Crítica | Star Wars: Visions – A nova face de Star Wars
24 Setembro, 2021Texto feito por Lucas (@thurdobarulho)
Imagine uma série de animação japonesa, feita por estúdios de animes consagrados como Jojo’s Bizarre Adventure e Little Witch Academia, se passando num universo com histórias incríveis jamais contadas antes.
Essa é a proposta de Visions, a nova série do universo de Star Wars aonde sete estúdios conhecidos por fazerem animes tomaram a liberdade de contar suas próprias visões sobre. Ao todo são nove episódios que não tem nenhuma relação um com o outro, assim cada um tem sua própria identidade e liberdade para seguir diferentes caminhos.
Visions vem com uma promessa de nos mostrar porque Star Wars é algo tão fascinante e tem milhões de fãs ao redor do mundo, mas não satisfeito com apenas fãs da franquia, a nova série da Disney+ ainda traz com ela todas as pessoas que gostam de animes, nesse caso, de todos os tipos. Esse é um grande ponto positivo, ao contar essas histórias diferentes com estilos distintos você traz várias interpretações sobre as lições que cada epísódio está contando.
Apesar de ser algo completamente novo, Visions não foge das homenagens e referências ao cânone e legado que a saga traz, como a famosa frase: “Que a força esteja contigo.”, que é repetida em vários episódios. Mais do que Star Wars, a série traz a tona toda a inspiração em Akira Kurosawa, responsável por vários filmes que inspiraram toda uma geração de diretores que viriam depois.
Fãs de Os Sete Condenados até Astroboy ficarão satisfeitos com o que verão nos nove episódios que não necessariamente precisam ser vistos em ordem. E claro, pra quem está mais habituado ao cânone, o episódio Tatooine Rhapsody traz uma cara bem conhecida por todos os fãs.
Dito isso, Star Wars: Visions chega trazendo um frescor a mais pra franquia com histórias fascinantes, apesar de alguns terminarem abruptamente, e deixando um gosto bom na boca de quem foi forçado a engolir os últimos filmes. Muitos terminarão de assistir e pensarão em como algumas dessas histórias podem ser adaptadas em live-action, mas sou levado a acreditar que a própria Lucasfilm já pensa nisso e a série foi apenas uma válvula que encontraram pra deixar claro que Star Wars não está nenhum pouco perto de ter um fim nas suas adaptações.