Wandinha é um acerto do Tim Burton depois de anos errando!
4 Dezembro, 2022A família Addams é possivelmente uma das figuras mais populares e interessantes da cultura pop. Criados em 1932, pelo cartunista Charles Adams, a família passou por diversas mídias como os quadrinhos, série (1964-1966), filmes (1993 e 1998) e agora em 2022 uma série de uma dos membros dessa bizarra – positivamente falando – árvore genealógica, a Wandinha Addams.
Assinada pelo popular Tim Burton que carrega em sua filmografia grandes obras da fantasia como a animação “A Noiva Cadáver” (2005), ‘’Os Fantasmas se Divertem’’ (1988) entre outros grandes sucessos dos anos 90, porém teve uma grande baixa, entregando filmes medianos para ruins, mas que ainda carrega um grande nome apesar da baixa na qualidade das sua últimas, que foram mais genéricas e criticadas quanto a falta de diversidade.
Porém o diretor aparentemente conseguiu emplacar um sucesso com a série Wandinha que mostra para o público um pouco mais da personagem, fora da dinâmica familiar já conhecida. Interpretada por Jenna Ortega, a série mostra a personagem em um colégio interno onde seus pais estudaram, Nunca Mais, o que parecia ser um internato nada comum, se torna mais incomum quando mistérios que colocam em risco a vida da personagem começam a cercá-la dando início a um deliciosa história de fantasia, suspense e humor.
Com o roteiro de Alfred Gough e Miles Millar a série não entrega algo excepcional, mas uma história divertida e cativante dando espaço para o enredo principal que cerca a protagonista, mas também para sub tramas familiares, como a relação com a mãe Morticia Addams (Catherine Zeta-Jone) e interpessoais como sua colega de quarto Enid Sinclair (Emma Myers). Ele não se arrisca em nada e nem parece tentar, segue a cartilha do ministério infanto juvenil que poderia dar muito errado caso não tivesse personagens tão cativantes como a própria protagonista.
Ainda que não se arrisque, o enredo é gostoso de assistir é preguiçoso – positivamente falando – e lembra em alguns momentos “As Aventuras de Sabrina” também da netflix.
A direção do Tim Burton não está nada revolucionária, talvez nunca tenha sido de verdade, mas também não desagrada fica e na linha do “é do tim burton por que já vi um filme parecido”, pessoas pálidas, tons cinzas, maquiagem e contraste de cores propositalmente colocados para mostrar os contrastes dos personagens. Em resumo é sutil e exagerada, agradavelmente interessante de ver.
O grande ponto alto da série está na protagonista, mérito da personagem que traz uma popularidade gigantesca em seu nome, mas também mérito de Jenna Ortega que entrega uma ótima atuação, apática, sarcástica, sóbria e inteligente justamente como a Wandinha é. Na verdade todo o elenco é bom, destaque também para Gwendoline Christie (Game of Thrones e Sandman) que interpreta a diretora do internato, Larissa Weems, tem um dos olhares mais subjetivos e agradáveis de se assistir e um excelente trabalho corporal.
Wandinha é uma série gostosa de assistir, agrada nos personagens na história e na atmosfera, tem uma pegada de mistério e fantasia em uma boa dose e com algumas ótimas referências e possíveis críticas.
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional