Guia completo dos filmes e animações do universo de Star Wars
19 Maio, 2020Em 19 de dezembro de 2019, foi lançado o último filme da Saga Skywalker de Star Wars. O filme arrecadou um total 1,074 bilhão de dólares na bilheteria e atualmente, é um dos bluray mais vendidos. A saga pioneira em diversos feitos pro cinema e um dos universos compartilhados mais conhecidos dos cinemas; com filmes, jogos, quadrinhos e séries animadas e também contando com o sucesso spin off da série do serviço Disney+, O Mandaloriano.
Ainda restam muitas dúvidas de como assistir os filmes da saga, muitas pessoas estão começando a se interessar pelo universo da saga e ainda tem dúvidas de como começar. Se você está querendo aproveitar o período de isolamento social para maratonar, essa é a hora! Para falar a verdade, existem diversas ordens que você pode assistir os filmes, mas ainda sim, pensando nisso, fizemos um breve resumo de como você pode assistir em uma ordem facilitada para entender os acontecimentos. Lembrando que o guia é apenas um auxílio, o que torna ainda mais gostosa a experiência de assistir.
Existem as ERAs, um fato importante que divide os filmes e você precisa conhecer, elas são:
República — Evento que antecede a ascensão de Darth Vader ao Império; Episódio I: A Ameaça Fantasma, Episódio II: Ataque dos Clones, A Guerra dos Clones (Filme Animado), The Clone Wars (série animada), Episódio III: A Vingança dos Sith.
Rebelião — Aliança Rebelde combatendo o Império de Darth Vader nos primeiros filmes;
Han Solo: Uma história Star Wars, Star Wars Rebels (série de animada), Rogue One: Uma história Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança, Episódio V: O Império Contra-Ataca, Episódio VI: O Retorno do Jedi.
Resistência — É o período que concentra as histórias atuais, a última trilogia.
The Mandalorian (série Disney+), Star Wars: Resistance (Série Animada), Episódio VII: O Despertar da Força, Episódio VIII: Os últimos Jedi, Episódio IX: A Ascensão Skywalker.
Para os que realmente estão chegando atrasados nesse rolê, atenção! A ordem cronológica talvez tire um pouco do “tesão” com alguns dos spoilers possíveis, a revelação do episódio 1 ainda é considerada uma das maiores reviravoltas do cinema, então não vamos estragar as surpresas não é? Então segue aqui a ordem de lançamento:
Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977,George Lucas)
O filme foi lançado em 1977 e revolucionou o cinema desde então. Provavelmente todo filme de ação que você assista agora, deve um pouco a Star Wars toda revolução que ele trouxe ao cinema; seja em efeitos especiais ou cenas de ação. Nesse filme, a princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.
Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980, Irvin Kershner)
Yoda treina Luke Skywalker para ser um cavaleiro Jedi. Han Solo corteja a Princesa Leia enquanto Darth Vader retorna para combater as forças rebeldes que tentam salvar a galáxia. Este não é somente um dos melhores filmes da saga, como também uma das sete maravilhas do cinema. A gente ainda conta o belíssimo duelo entre Luke Skywalker e Darth Vader.
Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999, George Lucas)
Obi-Wan Kenobi e seu mentor embarcam em uma perigosa aventura na tentativa de salvar o planeta das garras de Darth Sidious. Durante a viagem, eles conhecem um habilidoso menino e decide treiná-lo para se tornar um Jedi. Esse filme é um flashback contando a história de como o Império derrubou a República e de como a Ordem Jedi chegou ao fim e claro o pequeno Anakin Skywalker.
Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002, George Lucas)
Neste período de tempo, Obi-Wan passou de aprendiz a professor dos ensinamentos jedi para Anakin, sendo que ambos foram destacados para proteger a agora senadora Amidala, que tem sua vida ameaçada por facções separatistas da República, que ameaçam desencadear uma guerra civil intergalática. Com o passar do tempo surge um romance proibido entre Anakin e Amidala, pois os cavaleiros jedi não têm permissão para se apaixonarem.
Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005, George Lucas)
As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e as diferenças entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine aumentam cada vez mais. Anakin Skywalker mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala não seja afetado por esta situação. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os cavaleiros jedi.
Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983, Richard Marquand)
Luke Skywalker e seus amigos viajam para Tatooine e salvam seu amigo Han Solo do lorde do crime Jabba o Hutt. O Império Galático começou a construção de uma segunda Estrela da Morte, visando aniquilar a Aliança Rebelde, mas seu término está comprometido pela Frota Rebelde, que insiste em dar um fim ao Império. Neste meio tempo, Luke Skywalker luta para resgatar Vader, um ex-Jedi, de volta do lado sombrio da Força.
Solo: Uma História Star Wars (2018, Ron Howard)
Em dificuldade financeira, o piloto Han Solo e sua namorada Qi’ra buscam trabalho. Eles colocam as mãos em uma substância valiosa, mas perigosa, e que acaba levando à perseguição do Império e à separação entre os dois. Preocupado, Han usa toda a sua esperteza para se infiltrar em um plano arriscado, mas que pode render a oportunidade de voltar à terra natal e reencontrar a sua amada. No caminho, o piloto encontra parceiros importantes, como Chewbacca e Lando Calrissian.
Rogue One: Uma História Star Wars (2016, Gareth Edwards)
Em Rogue One: Uma História Star Wars, Jyn Erso foi afastada de seu pai, Galen, ainda criança, devido à exigência do diretor Krennic, que ele trabalhasse na construção da arma mais poderosa do Império, a Estrela da Morte. Criada por Saw Gerrera, ela teve que aprender a sobreviver por conta própria ao completar 16 anos. Já adulta, Jyn é resgatada da prisão pela Aliança Rebelde, que deseja ter acesso a uma mensagem enviada por seu pai a Gerrera. Com a promessa de liberdade ao término da missão, ela aceita trabalhar ao lado do capitão Cassian Andor e do robô K-2SO.
Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015, J. J. Abrams)
Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren, o General Hux e o Líder Supremo Snoke como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron, um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey, que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn, um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.
Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017, Rian Johnson)
Após encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker em uma ilha isolada, a jovem Rey busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi. Paralelamente, o Primeiro Império de Kylo Ren se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde.
Star Wars Episódio VIII: Ascensão Skywalker (2019, J. J. Abrams)
Último filme que encerra a saga Skywalker e com o retorno do Imperador Palpatine, todos voltam a temer seu poder e, com isso, a Resistência toma a frente da batalha que ditará os rumos da galáxia. Treinando para ser uma completa Jedi, Rey ainda se encontra em conflito com seu passado e futuro, mas teme pelas respostas que pode conseguir a partir de sua complexa ligação com Kylo Ren, que também se encontra em conflito pela Força. O Filme tenta retomar um grande plot já antes feito em outros filmes da saga, revelando a origem de Rey, o que exatamente não configura no mesmo sucesso. Mas vale a pena por toda trajetória da heroína.
Atenção: A criação de spin-offs das trilogias principais foram importantes para acrescentarem mais informações sobre personagens e tramas. Rogue One: Uma História Star Wars, Han Solo, The Clone Wars são exemplos disso.
Todas as quatro formas de Assistir os filmes:
A ordem cronológica — seguindo I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX;
A ordem de lançamento e mais popular — IV, V, VI, I, II, III, VII, VIII e IX;
A ordem Ernst Rister — IV, V, I, II, III, VI, VII, VIII e IX;
A ordem machete — IV, V, VI, II, III, VII, VIII e IX (Ignora o episódio I, o menos popular dos filmes).
Lista com todos os lançamentos da saga Star Wars, tanto no cinema, como animações entre outros desenhos até o presente momento.
Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
Star Wars: Especial de Férias (1978)
Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
Episódio VI: O Retorno dos Jedi (1983)
Star Wars: Droids (1985 a 1986)
Ewoks (1985 a 1986)
Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
Episódio II: Ataque dos Clones (2002)
Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
The Clone Wars (2008 a 2014)
Lego Star Wars: A Ameaça de Padawan (2011)
Lego Star Wars: O Império Contra-Ataca (2012)
Lego Star Wars: As Crônicas Yoda (2013 a 2014)
Lego Star Wars: Contos Droid (2015)
Episódio VII: O Despertar da Força (2016)
Lego Star Wars: A Resistência Levanta (2016)
Lego Star Wars: As Aventuras do Fabricante Livre (2016 a 2017)
Star Wars: Forces of Destiny (2017)
Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)
Star Wars Rebels (2014 a 2018)
Rogue One (2016)
Solo (2018)
Star Wars: Resistance (2018)
The Mandalorian (2019)
Episódio IX: A Ascensão de Skywalker (2019).
Resumindo, sabemos que os filmes da saga Star Wars são tão incríveis que não existe uma ordem para assisti-lo, existe sua vontade para maratona-los. Que a força esteja com vocês.
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.