Review | X-Men: Grand Design Vol. 01 — Ed Piskor brilha em apresentar a origem dos mutantes

Review | X-Men: Grand Design Vol. 01 — Ed Piskor brilha em apresentar a origem dos mutantes

25 Novembro, 2020 0 Por Marcos Marques

Os X-Men possuem diversas histórias ao longo dos 53 anos desde que o primeiro quadrinho da equipe foi lançado. Hoje, é considerada a maior equipe dos quadrinhos. 

Originalmente lançado em 2017, X-Men: Grand Design foi escrito e desenhado por Ed Piskor, e recentemente os dois primeiros volumes foram lançado aqui no Brasil pela Panini. O quadrinho é como um grande compilado das primeiras histórias de X-Men e resume os grandes eventos da equipe desde a sua formação até o momento que eles se estabelecem como uma equipe definitiva. 

Pela enorme quantidade de histórias já lançadas, muitas pessoas tem dificuldade de acompanhar toda a cronologia de X-Men ao longo dos anos. No Brasil, já existem inúmeros quadrinhos da equipe que tentam seguir a cronologia. Recentemente, inclusive, foram lançados alguns quadrinhos da Coleção História da Marvel, que reúne histórias clássicas de diversos personagens incluindo os X-Men. Nessas histórias, eles incluíram apenas as edições mais importantes para a equipe e que são pontos chaves para os fãs entenderem a história dos mutantes. Em Grand Design não é muito diferente, mas dessa vez a história aparece de forma um pouco mais completa e não tão fragmentada.

No primeiro volume desta edição, acompanhamos desde a origem do Professor Xavier até o momento em que os X-Men assumem novos uniformes após a morte forjada do mesmo. Ed Piskor nos mostra a história dos X-Men sendo contada por um Vigia, possivelmente Uatu — o vigia mais popular da Marvel que aparece em diversas histórias do Quarteto Fantástico. 

Um ponto muito positivo é que nas publicações originais não há tantos detalhes das origens dos personagens, já que algumas dessas histórias só são reveladas depois de muitas publicações, mas aqui Ed consegue traçar uma linha do tempo muito detalhada para que as pessoas entendam o surgimento da primeira equipe original. 

Reprodução: Marvel Comics

Além disso, Ed tenta nos mostrar que apesar estar revisitando as histórias de X-Men, ele também está trazendo uma narrativa diferenciada e que traz a essência da mitologia de X-Men. Logo nas primeiras páginas ele tenta explicar que o que é ser um mutante e mostra que por muitos anos eles sempre estiveram presentes na humanidade. 

Ideal para novos leitores, esse material é interessante e útil para quem quer conhecer os eventos principais das sagas de X-Men. Embora se trate de um resumo, Ed Piskor não corta tudo: na verdade, ele até mostra bastante história com muito cuidado e sabendo apresentar de uma forma bastante coesa para que o leitor entenda a cronologia daqueles eventos. 

Vale ressaltar que Ed Piskor é um nome em ascensão e ganhou bastante reconhecimento depois de ter lançado Hip Hop Genealogia (2018) , um quadrinho que fala sobre o nascimento do Hip Hop nos anos 70. Em X-Men: Grand Design tanto o roteiro como a arte são bem feitas, Ed traz pra gente um traço muito bonito com cores amareladas e inspiradas no estilo vintage. Ele faz com que os leitores se sintam confortáveis em acompanhar um trabalho completo feito com muitos detalhes e que é bonito visualmente. 

X-Men: Grand Design é um quadrinho bacana para o fã de X-Men e essencial para novos leitores. É interessante ver uma narrativa diferente sobre os mutantes, mas que ao mesmo tempo não tira a essência original de uma das maiores equipes dos quadrinhos. 

X-Men: Grande Design esta disponível na Amazon.

Confira o último vídeo do canal: