Precisamos da versão original de Esquadrão Suicida?

Precisamos da versão original de Esquadrão Suicida?

14 Setembro, 2021 0 Por Marcos Marques

Se você acha que o Zack Snyder foi o único diretor da DC que teve problemas com Liga da Justiça, você está muito enganado, pois existe outro diretor que quer que as pessoas vejam o corte original do seu filme.

Esquadrão Suicida (2016) é o terceiro filme do DCEU e foi dirigido por David Ayer, diretor que coleciona diversos filmes de ação e que roteirizou diversos projetos para os cinemas e televisão. Bom, acho que todo mundo sabe a recepção do filme, né? Esquadrão Suicida foi massacrado pela crítica e pelos fãs, mas ainda assim arrecadou mais de U$ 700 milhões em bilheteria mundial e conquistou um Oscar na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo, que diga-se de passagem, é bem duvidável em relação aos demais indicados. 

Durante esses 5 anos desde o lançamento do filme, David Ayer já divulgou diversas imagens e roteiros que são diferentes do que vimos nos cinemas, trazendo cenas deletadas, um plot diferente e até mesmo um certo amadurecimento em relação a versão que foi para os cinemas. Ayer sempre disse em diversas entrevistas que a Warner “cortou” o filme e isso não é novidade pra ninguém, a Warner de fato cortou muito material. 

Em entrevista ao Entertainment Weekly em Março de 2021, o diretor falou da sua versão de Esquadrão Suicida e apoiou Zack Snyder pelo lançamento de Zack Snyder’s Justice League:

“Acredito que os estúdios agora percebem que podem existir versões oficiais e alternativas, e os fãs querem assisti-las. Eles amam os personagens e querem passar mais tempo com eles. As pessoas estão bem mais interessadas em como os filmes são feitos e querem fazer parte dessa jornada. Há espaço para coisas diferentes, versões diferentes, para serem compartilhadas com o público. Acredito que isso ajuda a reforçar nossa conexão com a comunidade. Mas devo dar o crédito para a Warner Bros. por apoiar o Zack Snyder e ter a coragem para explorar isso.

Eu entendo que faz parte dos negócios, mas é frustrante porque eu realmente fiz um drama profundo e a minha versão foi destruída, pois eles tentaram transformar o filme em um ‘Deadpool’, o que não era para ser. Então, eu acabo sendo culpado, pois o meu nome está lá. Apesar de não representar o que eu realmente fiz, eu tenho que enfrentar a munição dos críticos e ser um bom soldado. Eu fiz um filme incrível, que acabou assustando os executivos.”

Reprodução: Warner Bros. Pictures

Recentemente saiu uma nova imagem do corte do David Ayer onde a Arlequina (Margot Robbie) está beijando o Pistoleiro (Will Smith) e gerou uma série de discussões em relação ao filme do diretor, ainda mais após o lançamento de O Esquadrão Suicida, novo filme da equipe dirigido por James Gunn. Mas a grande dúvida é: O mundo merece o corte do David Ayer? O quão interessado o público está pra ver? 

É claro que existe uma parcela de fãs que querem ver essa versão do filme e a maioria dos fãs são os mesmos que apoiaram o Snydercut e que deu super certo, mas a única questão aqui é que a Warner não parece estar interessada em lançar, já que Ann Sarnoff, CEO da Warner Bros. Pictures, fez uma declaração afirmando que não tem planos para o lançamento. Se pararmos para pensar no que deve dar retorno para a Warner, talvez não seja rentável para eles lançarem novamente o filme. 

O Snydercut teve um barulho enorme de fãs, de pessoas que levantaram dinheiro para arrecadar doações para instituições anti-suicidio, teve divulgações em eventos gigantescos como Comic Con e um apoio muito grande de atores e pessoas importantes do entretenimento. Além disso, o filme teve um retorno muito grande de plataformas de venda digital e também de assinantes no HBO Max, que obviamente foi a maior razão para a Warner ter lançado o filme. Tudo fica muito mais difícil porque a Warner simplesmente seguiu com os filmes, seja em Aves de Rapina (2020) com a emancipação da Arlequina ou em O Esquadrão Suicida (2021) que resgata personagens do filme de 2016 e nem cita acontecimentos anteriores. 

Para uma parcela de fãs seria incrível ver o Ayercut, e para público geral, o filme é considerado um dos piores do gênero e sinceramente, a maioria pode não estar tão interessada em ver, principalmente após o lançamento de um novo filme. Sabemos que existe a questão dos fãs quererem que David Ayer tenha a sua versão do filme assim como o Zack Snyder teve de Liga da Justiça, mas acredito que nessa altura que se encontra o DCEU, Esquadrão Suicida se tornou apenas a lembrança de uma fase que eles querem esquecer.