Podemos ser sinceros? ‘House Of The Dragon’ é a série do ano
25 Outubro, 2022House Of The Dragon pega com folga o pódio de melhor série do ano
Chegou ao fim a primeira temporada de House Of The Dragon, série do HBO Max que conta a história da família Targaryen, ancestrais da Daenerys. Quando Game Of Thrones acabou, com um final extremamente amargo, os fãs ficaram bem receosos em relação a House Of The Dragon, principalmente porque a série foi anunciada logo após o final de GOT.
House Of The Dragon é uma adaptação do livro Fogo & Sangue, escrito por George R. R. Martin, criador das Crônicas de Gelo e Fogo. O livro conta toda a história da casa Targaryen desde que Aegon, O Conquistador, conquistou Westeros com suas irmãs Rhaenys Targaryen e Visenya Targaryen.
A série adapta a partir do fim do reinado de Jaehaerys I Targaryen, que após sua morte, passou a coroa para Viserys I.
House Of The Dragon começa de uma forma muito pé no chão, e não se esperava menos devido ao histórico da produção. Game Of Thrones foi uma grande série e não dava para esperar menos de HOTD, que começa nos apresentando os dramas da família Targaryen de forma muito direta e reta. Logo de cara é possível criar vínculos com os personagens e entender as motivações de cada um.
Algo muito interessante de House Of The Dragon é que poderia dar tudo errado, mas o resgate prematuro da “nostalgia” de Game Of Thrones foi um grande acerto. A história é o puro suco do que é As Crônicas de Gelo e Fogo, que é basicamente uma grande luta pelo poder e pelo trono de ferro. Se em GOT temos uma guerra envolvendo grandes casas de Westeros, em House Of The Dragon é uma briga entre os próprios Targaryen, que resultou na destruição da casa.
É compreensível o medo do público após o final de GOT, mas acho que existem muitos fatores que fizeram a série decair, principalmente por conta dos showrunners David Benioff and D.B. Weiss. Em House Of The Dragon, George R. R. Martin é um dos produtores e roteiristas da série.
Rhaenyra Targaryen é uma personagem muito cativante, e acho que grande parte do afeto do público é claramente pelo fato da personagem lembrar a Daenerys. O jeito gentil, sábio e destemido de Rhaenyra são características que lembram bastante a última Targaryen de GOT. Obviamente isso só é possível devido a atuação de Milly Alcock, que brilhou muito no papel.
Quando Emma D’Arcy assume o papel de Rhaenyra tudo fica melhor, principalmente porque estamos vendo uma versão mais velha da personagem, que apesar de ter menos episódios do que Milly, mostra que existe um potencial gigantesco dentro da série.
Matt Smith como Daemon Targaryen brilha demais, isso porque ele cai perfeitamente na personalidade que Deamon possui. Quem assiste a série acha que Daemon é um inimigo, mas não, ela é um puro Targaryen que luta com unhas e dentes para honrar a família.
Alicent Hightower também é um grande destaque, e isso se deve tanto a atuação de Emily Carey como da Olivia Cooke. Alicent começa como uma garota ingênua, mas quando se casa com Viserys (que acaba abalando a amizade que ela possui com Rhaenyra), ela se torna uma personagem que vive para seu marido, filhos e pai.
Outros personagens são incríveis, principalmente Eva Best como Rhaenys Targaryen, que proporcionou uma das cenas que claramente vai entrar para o grande hall da cultura pop. Paddy Considine, que interpretou o Viserys I com certeza ganhará uma indicação ao Emmy em 2023 por esse papel. Ele foi perfeito em todas as cenas, e no último episódio que ele aparece ele entregou uma das maiores performances do ano.
Já as cenas são extremamente bonitas, principalmente o visual dos dragões. O trabalho de fotografia, figurinos e direção é de tirar o fôlego de tão perfeitas que ficaram. E novamente não é uma surpresa, porque a produção nunca falhou com Game Of Thrones, e jamais falharam como House of The Dragon.
No mais, House Of The Dragon pega com folga o pódio de melhor série do ano. A série mostra que ainda tem muita força pra trazer uma das maiores séries do mundo. O fato dela amenizar os fãs que estavam receosos já diz bastante, e não só isso, mas a série consegue honrar a mitologia que foi construída e entregar uma história muito bem feita com um roteiro muito bem planejado.
Se preparem, pois a Dança dos Dragões está chegando.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.