O Predador: A Caçada: Filme é um respiro de alívio para a saga depois de tanto sufoco
9 Agosto, 2022Filme foi lançado no Hulu e está sendo bem recebido pela crítica e pelos fãs da franquia.
Se alguns meses atrás alguém me perguntasse qual o meu apego pela franquia de O Predador eu responderia sem hesitar que é uma franquia esquecida, mas agora depois do seu último lançamento Predador: A Caçada, o filme nos mostra que ainda existe originalidade capaz de levantar um série que tanto tropeçou.
Tendo seu primeiro filme lançado em 1987, Predador foi um grande sucesso e cravou sua marca no cinema, o clássico filme estrelado por Arnold Schwarzenegger, que girava em torno de um alienígena que matava tudo e todos foi uma história cativante pro cinema de ficção científica da época.
Com o passar dos anos a franquia ganhou diversas sequências, algumas boas e outras ruins, uma maioria horrorosos como os fatídicos crossovers de Alien vs Predador.
E dentro deste cenário caótico surgiu o Hulu com a produção do despretensioso O Predador: A Caçada, filme de narrativa instigante que capta toda a originalidade do clássico e transforma em um incrível debate biológico sobre cadeia alimentar e sobrevivência.
Uma habilidosa guerreira Comanche tenta proteger seu povo de um predador alienígena altamente evoluído que caça humanos por esporte. Ela luta contra a natureza, colonizadores perigosos e essa criatura misteriosa para manter sua tribo segura.
O filme que tem como protagonista Naru (Amber Midthuder), uma guerreira do povo Comanche que de início tenta provar uma excelente caçadora e se ver em um nível trófico da cadeia alimentar mais perigosa que qualquer animal terrestre. É importante ressaltar o cuidado em retratar os povos nativos, como os Comanches, povo nativo que povoou o Sul dos EUA por volta dos anos de 1700. Sendo assim fica claro a importância do elenco em sua grande maioria nativos, não só no contexto em que o filme está inserido, mas num aspecto geral de oportunidade e diversidade do cinema como um todo. Além disso, essa é a primeira produção cinematográfica que conta com uma dublagem inteiramente e legendas em Comanche mostrando todo o cuidado do filme em retratar a história.
Partido para questões de roteiro ele não decepciona, trabalha aspectos sociais como a colonização a relação da tribos e o modo de vida, a biologia tanto pelo conhecimento de ervas medicinais mas também como a própria relação da cadeia alimentar de predador e presa, colocando uma verdadeira teia sobre animais, homens e o próprio predador que procura matar algo que o ameace para que atinja o topo dessa cadeia.
Pode parecer bobo ou até mesmo clichê, mas ele carrega um grande diferencial quando se apega aos pequenos detalhes dentro de uma boa ação e personagens humanizados. Ainda assim ele peca quando deixa o filme muito singular uma vez que a única personagem de fato interessante é a protagonista, dando uma ideia de mal aproveitamento para as relações como por exemplo entre Naru e seu irmão Taabe (Dakota Beavers)
Naru é uma ótima guerreira, não por que ela é extremamente forte ou habilidosa, e sim por que possui um ótimo conhecimento e isso fica claro no adiamento de confrontos que tem como objetivo mostrar esse potencial de observação e evolução da personagem, dando a ela um grande diferencial.
O filme tem a direção de Dan Trachtenberg que aproveita da natureza e do mistério da invisibilidade do Predador dando uma boa tensão atmosférica, um jogo de luta com o desconhecido com base na observação e nos sentidos.
O filme que agarra do clichê de adiamento de confrontos da protagonista e o antagonista nos prepara para luta final que é interessante, visualmente bonita mas que poderia ser melhor, mas ainda assim abre uma série de discussões sobre a franquia que até então passava por um momento difícil, mostrando que ainda existe originalidade, apego e cuidado de uma produção que sabe da importância do longa.
Ficha técnica
- Titulo: O Predador a Caçada (prey)
- Ano: 2022
- Direção: Dan Tractenberg
- Roteiro: Patrick aison
- Estreia: 05 de Agosto
- Distribuição: Hulu/ Star+
- Elenco: Amber Midthunder, Dakota Beavers, Dane DiLiegro, Nelson Leis, Stefany Mathias
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional