Do pior para o melhor: Confira 10 lançamentos de terror em 2022 para você assistir (ou não)!
28 Outubro, 2022Uma listinha de filmes incríveis e péssimos pra você!
Depois de um longo tempo em baixa, tendo apenas alguns lançamentos, o terror voltou com tudo. Produções com grandes, médios e baixos orçamentos esteve com tudo em 2022, trazendo de volta não só franquias clássicas, mas também novidades surpreendentes.
Confira aqui alguns destaques positivos e negativos do terror em 2022 até outubro:
01- Olhos Famintos: Renascimento
Certo, devemos esperar muito dessa franquia? Definitivamente não! Olhos Famintos tenta desde 2001 e fracassa desde 2001. Não serei injusto, foi uma franquia divertida até seu segundo filme em 2003, porém, o que era filmes pra assistir de ressaca virou a própria ressaca. Toda a diversão e atmosfera curiosa caiu num clichê ainda maior quando eles tentaram se levar a sério nesse último filme de 2022. Um erro gigante, levando em consideração seu antecessor em 2017. Tá na hora dos produtores pararem de tentar renascer um franquia que nem sequer nasceu.
02- Chamas da Vingança
Um filme que tem como título o nome de uma novela da Record tem chances de ser bom? Nesse caso não. O filme baseado na obra do grandioso Stephen King com certeza entra na extensa lista de obras que ele odeia. O longa é um grande mix de ficção científica mal feita, com CGI e um elenco duvidoso. Mas se você é fã da obra literária, assista o filme de 1987, não é bom, mas vale pela nostalgia das ficções dos anos 80 e tem a Drew Barrymore.
03- Halloween Ends
Se tem uma frase que resume bem esse filme é: Desapontado mas não surpreso. Halloween consegue ser uma das franquias mais memoráveis, antigas e ruins do cinema na mesma intensidade. Com seu clássico em 1978 ele moldou o gênero slasher e trouxe pra cultura POP um dos vilões mais icônicos do gênero, Michael Myers e seu embate com uma das primeiras final girls do terror, Laurie Strode. O grande problema foram as sequências que conseguiram piorar com o tempo e ao longo de 12 filmes apenas alguns se salvam, como por exemplo o de 2018, que honrou a franquia e poderia ser um excelente ponto final, mas não foi, dando mais dois lançamentos Halloween: Kills e Halloween: Ends conseguindo ser ruim e péssimo necessariamente nessa ordem.
04- O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface
Aqui mais uma franquia que resolveu aparecer para o desgosto dos fãs, o clássico O Massacre da Serra Elétrica. Adaptação de 2022 usa o mesmo vilão em uma narrativa extremamente preguiçosa que se apoia apenas na nostalgia dando um longa bem meia boca e sem originalidade, que tem apenas o vilão como artifício de interesse na história.
05- O Telefone Preto
Esse é um daqueles filmes que você assiste e fica desapontado não por ser inteiramente ruim, mas por ter uma ótima proposta mal executada. O filme conta com um ótimo elenco e uma ótima produção, mas peca no desleixo com a história, visando uma continuação ele parece não querer dar respostas para as perguntas escorando apenas na atmosfera sombria de uma ideia bem pensada. O filme também conta com uma quantidade absurda de spoilers em seu trailer, colocando as melhores cenas em um vídeo de menos de três minutos.
06- Hellraiser
Mais uma franquia de sucesso dos anos 80! Hellraiser surpreendeu positivamente. O novo filme de 2022 abraça a originalidade gore do clássico trazendo uma pegada metal com muito sangue, mas ainda com espaço para uma história verdadeiramente boa. Com um elenco muito bom e um visual incrível, essa com certeza é uma daquelas obras bem pensadas que agrada os fãs antigos e ainda cativa novos.
07- Pânico
O Ghostface é um dos maiores nomes do terror dos anos 00 ‘s, mas dentro de uma franquia que vive altos e baixos, Pânico veio com um bom lançamento. Apropriando de clichês que ele mesmo popularizou, o filme de 2022 consegue trazer a nostalgia do primeiro criando uma atmosfera que te prende até a revelação final. Pânico sabe que é uma das maiores franquias do terror, mas também sabe que é uma franquia para diversão e essa consciência faz com que suas produções sejam verdadeiramente boas (exceto o terceiro filme).
08- X – A Marca da Morte
Se juntando a leva do terror da A-24, X é dirigido por Ti West, que se mostrou ambicioso antes mesmo da sua estreia convencendo a produtora a gravar dois filmes ao mesmo tempo, X e Pearl, sem saber se o primeiro faria sucesso. X é um daqueles filmes que funcionam bem por sua coerência, tem uma história simples e utiliza dessa simplicidade ao seu favor criando uma atmosfera coesa e ainda deixa gancho pro passado e pro futuro, com o prquel Pearl e a sequência Maxine.
09- Não! Não Olhe!
As expectativas para esse filme eram gigantes, afinal, quem estava por trás da produção e da direção era Jordan Peele, um dos maiores nomes do terror moderno. Vindo de uma sequência de sucesso com Corra (2017) e Nós (2019), Jordan Peele sempre surpreende trazendo uma originalidade gigantesca dentro de suas obras. Não! Não Olhe! não seria diferente, o filme que tem uma narrativa extremamente interessante e consegue contar de forma excelente, dando uma singularidade para obra sem esquecer da assinatura do diretor, abrindo ainda espaço para questões sociais de forma brilhante.
10- Morte, Morte, Morte
Esse com certeza é um daqueles filmes que você assiste esperando nada, mas que se surpreende no final. O filme abusa da linguagem da geração Z usando esse recurso para fazer uma crítica de forma divertida. Morte, Morte, Morte tem vários pequenos pontos positivos que quando juntos viram um grande acerto, com um roteiro frenético e propositalmente fútil que beira a sátira, a química do elenco e uma direção que constrói uma atmosfera que te prende e ainda entrega um dos melhores plots do ano.
Morte, Morte, Morte não me parece um filme que sabe o momento em que ele está e aproveita disso muito bem nos entregando uma das melhores e mais originais produções do ano.
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional