O que pode ser contado no spin-off das Amazonas?
8 Maio, 2020Anunciado pela Patty Jenkins, o Spin-off das Amazonas vai acontecer e deve sair antes do terceiro filme da Mulher-Maravilha.
Todos conhecem Diana, a princesa de Themyscira que abandonou sua ilha para viver no “Mundo dos Homens” como elas chamam. Elas são personagens antigas na DC Comics e que fazem parte da mitologia da Mulher Maravilha, as Amazonas possuem longas histórias de batalha, seres mitológicos e revoluções. Apesar de já ter sido mostrado nos cinemas a origem das Amazonas contada pela Hipólita, nos quadrinhos elas possuem uma história bem ampla, afinal, estamos falando de personagens que existem a milhares de anos.
Com isso, resolvi trazer alguns elementos que podem ser usados nessa nova história.
Criação das Amazonas
As Amazonas são reencarnações de outras mulheres que foram mortas pelos homens. Quando Atena, Deméter, Héstia, Ártemis e Afrodite foram até a Caverna das Almas elas conseguiram os espíritos dessas mulheres mortas e criaram as amazonas. Nos quadrinhos, Ártemis que tem a ideia de criar as amazonas que logo é repreendida por Ares, mas acabam recebendo apoio de Zeus. Nos filmes, tivemos a história sendo contada por Hipólita de uma forma mais rasa e direta, sem muita representação do que realmente aconteceu. Se formos nos basear no que Hipólita contou, a Warner ainda pode oferecer muito em relação a criação das amazonas e os combates que elas tiveram ao longo dos anos com os homens.
As amazonas tiveram um embate direto com Herácles que foi “manipulado” por Ares para que ele escravizasse as Amazonas, acreditando que elas eram uma raça inferior. Graças ao encorajamento de Atena, Hipólita acaba causando a revolução das amazonas junto com Antíope, sua irmã. No DCEU também é mencionado a revolução delas, mas não é citado como realmente aconteceu, o que se sabe era que Ares estava por tras de tudo o que realmente é verdade se considerarmos os eventos dos quadrinhos na fase do George Perez.
Antíope e as Amazonas de Bana-Mighdall
Nos filmes Antíope foi morta durante o ataque dos Alemães em Themyscira, mas nos quadrinhos sua história é outra. Após a rebelião das amazonas contra Héracles e sua tropa, Antíope decide abrir mão da lealdade dos Deuses e fugiu com outras amazonas para se vingar dos homens que escravizaram e mataram suas irmãs. Em Teba, ela se casa com Teseu e é morta por Ariadne que foi ‘ajudada’ pela Circe, que sempre odiou as amazonas. Depois disso, as amazonas restantes acabam criando uma cidade chamada Bana-Mighdall, no deserto do Egito. Elas existem há milhares de anos e fazem comércio com os homens os ajudando a traficar armas para o mundo todo e se tornando muito violentas, ao contrário das Amazonas de Themyscira. Apesar de Antíope ter morrido em Mulher Maravilha e a presença da personagem na ilha indicar que ela não fugiu com as outras amazonas, pode ser que exista alguma outra mulher que tenha fugido em busca de vingança como nos quadrinhos e existe uma teoria em relação a isso que pode ser mostrada em Mulher-Maravilha 1984.
No ano passado vazou uma imagem que mostra uma atriz vestida de amazona e na legenda fala sobre Bana-Mighdall. Outro indício é que quando foi iniciada as gravações do filme, o IMDB indicou diversos atores egípcios para o filme, o que pode ser uma ótima teoria para essas personagens aparecem no filme, ou, terem sua história contada no spin off.
Seres Mitológicos e Deuses
Outro recurso que a Warner poderia desenvolver e que ainda não foi mencionado, é a presença de seres mitológicos e outros Deuses. No filme é mencionado que os Deuses do Monte Olimpo foram mortos, inclusive, a cena que é mostrada revela Ares matando, mas não necessariamente todos os deuses tenham morrido, até porque existem outros deuses que não são do Mundo Olimpo. Medusa, Minotauro, Hidra de Sete Cabeças e outros seres que compõem a mitologia Grega.
Outras Amazonas e ‘Moças Maravilhas’
Sobre outras amazonas conhecidas, já temos Hipolita, Antiope, Diana, Phillipus, Artemis e Menallipe. No DC Universe temos a Donna Troy que participa de Titans. Apesar da personagem atualmente estar morta, nada impede que a Warner use a personagem nas nas versões cinematográficas, porém acredito que deve ter algum cuidado em relação a ela já que a sua história nos quadrinhos é bem complexa e grande se pararmos para pensar que grande parte da trajetória da personagem ela passa com os Titans como Moça-Maravilha e depois assumindo o nome de Donna Troy. Cassandra Sandsmark também é uma das moças maravilhas e já fez parte dos Titans.
Um fato é que o spin-off das Amazonas seria uma ótimo ponto para a DC seja em formato série pelo HBO Max, ou um filme. Essas personagens possuem uma mitologia muito grande que às vezes não precisa se carregar na presença da Mulher-Maravilha, mas pode apresentar ao público grandes histórias das maiores guerreiras da DC Comics.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.