Mônica – Força: Dessa vez, a solução não é uma coelhada
29 Junho, 2020A gente já conhece a Mônica, o menina que não leva desaforo pra casa e sempre resolve os seus problemas na base da coelhada.
Mônica – Força mostra que nem o seu deboche, e o título de Dona da Rua pode salvar algumas situações, casos que a sua força física e sua língua afiada não pode salvar. Escrito e desenhado por Bianca Pinheiro, a história traz uma nova visão sobre a Mônica e mostra que a personagem não consegue lidar com tudo como sempre faz, ela precisa lidar com a separação dos seus pais. Mônica se vê em um beco sem saída em uma situação na qual ela não pode resolver.
Talvez, Mônica – Força seja o quadrinho que mais abrace a ideia de trazer uma nova visão sobre os personagens da Turma da Mônica, a história realmente nos mostra algo novo da personagem que sempre foi mostrada como a que sempre resolvia os problemas com mais soco do que diálogo. Isso não é um problema, é a personalidade da Mônica ser a que nunca levou desaforo pra casa, e peitava de frente com o Cebolinha e o Cascão sempre que podia. Quando a gente lê essa história e começa a lembrar o quão a personagem sempre resolve os problemas, automaticamente, a gente começa a andar de mãos dadas com a Mônica e nosso coração fica muito angustiado.
Como eu disse, a fragilidade da Mônica é pelo fato dos pais dela estarem se separando, só quem tem pais separados e que via constantemente os pais brigando sabe como a situação é constrangedora. O quadrinho aborda essa questão de uma forma muito expressiva, afetando até o comportamento da Mônica com seus amigos que sempre a viram como uma criança muito agitada e pronta para qualquer situação.
Olha, eu fiquei de cara com o roteiro e a arte. Bianca Pinheiro faz um trabalho maravilhoso nesse quadrinho e eu vou dizer os motivos. A gente sabe que existem muitos quadrinhos que colocam muitas informações em uma página só que na maioria das vezes deixa a leitura extremamente maçante e os diálogos ficam muito confusos e mal escritos. Aqui, Bianca deixa o quadrinho muito limpo e coloca diálogos extremamente bem amarrados, simples e objetivos fazendo com que eles conversem muito bem com a arte, que é surreal de detalhista e bem feito.
O traço da Bianca é muito lindo e simples, as cores são bem leves e traz um contraste bem bonito para a história, que ambienta muito bem. Algo que eu nunca tinha visto é a forma que ela usa para mostrar que os pais da Mônica estão discutindo, ela poupa os balões e trás uma estética diferente para demonstrar isso. As emoções que o desenho passa também são bem feitos, a forma como ela expressa o rosto da Mônica e o rosto dos pais são bem detalhados e passa uma emoção verdadeira, fazendo que o leitor comece a prestar atenção em todos os detalhes existentes na página.
Mônica – Força mostra uma vulnerabilidade que nunca vimos na personagem, ele mostra que existem situações que nem está no nosso alcance de resolver, mas também ensina que a atitude da Mônica é inspiradora e que talvez essa seja a solução do problema.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.