Guia de Leitura | Conheça o Venom
25 Março, 2021Venom é um dos vilões e anti-heróis mais populares do nosso querido Homem Aranha e também da Marvel. Os dois possuem uma relação que vai do amor ao ódio nos quadrinhos e já foi adaptado ao cinema uma vez.
Apesar das duas histórias terem uma ligação, Venom agora tem seu próprio universo após o seu sucesso. O personagem tem uma personalidade complexa, ainda mais por ser um organismo vivo e que vive em simbiose; e apesar de já ter achado o seu hospedeiro, como o Eddie Brock, ele ta sempre dando uma visitada em outros personagens. O que faz das histórias dele ainda melhor, e um dos mais complexos personagem da Marvel.
Sua primeira aparição nos quadrinhos não seu deu de cara como o Venom, o simbionte foi originalmente apresentado com uma fantasia de alienígena, no quadrinho The Amazing Spider-Man #252 e sua completa aparição como Venom foi em The Amazing Spider-Man #300 . Sua história começa basicamente no período das Guerras Secretas da Marvel. A Guerra Secreta aconteceu quando através dos poderes de um super herói chamado Beyonder, vários heróis e vilões vão parar no Mundo de Batalha criado por ele e travam uma enorme batalha entre o bem e o mal. A edição Secret Wars #8 além de apresentar a origem do Venom simbionte e conta como o Homem Aranha adquiriu o traje preto também.
Já no mundo de batalha, o Homem Aranha com seu traje danificado, descobre uma espécie de cápsula com algo dentro, e ao tocá-la ele foi revestido por uma espécie de manto preto, qual virava esse simbionte. Peter Parker parece ganhar uma fonte inesgotável de energia e aprimoramento dos seus poderes em geral. Sem saber, Peter havia libertado o simbionte Venom, que por um momento ficou no seu corpo. Mas só ao voltar para a terra que ele descobre que aquilo era mais que um traje, e sim algo vivo que se uniu ao seu corpo. Sam Raimi em 2007 com Homem Aranha 3, traz às telas do cinema a cena onde Peter se livra do simbionte, com as ondas do sino de uma igreja.
Após ser rejeitado por Peter, o simbionete encontra Eddie Brock, um jornalista que não está em uma boa fase da sua vida, cheio de problemas e com uma raiva absoluta de tudo. E já por odiar o Homem Aranha, ele encontrou o hospedeiro perfeito (ou quase perfeito) já que o simbionte acredita que Peter é o receptáculo perfeito para ser o Venom. Venom é um ser diferente, ele nunca foi mal na verdade, mas corrompido no seu planeta Klyntar pelo seu primeiro hospedeiro, conforme os pensamentos negativos crescem, mais forte o Venom fica, como vemos com o Eddie em relação ao Homem Aranha.
Venom possui resistência e força sobre-humana, suas presas podem produzir toxinas e também uma das suas características é criar outras formas a partir do seu corpo. Simbionte vem de Simbiose, e na biologia significa a interação entre duas espécies que vivem juntas. Logo Venom tem sua própria consciência e maioria das vezes ele quem assume o total controle do seu hospedeiro. Além disso, ele pode viver sozinho. Sua produção de teia quase se assemelha ao do Homem Aranha, e também possui um sentido extra, qual Peter não consegue rastrear por já se unir a ele. Ele já teve diversos hospedeiros em histórias paralelas e universos diferentes da marvel; isso inclui o Deadpool, Galactus, Tocha Humana, Hulk e até mesmo o Thor.
Apesar de assustador, Venom ainda não era violento o suficiente para ser O Vilão dos quadrinhos e do Aranha. E assim nasceu um personagem da mesma espécie que ele, e ainda mais violento; o qual teria maior desejar de matar todos que cruzassem o seu caminho. O Carnificina. Ele também é um simbionte, membro de uma raça alienígena, os klyntar, e filho de Venom. E diferenciando os dois, Carnificina tem muito mais prazer em assassinar pessoas, e nas histórias, mas isso é história para outro momento. Assim como Venom, seu primeiro hospedeiro era imensamente violento, com traços de psicopatia.
Quer conhecer e acompanhar a história do Venom? Separamos aqui boas histórias e as principais para acompanhar sua trajetória nos quadrinhos. Gostamos sempre de lembrar que não existe exatamente uma ordem para ler os quadrinhos solos, você pode acompanhar pela ordem de lançamento mesmo ou seguir nosso mini guia com essas histórias principais, para ficar por dentro do universo Venom.
Origem
Graphic Novels Marvel Ed. 26 O Espetacular Homem-Aranha – O Nascimento De Venom (Este volume reúne as edições 252, 256-259 e 300 de The Amazing Spider-Man (vol. 1) e a edição 1 de Web Of Spider-Man).
Quadrinhos Mensais
Venom volume 1 (2003-2018)
Venom volume 2 (2011-2013)
Venom volume 3 (2017)
Venom volume 4 (2018-)
Minisséries, ONE-SHOT e outras histórias
A Teia do Venom: Ve’Nam (2018)
A Teia do Venom: O Nascimento do Carnificina (2019)
A Teia do Venom: Sem Amarras (2019)
A Teia do Venom: Culto ao Carnificina (2019)
Teia do Venom: Pira Funerária (2019)
Venom vs Carnificina (2004)
Carnificina Mínima (2014)
No Limiar do Venomverso (2017)
Venomverso (2017)
Venom: A Dor da Separação (1994)
Venom vs Rúnico (1995)
Venom: Planeta dos Simbiontes (1995)
Venom: O Aranha Vem Aí (1996)
Venom Especial (1997)
Venom: Protetor Letal (1997)
Venom: Licença Para Matar (1997)
Venom: Sinal de Comando (1997)
O Julgamento de Venom (1997)
Venom: Final (1997-1998)
Venom: Origem Obscura (2008)
Venom: Cavaleiro do Espaço (2015-)
Venom: Primeiro Hospedeiro (2018)
Venom: Venomized (2018)
Venom: INC. (2018)
Venom: Prelúdio para o Filme (2018)
Carnificina: Mentes Explosivas (1996)
AntiVenom: Novas Formas de Viver (2009-2010)
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.