Novos Vingadores: Illuminati vimos as consequências dessa revelação. Os heróis descobrem que suas aliadas foram substituídas e precisam enfrentar essas impostoras, além de lidar com a ameaça maior da invasão Skrull em si.
Como resultado, a S.H.I.E.L.D., os Vingadores e o Quarteto Fantástico e as principais defesas de linha de frente dos heróis, estavam comprometidos devido à infiltração dos Skrulls. Esse clima de conspiração é um dos elementos que tornam o arco da Invasão Secreta tão interessante e distinto.
Nessa narrativa, os heróis se encontram em várias ocasiões de confronto, devido à desconfiança plantada pelos invasores Skrulls. A confiança entre os heróis é abalada, resultando em tensões e suspeitas. Até mesmo a identidade do Homem de Ferro é questionada, e todas as consequências da Guerra Civil são reexaminadas, criando um cenário de incerteza e colocando à prova os laços entre os heróis e a estabilidade entre eles. Afinal de contas, era fácil duvidar de Tony Stark no período devido a suas ações passadas.
E como a gente sabe que a Marvel gosta de um megaevento com batalha que reúne muitos heróis por aí, Invasão Secreta não poderia ficar diferente. No desfecho da batalha final, revela-se que um Skrull se fazendo passar por Hank Pym (o Homem-Formiga) havia transformado a Vespa em uma bomba com o potencial de destruir o planeta. Thor, sabendo da gravidade da situação, impede que a explosão ocorra e sacrifica a Vingadora para salvar o planeta.
Após a derrota dos Skrulls e o término da invasão, Norman Osborn, que havia sido responsável por matar a Rainha Veranke durante a batalha, vira o herói do povo e começa a comandar as organizações de defesa da terra, que ficou conhecido como a H.A.M.M.E.R. Sucessora da S.H.I.E.L.D. Ou melhor dizendo, o que a SHIELD se tornou. Norman sendo conhecido como uma figura controversa e com um passado sombrio, o universo Marvel entrou em um período chamado de Reinado Sombrio após o período da Invasão. Uma consequência direta de todo o processo que a invasão causou. Culminando em um novo evento, ainda mais importante para a vida dos heróis e da população.
NO UNIVERSO MARVEL DOS CINEMAS
Já sabendo que o MCU não segue muito a linha padrão dos eventos como acontecidos dos quadrinhos, os Skrulls foram apresentados no filme Capitã Marvel (2019) e foram retratados como refugiados em busca de um lar. E plantando essa semente para os eventos da Invasão Secreta que estreia no Disney+ os Skrulls também aparecem em outros filmes, como Homem-Aranha: Longe de Casa (2019), onde um Skrull se disfarça como Nick Fury.
Espera-se também que a série mostre a preparação para outros futuros filmes futuros e eventos já planejados pelo estúdio. A sensação atual também é que nenhum espectador pode confiar nos heróis apresentados nos últimos tempos entre as séries e filmes do MCU e nos deixa um pouco ansiosos para descobrir como a trama se desenrolará e quais serão as consequências para o multiverso.
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.