Review | Lâmina Azulada — Carregado de mitologia e com uma história impactante

Review | Lâmina Azulada — Carregado de mitologia e com uma história impactante

27 Agosto, 2020 0 Por Marcos Marques

Já vimos em diversas histórias personagens que se enroscam em busca de vingança e que possuem acabam buscando a redenção. Aqui falamos de um homem que quer seguir seu caminho em paz, mas que ainda possui feridas abertas para curar.

Lâmina Azulada é um quadrinho escrito por Luis Carlos Sousa e desenhado por Rafael Dantas e foi lançado em 2020. Ambientada no nordeste a história fala sobre Euclides, um velho cangaceiro que precisa lidar com o seu passado enquanto recebe uma oferta audaciosa de Severino, o barqueiro que carrega as almas mortas para o submundo. 

Lâmina Azulada é um quadrinho pra você ler de uma vez só e se atentar aos detalhes, e é proposital, já que a história volta no passado diversas vezes. Essa história é muito diferente, é muito interessante a gente acompanhar a jornada de Euclides e conhecer o seu passado, fazendo com que o leitor sinta algum tipo de empatia pelo protagonista — que é um homem velho que está com a alma ferida e que precisa consertar os seus erros. A mitologia é muito presente na história, somos apresentados a personagens como Iara, uma amálgama de Iemanjá, Oxum e Iansã entidades poderosas ligadas a natureza. O Severino é o caronte, o barqueiro de Hades que leva a alma dos recém-mortos na mitologia grega. Ambas representações são bem divertidas e intrigantes, apesar da Iara ser uma figura popular no Brasil, o papel dela é fundamental na história assim como Severino, que possui uma profundidade que faz com que o leitor entenda a sua motivação, e até mesmo compre a sua frustração. 

Reprodução: Lâmina Azulada

Todos os personagens apresentados são bem representados, raramente uma história consegue dar vida a todos os personagens existentes, e Lâmina Azulada entrega uma grande profundidade aos seus personagens, transformando o passado de Euclides em algo mais interessante. Diadorim é uma das personagens mais apaixonantes do quadrinho, ela é a líder do grupo de cangaceiros e também uma mulher muito valente, que entrega a sua vida para proteger os seus homens e faz de tudo para manter a ordem. Ela é uma personagem que lembra muitas mulheres da cultura pop, apesar de ter uma personalidade própria, ela lembra grandes líderes como a Furiosa de Mad Max e a Leia de Star Wars quando assume a posição de general. 

A arte do Rafael Dantas se destaca e tem casa muito bem com a história, eu conversei com antes sobre o processo do quadrinho e concordamos que a história não poderia ser desenhada por outra pessoa a não ser o Rafael, que consegue por muita personalidade tanto nos personagens como na ambientação, que se passa no Ceará. Existem muitas referências, desde o folclore brasileiro até a mitologia grega, que são bem presentes na narrativa. 

Lâmina Azulada é uma história muito rica e forte, ela te faz pensar em muitas coisas da vida e te leva para uma grande questão interna sobre até onde a vingança compensa, fazendo com que o leitor tenha uma aproximação muito grande com os personagens.

Conheça o projeto e os sigam nas redes sociais:

Instagram.com/luiscarlososousa

Instagram.com/Rafaeldantasart