Review | Vixen: O Retorno do Leão — O poder vem do seu interior

Review | Vixen: O Retorno do Leão — O poder vem do seu interior

17 Novembro, 2020 0 Por Marcos Marques

Apesar de não ter grandes aparições nos quadrinhos, Vixen é uma das personagens mais conhecidas da DC Comics e que muitos fãs pedem por mais! 

Lançado em 2008, Vixen: O Retorno do Leão foi escrito por G Willow Wilson e desenhado por CAFU. Na história, Vixen retorna a sua aldeia natal ao descobrir de Kwesi, o homem que assassinou sua mãe, estava controlando próximas a Zambeze. Sem a ajuda da Liga da Justiça, Vixen resolve assumir o controle da situação e revisitar um passado cheio de mágoas e busca a sua vingança. 

Não é novidade que muitas histórias em quadrinhos usa a vingança para um gancho, existem muitos personagens que se tornaram o que são por conta disso e com a Vixen não é tão diferente. Vixen está certa de que quer se vingar do homem que acabou com a vida de sua mãe, mas além disso ela quer provar que é capaz de lidar com os seus problemas sozinha. Ela recusa a ajuda da Liga da Justiça da América e quer confrontar o passado ficando frente a frente com o responsável por lhe causar mal. Ela se sente uma coadjuvante no meio dos heróis poderosos da Liga da Justiça, ela acredita que não possui uma força interior e que sem o Totem ela não é nada. 

Vixen usa o Totem de Vondun, uma peça mística que faz com que quem o use ganhe poderes dos animais. Esse poder faz com que Vixen ganhe bastante força, o que a torna uma heroína extremamente poderosa, mas ela não se sente assim. Ao longo da história, ela acaba descobrindo que a sua força é muito além do Totem fazendo um dos melhores momentos da história. Importante mencionar que na historia a Liga da Justiça aparece um pouco, mas acredito que o proposito não foi para tirar o protagonismo da Vixen e sim complementar um pouco sobre a amizade e parceria que ela tem com os membros da Liga. 

Reprodução: DC Comics

É impossível não mencionar o quão G Willow Wilson acrescenta na história. Quem conhece a escritora, sabe que ela é a responsável por reformular a Miss Marvel (que atendia por esse nome antes de ser a Capitã Marvel). Wilson tem contribuído bastante com os quadrinhos nos últimos anos, principalmente quando ela criou a Kamala Khan que se tornou uma das personagens mais famosas da Marvel atualmente. Vixen: O Retorno do Leão foi um dos primeiros quadrinhos da carreira da G Willow Wilson e comparando com as obras que vieram depois, dá para ter uma ideia de que essa história foi essencial na carreira da autora. 

Vixen é uma personagem com muita personalidade na DC Comics, e chega até ser triste ver que ela possui apenas duas histórias solo na editora. Muitos fãs pedem para que ela ganhe mais histórias e até mesmo adaptações cinematográficas, porque além de ser uma personagem interessante, Vixen pode agregar muito mais na DC sendo um símbolo de representatividade ou trazendo uma história bem construída, de uma personagem injustiçada que merece mais carinho e respeito pela própria DC Comics.