10 Curiosidades sobre o filme ‘Halloween’ de 1978

10 Curiosidades sobre o filme ‘Halloween’ de 1978

9 Julho, 2020 0 Por Marcos Marques

Halloween é uma das maiores franquias do terror e ganhou o coração dos fãs ao longo dos anos, dando popularidade ao gênero e sendo referência para diversos filmes.

Em 2018, foi lançado o filme Halloween que é uma sequência direta do filme de 1978 com o mesmo título. Existem outros filmes da franquia, alguns bons e outros medianos mas esse novo filme ignora totalmente os que vieram depois. Recentemente, foi divulgado o trailer de Halloween Kills, novo filme da franquia que estreia em 2021 e também foi divulgado que Halloween Ends estreia em 2022. Com isso, resolvi trazer algumas curiosidades do clássico de 1978 que chamam bastante atenção por ser um filme que conseguiu se tornar extremamente popular e um símbolo na cultura pop. 

Título 

Originalmente, John Carpenter queria que o filme se chamasse ‘The Babysitter Murders’, mas o produtor Irwin Yablans sugeriu que o filme se passasse em uma época específica, então foi decidido que o filme se chamaria Halloween. O roteiro original do filme ficou pronto em 10 dias. 

A lendária Laurie Srode 

Jamie Lee Curtis sempre teve interesse em participar do filme, ela já era uma grande admiradora do trabalho de John Carpenter devido ao filme Assault on Precinct 13. Jamie fez diversos testes para o papel, mas Carpenter queria a atriz Anne Lockhart para interpretar Laurie Strode. John escolheu Jamie em sua última audição, onde ele viu a cena de Laurie encarando Michael Myers pela janela. 

A icônica Máscara 

A ideia para a máscara sempre foi ser de um homem totalmente pálido e sem expressão. O designer do filme comprou duas mascaras de latex que vendiam em uma loja de brinquedos. Uma máscara era uma réplica de um palhaço chamado Weary Willie que ficou famoso pelo ator Emmett Kelly, e a outra máscara era do personagem Capitão Kirk de Star Strek. John então escolheu a máscara do Capitão Kirk por ter um olhar caido e que combinaria com o Michael Myers. 

Perrengues 

O ator Nick Castle interpretou Michael Myers no primeiro filme e recebeu 25$ dólares por dia de gravação. O filme foi gravado em Maio de 1978 em 20 dias e lançado no mesmo ano. O filme é bastante escuro e da um ar de mistério e terror real para o filme, mas isso não é proposital. O motivo para o filme ser tão escuro, é porque eles não tinham dinheiro para investir na iluminação. 

Trilha Sonora 

Assim como todo o perrengue citado acima, a icônica trilha sonora sofreu do mesmo. A música tema do filme foi composta pelo próprio John Carpenter que diz ter se inspirado em O Exorcista (William Friedkin), e Suspiria (Dario Argento). A trilha sonora foi feita em apenas 3 dias, e o diretor alegou que não tinha dinheiro para contratar uma orquestra para o filme. 

Cena de Abertura

A cena de abertura do filme é uma das mais icônicas da história do terror e John queria que o filme fosse de alta qualidade, mesmo tendo um orçamento inferior. Na cena, temos a visão de Michael Myers entrando em uma casa e fazendo suas primeiras vítimas, a curiosidade em questão é que essa cena foi a última a ser gravada e eles tiveram que decorar o cenário que já estava quase todo destruído. 

Sucesso 

Halloween teve um orçamento de 300 mil dólares e arrecadou 46 milhões apenas nos Estados Unidos. O filme era a produção independente que maior sucesso nos Estados Unidos até a chegada de A Bruxa de Blair em 1999. 

Inovação

O filme popularizou o subgênero Slasher, sendo um grande passo para diversos filmes que surgiram depois. Além disso, o filme também popularizou o termo final girl, que é um elemento colocado em filmes onde o último sobrevivente é uma mulher. Muitos críticos e técnicos parabenizam John Carpenter por conta das colocações de câmeras, e profundidade que o diretor colocou em Michael Myers e suas vítimas. 

Inspiração para outros filmes

Halloween serviu de inspiração para diversos filmes que vieram depois, como A Hora do Pesadelo, Sexta-Feira 13 e O Massacre da Serra Eletrica, filmes que contam com um grupo de jovens que são perseguidos por assassinos mascarados. 

Legado 

Halloween se tornou um dos grandes marcos do terror ao longo dos anos e sempre esteve nas listas mais importantes feitas por especialistas. Em 2018, a Empire colocou o filme como um dos ‘500 Melhores Filmes da História’ e a TotalFilm também nomeou Halloween como um dos ‘100 maiores filmes de todos os tempos’