5 Documentários brasileiros que mostram a vida LGBTQIA+ no Brasil
11 Junho, 2020O mês de Junho é conhecido como o mês do Orgulho LGBTQIA+, mais especificamente o dia 28 de Junho onde houve a ‘Rebelião de Stonewall’ onde membros da comunidade LGBTQ protestaram a favor dos seus direitos devido a também a opressão de policiais que sempre visitavam o bar Stonewall para abordagens constantes. O movimento teve um grande peso até hoje, e graças a ele todo ano é celebrada a Parada LGBTQ no mundo todo.
Com isso, resolvi trazer alguns documentários disponíveis no Youtube para que você conheça a vivência e história das pessoas LGBTQ no Brasil.
Close – Documentário LGBTQ
Esse documentário conta a história de mulheres transsexuais no sistema prisional brasileiro. O interessante desse documentário, é que ele acaba mostrando realidades e histórias dessas mulheres e as dificuldades que a fizeram ficar presas.
Favela Gay
A vivência de pessoas LGBTQ nas favelas sempre foi uma grande questão se levarmos em conta diversos fatores. Neste documentário ouvimos a comunidade LGBTQ contando a sua história nas favelas do Rio de Janeiro onde eles contam suas descobertas, trabalho, relacionamento e como é ser uma pessoa LGBTQ periférica.
Homofobia e Transfobia na escola
Aqui vemos pessoas adultas contando a sua vivência durante a infância e adolescência na escola sendo LBTQ. O documentário é bem emocionante porque os entrevistados abrem o coração para revelar seus traumas da infância e como eles foram superados de alguma maneira.
Dois Pais: Adoção
Produzido pela Universa Oul, o mini documentário conta a vida de dois homens gays que adotaram duas crianças. O documentário mostra como os pais lidam com a chegada das crianças e como eles acabam amadurecendo e tomando responsabilidades para cuidar dos filhos.
Duas Mães: Inseminação
Também produzido pelo Universa Oul, o documentário mostra a vida de duas mulheres lésbicas que fizeram uma inseminação para ter um filho. Além disso, somos apresentados a familia de uma das mulheres que conta como eles reagiram quando a filha se assumiu lésbica.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.