Os Eternos, os Deviantes e os Celestiais antes dos filmes
23 Agosto, 2021Os Eternos estão chegando no MCU e essa Fase 4 já é diferente de tudo que a empresa nos mostrou nos últimos 10 anos de destaque no cinema blockbuster.
Previsto para estrear em Novembro, Eternos é uma das produções mais aguardadas da Marvel e promete mostrar mudanças nas histórias contadas de heróis, principalmente ao trazer diretores independentes e fora do que acostumamos ver nesse tipo de filme. Chloe Zhao (Nomadland e Eternos) é uma dessas apostas, assim como tivemos Destin Cretton (Shang-Chi) e Cate Shortland (Viúva Negra).
O filme não sairia se não fosse pela diretora escolhida. Após o Oscar, Zhao disse que buscou usar muito dos elementos da cultura chinesa na mitologia de Os Eternos, e Kevin Feige admite que o filme tem um toque especial das muitas facetas “nerds” e visionária do cinema da mesma. Ela também admitiu que vai usar muito dos quadrinhos originais de Jack Kirby, o criador dos heróis e um dos mais queridos e maior quadrinista que já existiu.
Além disso, o elenco também conta com uma maior diversidade em relação aos outros filmes da própria Marvel. Dois protagonistas são negros (Brian Tyree Henry e Lauren Ridloff), que também é surda. Uma latina (Salma Hayek); Um paquistanês (Kumail Nanjiani); e um sul-coreano (Ma Dong-Seok) ou simplesmente Don Lee. Além deles também temos Angelina Jolie, Richard Madden e a Lia McHugh. Além de que o filme ainda vai poder contar de fato com o primeiro casal e beijo LGBTQIA+ do MCU.
E quem são os Eternos?
Os Eternos são como uma ramificação evolutiva dos humanos com incríveis habilidades quais usam para cuidar da humanidade. Um milhão de anos atrás, os Celestiais criaram os Eternos e depois partiram. Os Eternos acabaram vivendo isolados na Terra e também nesse período, não interferiram nos eventos que ocorreram. Além de que quando eles morrem, renascem.
Em 1976 Jack Kirby trouxe ao mundo Os Eternos e expandiu esse Universo Marvel para a mitologia cósmica, montando uma saga fantástica onde trazia heróis e vilões gigantescos e imortais, com habilidades super-humanas e poderes basicamente ilimitados.
Na história, o Dr. Damian e sua filha seguiram o que conheciam por um homem comum, chamado Ike Harris, que os levou até uma antiga câmera onde foi ativado uma espécie de sinalizador e ali Iki se revelou como o poderoso Eterno, Ikaris, e os dois arqueólogos fazem possivelmente a maior revelação da história da humanidade.
Kirby trouxe nessa primeira edição todo o necessário para entender a mitologia e criação dos Eternos, Humanos e Deviantes. No início dos tempos, quando a terra só era povoada por feras, os deuses foram atraídos pela simples presença da Vida. Durante essa primeira passagem na terra, os Celestiais coletaram genes de uma tribo de Homo erectus. Gammenon os enviou para Ziran que os manipulou, criando assim os Deviantes. Nezarr criou os Eternos, seres altos e eretos, sem pelos, capazes de acessar o poder cósmico. Eles próprios foram libertados, voando para fora da nave-laboratório dos Celestiais.
Os Celestiais são os seres cósmicos poderosos que influenciaram eventos importantes na história. Acredita-se que foram responsáveis pelos principais eventos evolutivos humanos, como as modificações genéticas dos Eternos e dos Deviantes.
Os Eternos escolheram viver sobre a terra e nos “cumes” mais altos das civilização, desenvolvendo poderes além da compreensão humana. Já os humanos tiveram que enfrentar a natureza e as feras, para ter o próprio lar, além de que sempre estão em guerra com a própria espécie.
Os Deviantes viviam escondidos da civilização, trabalhando em novas armas. Eles são tidos como uma falha colossal, com o DNA instável e a aparência monstruosa, os fazendo diferentes dos eternos, inclusive por não serem imortais.
No entanto, a Marvel ainda não deu uma história muito bem definida sobre as origens dos Celestiais, mas eles podem ser tão antigos quanto o próprio universo, assim como seus poderes e energia atingem níveis subatômicos.
Os Eternos, Celestiais ou Deviantes foram adaptados em filmes?
Os filmes da Marvel (FOX e MCU) não costumam seguir à risca tudo sobre origem dos seus personagens nos quadrinhos, não sabemos se o motivo real foi por questão de direitos, mas o que vimos foi uma mistura (bem misturada) sem definições exatas.
En Sabah Nur foi adaptado no filme X-Men: Apocalypse (2016). Nascido em 3600 aC, En Sabah Nur foi um mutante poderoso e o primeiro de sua espécie, que governava o antigo Egito. Após começar envelhecer, ele planejou transferir seu corpo para um imortal, mas acabou sendo traído por seus seguidores e ele ficou preso junto com os outros quatro cavaleiros. E permaneceu aprisionado por milhares de anos. Nos quadrinhos, ele foi um desses mutantes que alcançou um “status” de divindade, logo após ter contato com uma nave espacial dos Celestiais. Na época do filme, o diretor Bryan Singer quase chegou a sugerir entrelinhas que isso pudesse ser citado.
Enquanto isso no MCU temos Thanos. Apesar de ser um Eterno, Thanos possui uma estranha mutação no DNA que dá a ele uma aparência esquisita, a “Síndrome de Deviante” mas isso também dá algumas habilidades especiais ao Titã louco. Thanos e Thena são primos, mas apesar do parentesco, os mesmos não possuem quase nenhuma interação nos quadrinhos. Assim como no MCU também, não tem conexão com os Eternos e nada sobre sua origem, foi falada ou confirmada até o momento.
A algum tempo, as artes conceituais começaram a ser vazadas mostrando o primeiro vislumbre de como eles seriam no MCU, e com o novo trailer de Eternos, vimos a aparência final deles pro filme. Tivemos uma breve explicação no trailer que os Eternos convivem todo esse tempo entre os humanos sem interferir, e assim que as Jóias do Infinito foram usada para trazer novamente os humanos de volta do estalo do Thanos, isso acabou chamando atenção dos Celestiais e agora eles tem um tempo específico para cuidar desse problema.
Dicas de Quadrinhos referências:
Eternals #1 – #19 (1976)
Iron Man Annual (1971)
Thor #292-301 (1966)
Eternals #1 (2021)
New Eternals: Apocalypse Now (2000)
Thor & Hercules #1
What If #23-30 (1977)
Manual oficial Marvel Universe # 10
Thanos Sourcebook #1
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.