As 6 Novas histórias da Marvel que valem a pena a leitura

As 6 Novas histórias da Marvel que valem a pena a leitura

10 Fevereiro, 2022 0 Por Talita Lopes

Semanalmente a Marvel lança diversos títulos de quadrinhos e fica até difícil acompanhar, principalmente para quem apenas curte uma leitura mais periódica de histórias que já saíram várias edições ou estão com o volume completo. 

É importante sempre frisar para novos leitores, que às vezes é complicado chegar algumas décadas depois e tentar acompanhar todos os eventos que já aconteceram no mundo dessas histórias em quadrinhos, por conta de diversos eventos, histórias paralelas etc. Resumos onlines, guias de leitura de evento e personagens costumam ser bastante explicativos para dar um norte com essas ideias para quem começou a curtir por agora esse mundo.

Desde 2018, por exemplo, a Marvel Comics lançou um projeto chamado “Fresh Start” ou “Novo Começo”, que segue os mesmos passos do “Marvel Legacy” do ano antecessor. Essas iniciativas, são para pessoas que nunca leram quadrinhos continuamente ou já abandonaram a leitura faz um tempo ou que apenas pegam uma edição ou outra. 

No período de 2020 até o começo de 2022, a Marvel também apostou em diversos títulos, em especial até mesmo em comum com os eventos da Marvel Studios. Os quadrinhos não seguem obviamente a mesma linha do tempo, mas as edições são focadas em personagens que estão em telas e fazendo mais sucesso no momento ou que estão com algum projeto em andamento pelo estúdio. 

Pensando nisso, reunimos algumas dessas novas edições que trouxeram boas histórias e que não requer conhecer tão profundamente todos os eventos de décadas passadas. 

Viúva Negra Vol 8 (2020 – 2022)

Viúva Negra é uma história dividida em 3 volumes e escrita pela ganhadora do prêmio Eisner de quadrinho Kelly Thompson. Lançado em 2020 e chegando ao seu final agora em 2022, a edição conta a história da Viúva Negra após passar por um experimento de lavagem cerebral, o qual deu a ela memórias falsas de uma família e ainda usou seus genes para gerar um filho e manipular a heroína. 

A história parece clichê do ponto de vista das outras que a personagem já teve em que já passou por diversas lavagens cerebrais. Mas aqui o ponto não é apenas usá-la como ferramenta de caos. Ao desenrolar dos quadrinhos, fica interessante quando Natasha é resgatada por seus amigos e precisar abrir mão da família falsa que ela acabava de criar sentimentos. Natasha ganha novos vilões e também tem aliados importantes, que outrora já foram rivais, como Yelena Belova

Todo esse time e narrativa da história é bem a altura do que a personagem merece e mostra o motivo de ser tão querida e amada dentro dos quadrinhos e fora dele. É emocional e faz com que o leitor veja diversos lados de uma nova Romanoff enquanto ela precisa lidar com alguns crimes, vilões, amigos e família. Nomes conhecidos como e mostrando as melhores habilidades de luta e de espionagem de uma das mais mortais personagens dos quadrinhos da Marvel. Soldado Invernal e Gavião Arqueiro também estão presente nesse time com a heroína.

Aliás, é pouco improvável que as pessoas não conheçam algumas histórias de origem da personagem Viúva Negra. Logo é uma edição que qualquer um consegue acompanhar tranquilamente e possivelmente, vai começar a se interessar por outras.

Escrito por: Kelly Thompson
Arte, desenho, cores, letras: Elena Casagrande, Jordie Bellaire, Cory Petit, entre outros.

Daredevil: Woman Without Fear Vol 1 (2022) 

Essa nova série da popular e mais temível personagem da Marvel, Elektra tem ligação direta com os eventos ‘Devil’s Reign‘, que acabou de ser lançado pela Marvel Comics e conta já com 3 edições. É necessário saber também que o título de “Demolidor” que Elektra vem carregando, se dá pela prisão de Matt Murdock após matar acidentalmente um criminoso na atual fase dos quadrinhos do escritor Chip Zdarsky, que é o responsavel pelas histórias atuais do personagem.

Condenado, Murdock faz um acordo com Elektra para que ela fique no seu lugar enquanto ele estiver atrás das grades. Ela tem um plano maior do que apenas cuidar de Hell’s Kitchen. O plano é cuidar da equipe “The Hand“, Inimigo de ambos a muito tempo. 

Em Devil’s Reign, o Rei do Crime vem fazendo um jogo de poder e manipulação contra os heróis da cidade de Nova York e Elektra ainda está na sua jornada de autodescoberta, principalmente por assumir essa responsabilidade de ser o Demolidor e mudar algumas das suas escolhas do passado.

E é esse o propósito de  “Woman Without Fear“. A história já começa com ela tentando matar o Rei do Crime, ainda nos eventos de Devil Reign. Essa é uma história em que foca na sua ascensão, e a coloca a personagem em pleno questionamento entre ser uma nova pessoa ou deixar o seu passado lá atrás. Elektra revisita alguns dos locais do seu passado e tem alguns encontros significativos também. A história já conta com duas edições lançadas. 

Escrito por: Chip Zdarsky
Arte, desenho, cores, letras: Rafael De Latorre, Federico Blee, Clayton Cowles, entre outros.

Moon Knight Vol 9 (2021 – 2022) 

O Cavaleiro da Lua espreita os telhados e becos marcados com sua marca de lua crescente, trazendo violência a qualquer um que prejudique seu povo. Marc Spector, qualquer que seja o disfarce que ele veste, está de volta às ruas um sacerdote renegado de um deus indigno. Enquanto Khonshu definha em uma prisão em que o Cavaleiro da Lua o colocou, ele ainda deve cumprir seu dever: proteger aqueles que viajam à noite.

Com uma arte incrível e um roteiro muito bem elaborado, era questão de tempo que a Marvel anunciasse uma nova fase nos quadrinhos para o Cavaleiro da Lua, logo após o anúncio da sua série no Disney+

Em quem confia o cavaleiro da lua? O roteiro de Jed Mackey consegue tocar na história de fundo de Spector juntando cenas de lutas e também momentos do personagem fazendo terapia, enquanto ainda lida com o fato de escolher continuar servindo a Khonshu, mesmo após de o ter prendido. Com muito drama e muita ação, esse volume serve até mesmo como uma introdução ao personagem se você ainda não leu ou conhece histórias mais antigas. 

Escrito por: Jed MacKay
Arte, desenho, cores, letras: Alessandro Cappuccio, Rachelle Rosenberg, Cory Petit, entre outros.

Ms. Marvel: Beyond the Limit (2021 – 2022) 

Durante uma pausa para visitar seu primo em Chicago, Kamala Khan se depara com um assalto em um laboratório de física da universidade… e talvez desencadeie uma explosão de proporções interdimensionais no processo. Ainda assim, nada que ela não possa lidar. Ou assim ela pensa, até chegar em casa e encontrar todo o seu mundo virado de cabeça para baixo… e num conjunto de Bollywood?! Por que todo mundo que ela conhece está cantando e como ela pode fazer isso parar?

Essa série permanece em sintonia com tudo que já foi apresentado sobre a personagem Kamala Khan. Samira Ahmed faz essa história da personagem combinar aventura e diversão perfeitamente, enquanto também lida com amadurecimento e algumas sensibilidades pessoais vindo de uma personagem que é uma adolescente. 

Às vezes o tom pode ser mais bobo que outras histórias listadas aqui, mas ainda assim muito cativante, como qualquer outra em que lidamos com a Ms. Marvel.  

Escrito por: Samira Ahmed
Arte, desenho, cores, letras: Andrés Genolet, Triona Farrell, Joe Caramagna, entre outros.

Shang-Chi Vol 2 (2021 – 2022)

Outro personagem chegando fresquinho na Marvel Studios e que ganha uma história cheia de ação e com diversos convidados especiais, é o Shang-Chi. O personagem que no início da carreira nos quadrinhos contou com diversos estereótipos, foi reformulado tanto nos quadrinhos, quanto em sua apresentação nos filmes. Ele é o mestre do kung-fu e agora coordena uma equipe maligna: a Sociedade das 5 armas, que era comandada pelo seu pai. 

Para quem está começando agora com os quadrinhos do personagem, essa organização dos quadrinhos equivale a Sociedade dos 10 Anéis que vimos no filme.

Usar uma organização maligna para o bem não será uma tarefa fácil para ele. E além disso, ele vai ter que enfrentar heróis conhecidos enquanto tenta recrutar outras para a guerra de combate às drogas, entre outros problemas de Nova York.  De verdade ou de mentira?! Só lendo para descobrir se ele vai se tornar um vilão, sem spoilers aqui. 

O escritor Gene Luen Yang usa uma arma poderosa para atrair novos leitores para a história de Shang. Heróis bastantes conhecidos ao longo das edições como Homem de Ferro, Homem Aranha, Wolverine, Capitão América, Capitã Marvel e até o Quarteto Fantástico.

Talvez não seja o tipo a-list dos quadrinhos esse tipo de história, funcionando mais como uma apresentação ou preparação de um território específico para que o personagem mantenha sua popularidade em alta e assim mescle com o sucesso que foi o filme.

Escrito por: Gene Luen Yang
Arte, desenho, cores, letras: Dike Ruan, Tríona Tree Farrell, Travis Lanham, entre outros. 

X-men Vol 6 (2021 – 2022) 

Os maiores da Marvel estão de cara nova e novos líderes também. Jean Grey e Ciclope estão à frente da equipe que vem sendo escrita por Gerry Duggan e ilustrada por Pepe Larraz, além do time de heróis como Vampira, Laura Kinney, Polaris, Soláris e Sincro

A equipe se reúne em uma nova base de Nova York, decididos a proteger não apenas Krakoa, mas todo o mundo. Seu primeiro teste vem na forma de uma enorme máquina alienígena enviada para limpar a Terra dos humanos. 

Para não ficar perdido no que está rolando no mundinho mutante, é preciso saber que os X-Men não funcionam como uma equipe desde House of X/Powers of X. É… Jonathan Hickman deu uns rumos diferentes nas edições anteriores da equipe, tentando construir um mundo e uma percepções diferentes dos personagens já conhecidos, mas de forma individual. 

Algumas partes dessa era de Hickman talvez não tenham sido muito bem recebidas e dividem bastante opiniões. Mas agora estamos em um novo tempo e essa história funciona como uma bela nostalgia de uma equipe de super-heróis bem dinâmica e articulada. Cada membro escolhido em questão tem sua particularidade e seu momento de muito brilho. Definitivamente vai valer muito a pena. 


Escrito por: Gerry Duggan
Arte, desenho, cores, letras: Pepe Larraz, Marte Gracia, Clayton Cowles, entre outros.