Guia de Leitura | Gavião Arqueiro: Conheça Clint Barton

Guia de Leitura | Gavião Arqueiro: Conheça Clint Barton

18 Novembro, 2021 0 Por Talita Lopes

Após anos no MCU, sendo um dos vingadores mais injustiçados, assim como a Viúva Negra, o Gavião Arqueiro terá a chance de contar a sua própria história na sua série ‘solo’.

É quase a hora de assistir a nova série do Disney+, “Hawkeye”, o Gavião Arqueiro, e se você tem interesse em conhecer sua história no quadrinho e saber mais sobre esse herói de carreira apaixonante, preparamos esse guia de leitura com suas histórias.

ORIGEM

O Gavião Arqueiro começou nos quadrinhos como um vilão do Homem de Ferro lá em Tales of Suspense #57 (1959), estreando basicamente juntinho com a Viúva Negra. Personagem por qual ele se apaixonou e foi parceiro. Mas aí que o Clint não nasceu para ser só um vilão, seria um potencial desperdiçado, e isso o levou até a mansão dos “Vingadores” quando o mesmo pediu para ser admitido na equipe, explicado em Avengers #16 (1963), onde ele fala que está ali como um amigo e quer usar suas habilidades para ajudar os outros junto com a equipe com um humor bem excêntrico e um traje pra lá de bizarro.

Tales of Suspense (1959-1968) #57 (English Edition) - eBooks em Inglês na  Amazon.com.br
Reprodução: Marvel Comics

Clint Barton foi um ex-funcionário de “Circo”, popularmente conhecido como um animador/carny, que tinha bastante habilidade com arcos e flechas, e as usava para entreter o público e claro, ganhar dinheiro. Mas não somente isso, Clint era treinado por criminosos e cresceu como um jovem bastante problemático. Sua família não era muito estável, o que incluía um pai bastante abusivo e com problemas alcoólicos, que faleceu cedo com sua mãe. Clint e o irmão passaram por lares adotivos desde então e fugindo deles. Logo cedo ele e o seu irmão, Barney, tiveram que se virar na vida e então é onde surge o trabalho num circo, e no mesmo é onde ele recebe treinamento com diversos criminosos que lideravam o local, como o Swordsman/Espadachim.

O relacionamento de Barton com os Vingadores nem sempre foi de flores, principalmente com o Capitão América. Mas isso não é um problema exatamente, até porque os Vingadores sempre tiveram conflitos, mas sempre se resolveram e ele também sempre esteve presente, sempre dando o seu melhor. Clint sempre foi um amigo fiel e nunca abandonou seus parceiros. Prova disso são suas relações, amorosas ou de amizades.

Além dos Vingadores, Clint também se destaca nos Vingadores da Costa Oeste, o qual foi nomeado líder. Além de outras participações em equipes derivadas, como os Vingadores Secretos, Thunderbolts, etc. Entretanto, Clint tentou diversas vezes se estabelecer sozinho e já chegou até mesmo abandonar o manto de Gavião Arqueiro para se chamar “Golias”, usando as partículas pym para poder crescer e enfrentar outras ameaças mais poderosas. Em outros momentos, ele tentou se afastar diversas vezes dos Vingadores, mas acabou voltando também.

REFORMULANDO O GAVIÃO ARQUEIRO COM MATT FRACTION E DAVID AJA

Um ponto importante é lembrar que Clint nunca foi apresentado como uma pessoa com deficiência auditiva nos quadrinhos. A primeira vez foi dada como uma consequência, ou melhor, um sacrifício do próprio para que a luta entre ele e Harpia (Mockingbird) pararem de lutar um contra o outro. Assim Barton usou sua própria flecha sônica para encerrar um controle mental. Essa é a primeira história sobre sua surdez, lá em 1983.

Hawkeye (2012-2015) #2 - Comics by comiXology
Reprodução: Marvel Comics

Clint também já morreu e voltou sem lembrar muito do seu passado, após os acontecimentos de House of M por exemplo, até que suas memórias fossem restauradas. Anos mais tarde, Matt Fraction e David Aja redefiniram as histórias do Gavião Arqueiro e assim podemos dizer que o personagem ainda mais interessante em todos os pontos. Suas origens foram ainda melhor explicadas e também, um dos pontos importante do personagem, como a surdez, foi trabalhada em cima de diversos abusos que Clint sofria do seu pai na sua infância. Assim ele cresceu aprendendo a língua de sinais e usando aparelho auditivos.

Fraction começou a escrever nas histórias do Gavião Arqueiro em 2012. As séries solos de Clint nunca foram um sucesso para falar a verdade, mas o MCU acabou mudando isso ao apresentar o Gavião Arqueiro nos cinemas em 2012 e gerar mais interesse do público. Ao assumir esse controle, Fraction trabalhou melhor na personalidade do herói como um todo. Ele pode explorar sua vida pessoal e mais solitária, longe do olhar dos Vingadores, focando desde o trabalho como um herói ali de bairro, como também os seus conflitos pessoais e interpessoais, além de adicionar muito humor e também estabelecer sua relação com sua grande companheira de combate ao crime, Kate Bishop. Onde eles dois podiam compartilhar suas frustrações e inseguranças de como ser um herói.

ADAPTAÇÃO NO MCU

O Clint dos Cinemas e o Clint dos quadrinhos não tem quase nada em comum. Isso porque até hoje não tivemos muitas explicações sobre o seu passado e muito pouco desenvolvimento do personagem em tela. Exceto por alguns elementos do personagem com família e filhos, como no universo Ultimate e não a terra 616. Mas os produtores de ‘Hawkeye’ apostam em jogar bastante referências dos quadrinhos 616 para contar, quem sabe, as últimas histórias de Clint e introduzir a Kate Bishop como sua sucessora.

Jeremy Renner estrelará série no Disney + como Gavião Arqueiro
Reprodução: Disney / Marvel Studios

O Ronin, codinome que apareceu rapidamente em Vingadores: Ultimato, é do universo 616 e provavelmente não será mais trabalhado. Apenas vamos saber as consequências que os dias de “assassino” do personagem deixaram em sua vida. E além do mais, os produtores e direção da série também estão nos deixando sonhar com uma adaptação em tela mais parecida com os elementos de Fraction e Aja.

PODERES E HABILIDADES

Ele não tem o poder do Thor, nem a força do Hulk. Ou a superforça do Capitão América ou toda a tecnologia do Stark, mas suas diversas flechas com alguns truques são essenciais e nunca o deixam na mão. Entre algumas que podemos lembrar é a flecha com rede, flecha com bolas, uma flecha com um cabo de sustentação, flechas de ácido, sônica e a flecha bumerangue.

Um ponto que é destaque também em suas habilidades, é a sua visão melhorada. Sua precisão é altíssima, arriscamos dizer que pode chegar bem perto do “Bullseye”, devido sua experiência de treinamento.

Abaixo, separamos os quadrinhos para conhecer melhor o Gavião Arqueiro e ve que ele é sim, um dos melhores Vingadores.

Primeira Aparição:

Tales of Suspense (1959): #57, 60, 64.

Histórias Essenciais Solo ou com a Kate Bishop:

Vol. 1 Hawkeye (1983) #1-4
Vol. 2 Hawkeye (1994) #1-4
Vol. 3 Hawkeye (2003-2004) #1-8
Vol. 4 Hawkeye (2012-2015) #1-22
All-New Hawkeye (2015) #1-5
All-New Hawkeye (2016) #1-6
Vol. 5 Hawkeye (2017) #1-16
Generations: Hawkeye & Hawkeye (2017)
Hawkeye: Freefall (2020) #1-6

Versões Alternativas:

Ultimate Comics Hawkeye (2011) #1-4
Old Man Hawkeye (2018) #1-12

Outras Histórias:

West Coast Avengers (1984) #1-4
West Coast Avengers (1985) #1-102
Solo Avengers (1987–1989)
Thunderbolts (1997) #20-75
Hawkeye: Earth’s Mightiest Marksman (1998)
Widowmaker (2011)
Hawkeye & Mockingbird (2010-2011)
Hawkeye: Blindspot (2011)
Solo: Avengers (2012)
Secret Avengers (2013)
Secret Avengers (2014)
Hawkeye vs. Deadpool (2014)
Occupy Avengers (2016)
Tales of Suspense: Hawkeye & The Winter Soldier (1959) #100-104
West Coast Avengers (2018 -2019)
Avengers: No Road Home (2019)