Penadinho – Vida: A demora pode ter seu preço

Penadinho – Vida: A demora pode ter seu preço

1 Julho, 2020 0 Por Marcos Marques

Penadinho é um dos personagens mais marcantes da Turma da Mônica e suas histórias sempre foram as que se destacaram, mostrando personagens sobrenaturais e diferentes. 

Em Penadinho – Vida temos a profundidade do personagem e dos seus amigos, onde a história nos traz outro olhar sobre o que conhecemos do personagem e da mitologia. Escrito por Paulo Crumbim e desenhado por Cristina Eiko, o quadrinho fala sobre o amor de Penadinho com Alminha, mas tudo começa a mudar quando ele descobre que ela irá reencarnar e ele se vê em uma situação muito constrangedora, onde ele deve assumir o seu amor por ela, porém ela é sequestrada fazendo com que a turma do cemitério comece a busca pela Alminha.

Quero começar dizendo que esse quadrinho é muito emocionante, com pouco tempo de leitura você consegue sentir uma enorme tristeza ao saber que a Alminha pode sumir do cemitério e a sensação é de tristeza mesmo, porque esses personagens sempre estiveram juntos nas histórias e se você tem apego a esses personagens, você sabe que eles juntos são incríveis. Outro detalhe que chama atenção, é como o Paulo Crumbim transmite emoção na história, o jeito que o Penadinho sente quando recebe a notícia de que a Alminha vai reencarnar é muito triste com a arte da Cristina Eiko, a sincronia é perfeita.

Reprodução: Graphic MSP

Ainda falando sobre a história, a gente sabe que estamos falando de monstros e almas que estão mortas, mas o fato da história trazer o conceito de ‘vida’ para a história do penadinho é uma sacada muito inteligente, já que a reencarnação significa que a Alminha vai voltar a vida e viver todo um ciclo novamente. Isso também quer dizer que é triste, a gente tem a sensação que eles estão felizes daquela forma, e a gente imaginar que uma personagem não vai mais fazer parte daquilo chega a ser triste até para o leitor. 

A arte é incrível, Cristina Eiko fez um trabalho maravilhoso ela brinca de uma forma muito legal a mistura de cores e efeitos dos personagens, como o Penadinho que tem uma cor muito linda e brilhante. Os cenários são bem detalhados assim como os traços dos próprios personagens, que transmitem todas as formas de expressões seja de alegria, raiva, desespero, medo ou tristeza. Se fazia muito tempo que você não acompanhava os quadrinhos da Turma da Mônica, você fez bem porque tem muito easter egg e bate uma nostalgia muito grande quando são apresentados personagens que são queridos. 

Penadinho – Vida tem como proposta trazer o que o Penadinho sente pela Alminha e como ele demora para se declarar pra ela, mas também faz com que a gente reflita sobre a nossa vida, tem uma narrativa muito bonita que brinca com a questão de que a gente deve fazer as coisas antes de morrer, já que aqui estamos falando que devemos fazer coisas antes de viver então tem uma abordagem muito criativa em trazer a essência desses personagens de uma forma que prenda o leitor e faça com que a gente reflita sobre nós e sobre as nossas atitudes.