10 curiosidades sobre ‘Pânico’, filme de 1996

10 curiosidades sobre ‘Pânico’, filme de 1996

6 Janeiro, 2022 0 Por Marcos Marques

Lançado em 1996, Pânico se tornou um clássico do terror e possui um grande impacto para o gênero.

Após 11 anos desde que o último filme foi lançado, a franquia ganhará um novo longa. Pânico conta com o retorno de boa parte do elenco original e também trará novos personagens que, mais uma vez, vão ter que enfrentar o Ghostface.

Assim como diversos filmes de terror, Pânico possui algumas curiosidades bem interessantes que o fizeram ser um dos melhores filmes de terror de todos os tempos!

O filme teria outro título 

Reprodução: Dimension Films

Pânico, ou Scream no original, é um nome bem marcante e que só de dizer chama a atenção do público. Wes Craven havia escolhido o nome A Scary Movie, mas a dupla de produtores da Miramax, Bob Weinstein e Harvey Weinstein (credo), mudaram para Scream após ouvirem a música com mesmo nome feita por Michael Jackson e seu irmã Janet

O filme foi levemente inspirado em uma história real 

Apesar de ser um clássico filme de terror, o roteirista Kevin Williamson diz que foi inspirado por uma série de assassinatos de estudantes na vida real em Gainesville, Flórida, em 1990, perpetrados pelo assassino Danny Harold Rolling, que mais tarde foi apelidado de “O Estripador de Gainesville”. Williams também se inspirou no clássico de terror de John Carpenter de 1978, Halloween, seu filme favorito.

O roteiro do filme foi bem disputado em Hollywood 

Reprodução: Dimension Films

Pânico é considerado uma revolução no slasher por ter dando um gás no gênero que havia decaído durante os anos 1990. O roteiro criado por Kevin Williamson foi disputado por mais de 5 estúdios de Hollywood até ser comprado pela Dimension Films, que pagou U$ 400 mil pelo enredo. 

Courteney Cox pediu para conseguir o papel como Gale no filme 

Reprodução: Dimension Films

Courtney estava no auge de sua carreira em 1996, principalmente por fazer parte do elenco principal da série Friends, que de longe é o maior marco de sua carreira. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Courtney disse que após ler o roteiro ela ligou para Wes Craven e convenceu o diretor para entrar no filme. 

Drew Barrymore seria a Sidney Prescott no filme 

Reprodução: Dimension Films

Drew Barrymore é um dos grandes destaques do filme por ter feito a icônica cena de abertura, interpretando a personagem Casey Becker. Drew mudou de ideia 5 semanas antes de começar as gravações e ela mesma sugeriu ao diretor para interpretar a Casey Becker no filme. Segundo Drew, ela queria subverter as expectativas do público em ser a primeira a morrer, já que naquela época a atriz estava começando a se destacar em Hollywood. 

A icônica máscara do Ghostface

Reprodução: Dimension Films

A figura do Ghostface é um símbolo da cultura pop e a história que envolve a criação da mascara do personagem é bem curiosa. Segundo Wes Creven, eles encontraram a máscara durante as visitas nos sets de gravação. Creven gostou da máscara porque ela lembrava a pintura O Grito, do pintor Edvard Munch

Porém havia um problema: a máscara foi criada por uma empresa chamada Fun World e foi feita para o Halloween de 1991 e 1992. A Dimension Films fez um acordo com a fabricante e conseguiram o licenciamento para usar a máscara no filme. A máscara tinha o nome de “O Fantasma Com Olhos de Amendoim”, mas após o sucesso do filme eles renomearam para Ghostface. 

Linda Blair fez uma participação especial no filme 

Reprodução: Dimension Films

Linda Blair ficou mundialmente conhecida por dar a vida a Regan McNeil, a garota possuída em O Exorcista (1973). Linda aparece como uma das repórteres que fica do lado de fora da escola onde ocorrem as investigações sobre os assassinatos. 

Wes Craven também fez uma participação especial no filme 

Reprodução: Dimension Films

Antes de dirigir Pânico, Craven foi o responsável por dirigir outro clássico do terror: A Hora do Pesadelo em 1984. Em uma cena do de Pânico, Wes aparece como zelador da escola usando a roupa do icônico Freddy Krueger

Roger L. Jackson que dubla o Ghostface 

Ghostface é um personagem bem assustador, seja pela mascara ou pela voz bizarra no telefone. O personagem é dublado por Roger L. Jackson, ator veterano que é bem conhecido por dar voz ao Macaco Louco em As Meninas Superpoderosas. Wes Craven gravou a voz do ator separado do resto do elenco e realmente fez com que ele falasse com os personagens pelo telefone, para dar mais veracidade. 

Impacto na cultura pop

Cena de ‘Todo Mundo em Pânico’, filme que fez sátira da franquia.

Pânico chegou em uma década onde os filmes de terror não estavam em alta. Apesar do slasher ter se popularizado nos anos 1980, nos anos 1990 os filmes viviam apenas de sequências desinteressantes e filmes que não abraçavam mais o público. 

O filme trouxe de volta o melhor do slasher com uma protagonista cativante e um enredo mais desenvolvido e com um orçamento melhorado em relação aos filmes de terror da época. O mais interessante é que o filme zomba do próprio gênero sem medo de errar, abraçando todos os clichês pelo qual o subgênero é conhecido. Após o sucesso de Pânico varios filmes beberam da mesma fonte, como Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (1997), Halloween HB20 (2000) e A Noiva de Chucky (1998)