Crítica | Licorice Pizza – Romance despretensiosamente tímido que pode levar 3 estatuetas do Oscar para casa

Crítica | Licorice Pizza – Romance despretensiosamente tímido que pode levar 3 estatuetas do Oscar para casa

14 Fevereiro, 2022 0 Por Matheus Luccarelli

Licorice Pizza é a história de Alana Kane e Gary Valentine crescendo e se apaixonando no Vale de San Fernando, em 1973. Escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme acompanha a complexidade traiçoeira do primeiro amor.

Confesso que fiquei meio receoso com o filme quando vi o trailer, não coloquei muitas expectativas sobre a história quando vi o elenco e tudo mais. Quando você começa o filme acaba já se apaixonando (digo por mim) pelo Gary Valentine (Cooper Hoffman) um menino de fala rápida, cheio de ideias e ousado com apenas 15 anos que se interessa por Alana Haim 10 anos mais velha que ele e entediada.

Nessa trama de drama e romance Paul Thomas Anderson consegue fazer uma excelente linha do tempo contando suas histórias e de seus amigos no Vale de São Francisco, tanto que a partir do meio do filme o rumo dos personagens começam a ir contra tudo que estava proposto no começo, é bem bacana que ao mesmo tempo ele consegue trabalhar a evolução de ambos os personagens principais mas sem deixar de destacar Jon Peters (Bradley Cooper) o ex-cabelereiro e maquiador que apesar de ter de tela nem 20 minutos conseguem ajudar a compor tudo que o filme se propõe a entregar.

Durante todo filme é sempre lembrado que Gary e Alana tem uma diferença, afinal, Alana tem 25 anos e Gary 16 e a partir disso é é construído uma narrativa de amor não correspondido da parte de Gary. Mesmo sendo errada essa relação por tudo que é apontado no filme acabamos que torcemos para o casal, é errado? É, mas durante a trama eles acabam que não ficam juntos o que causa uma ponta de indignação na gente nos fazendo pensar “Tudo isso pra nada, sério?!” e ao final vemos como esse arco acaba se fechando.

Será que usar estereótipos asiático é legal pra reforçar que alguns personagens são de bom caráter? Não apenas asiáticos mas qualquer tipo. Houveram duas cenas que me fizeram pensar que conseguimos construir “vilões” sem ter que colocar outras raças em situações desconfortáveis, pelo meu ponto de vista eu acho que essa narrativa poderia ser diferente, mas deu para entender qual era a mensagem proposta pelo diretor nas cenas em que Gary vai buscar publicidade para seu novo negócio de colchões d’água.

Reprodução: Universal Pictures

Uma coisa que é bem bacana de ressaltar é que o diretor já vem trabalhado com as irmãs HAIM em direção de vídeos. Banda indie composta por Alana, Este e Danielle, recomendo! 

Se você gosta de um humor soft, boas piadas e romance esse filme é uma recomendação, em diversos momentos você vai rir pela inocência dos personagens, mas sem deixar de lado a malícia.  Em toda aquela atmosfera dos anos 1973, as calças bocas de sino e trilha sonora The Doors e Sony & Cher, com certeza você será transportado para aquela época. 

O filme está concorrendo ao Oscar em três categorias, sendo elas:

  • Melhor filme
  • Direção Roteiro
  • Roteiro Original

O lançamento no Brasil está previsto para o dia 17 de fevereiro em todas as salas de cinema.