Abbott Elementary: Aquela série que todos deveriam assistir!
14 Setembro, 2022Uma vez ou outra aparecem séries que chegam do nada e causam um verdadeiro estrago.
Lembro de ter essa experiência com Fleabag (2016) que me deixou órfão da comédia logo após o fim da segunda e última temporada, mas como todo mundo pode sorrir de novo, Quinta Brunson nos presenteou Abbott Elementary, uma série que conecta com o público.
Série que estreou em dezembro de 2021 tem como criadora e roteirista e estrela do show Quinta Brunson, que utiliza do sitcom mocumentário para trazer a realidade da ficção e conectar diretamente os personagens com o público. A série que tem a estrutura que lembra obras como The Office, justamente por utilizar da linguagem de mocumentário que pode parecer simples, mas anda em uma linha entre exagero, cuidado, humor e tédio.
Arrisco dizer que obras que seguem essa linguagem depende muito do seu roteiro e dos seus personagens para sustentar o público e aqui em Abbott Elementary o roteiro sustenta.
A série tem como sinopse uma escola primaria situada na Filadelfia, predominantemente de alunos negros e com muitos problemas, premissa que nao foge da realidade do ensino nao só dos EUA, mas acredito que do mundo todo, obviamente com suas singularidades.
Com essa premissa real, acompanhamos a rotina dos professores e as dificuldades que eles enfrentam ao longo do dia, desde uma luz queimada, a falta de objetos básicos e situações pessoais dos próprios personagens.
Jannie, personagem da Quinta Brunson, representa aquela professora boa, que beija a ingenuidade e sempre traz um problema tentando procurar a solução. Barbara Howard (Sheryl Lee Ralph), professora mais velha que carrega o ar de respeito não só com os alunos mas com todos os personagens, geralmente séria e fechada mas que tem sempre uma boa resposta, um bom ensinamento. Uma boa parte do humor está presente na personagem da Janelle James que interpreta brilhantemente a diretora Ava Coleman, divertida, ácida beira a irresponsabilidade e o egoísmo mas é tão boa de assistir que você até ignora algumas barbaridades ditas por ela.
Os outros personagens são igualmente singulares e bem interpretados. Aqui temos um ótimo elenco, dentro de um grande leque de personagens reais.
Dentro desse leque de personagens, o roteiro utiliza de uma forma quase caricata (positivamente falando), as diferentes personalidades de cada um, na forma de agir, pensar ou conduzir uma conversa. Mas aqui estamos falando de professores e a série logo te situa que Abbott Elementary não é uma escola fácil e os professores que estão nela carregam um diferencial quem vai muito além.
Tudo isso se deve ao brilhante roteiro, Quinta sabe o que ela quer passar e faz isso muito bem, seus diálogos tem um ponto de partida e percorre um belo caminho até atingir a linha de chegada e concluir seu pensamento. Os problemas que são postos a cada episódio, se resolvem não de forma banal, mas dando uma verdadeira lição e às vezes um banho de água fria, quando traz esse cotidiano dos alunos e professores para o nosso cotidiano. É bem provável que você tenha estudado em alguma escola que lembre aspectos de Abbott Elementary, ou conheça algum professor que possua alguma característica parecida, se você não conhece parabéns, essa bolha que você vive é firme mesmo.
Sendo assim, quando falo que a série se compara a Fleabag, não é na narrativa mas a forma real e sincera que ela conecta com o público indo muito além da quarta parede, mas trazendo sentimentos à tona e dando um verdadeiro tapa na cara.
A série que já é um grande sucesso na TV americana tendo uma ótima audiência, está no brasil pelo Star+, além disso a série recebeu cinco indicações ao Emmy 2022, levando para casa duas estatuetas uma de Melhor Roteiro em Série de Comédia para Quinta Brunson e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia para Sheryl Lee Ralph.
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional