Shazam! Fúria dos Deuses entrega entretenimento descompromissado, mas não surpreende
16 Março, 2023Um filme divertido, mas sem grandes surpresas e desalinhado com a nova proposta da DC.
‘Shazam! Fúria dos Deuses’ está em exibição em todos os cinemas hoje (16). A sequência, que se mantém com a direção de David F. Sandberg usa a mesma fórmula do primeiro filme, adicionando mais alguns personagens e ‘novos’ desafios, desafios que vimos em outras produções da Marvel e da DC também. Nos últimos meses vimos uma onda de cancelamentos dentro da DC e novas confirmações de futuras produções, ‘Shazam’ parece bastante desconexo com as novas propostas que a DC está propondo para os próximos anos e dando a entender que não teremos mais de Shazam, pelo menos em um filme solo.
Da metade para o final vemos que o filme está em uma zona de conforto, assim, não temos muitas novidades. Zachary Levi consegue manter a mesma energia do primeiro filme, mas nesse Billy está chegando em sua maioridade e suas preocupações são se sua nova família irá querê-lo por perto após completar os 18 anos. No primeiro ‘Shazam!’, foi apresentada a Família Shazam, porém, não foi tão aprofundado a ponto de darem para esse filme uma certa profundidade apesar de diversos furos de roteiro, ou apenas preguiça dos roteiristas já que ‘Shazam’ é visto como um filme bobo da sessão da tarde.
O carisma de Darla (Faithe Herman), Eugene (Ian Chen) e Pedro (Joven Armand) ajudam bastante no roteiro que apesar de terem piadas que não funcionam bem, com eles acabou dando certo. Mary (Grace Caroline Currey), a vice-líder da Família Shazam meio que fica perdida durante todo filme, não esperávamos por algo grandioso para ela, mas no mínimo algo mais significativo.
Falando em mau uso de atores, o que foi Lucy Liu (Kalypso) e Hellen Mirren (Hespera)? Duas atrizes veteranas que apesar do roteiro fraco poderiam ter dado mais significado e peso para a trama que já não é tudo isso. Entendemos que ‘Shazam! Fúria de Deuses’ não seja o maior lançamento deste ano, mas talvez a forma que o filme foi vendido melhoraria a expectativa do filme mediante a sua proposta inicial, que é entregar entretenimento para família ou pra quem está com preguiça de pensar.
Dito isso, ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ não é um filme ruim, a ponto de ser comparado com o último lançamento da DC, ‘Adão Negro’ mas também não não é uma obra prima. O GCI poderia ter sido melhor, mais explorado já que o universo de Shazam é mágico, se o roteiro não é lá essas coisas os efeitos visuais poderiam ter uma paleta de cores mais bonita, de acordo com a proposta que o filme quer entregar.
Em conclusão, ‘Shazam: Fúria dos Deuses’ pode ser considerado um filme divertido para toda a família, mas não traz muitas novidades e não está alinhado com as novas propostas que a DC tem para os próximos anos. Embora o elenco tenha se saído bem, alguns personagens foram mal aproveitados e o roteiro apresenta furos. Além disso, os efeitos visuais poderiam ter sido mais explorados, levando em consideração o universo mágico de Shazam. Apesar desses pontos negativos, o filme ainda tem seu valor e é uma opção para quem busca entretenimento descompromissado.
Ficha Técnica
Titulo: Shazam: Fury of the Gods (Shazam: Fúria dos Deuses)
Ano: 2022
Direção: David F. Sandberg.
Roteiro: Chris Morgan e Henry Gayden
Gênero: Fantasia, Aventura, Ação
Distribuição: Warner Bros.
Elenco: Rachel Zegler, Helen Mirren, Lucy Liu, Grace Fulton, Zachary Levi
do caos, publicitário e consequentemente geek.