Movimento Blaxploitation e sua influência nos quadrinhos
16 Março, 2020Surgiu na década de 70, o Blaxploitation (exploração negra), foi um movimento cinematográfico que começou a invadir as telonas com narrativas negras, protagonizados por negros e dirigido por negros mudando não só a sétima arte como o espaço cultural. Mudou politicamente a forma em que Hollywood enxergavam os negros tornando o blaxploitation um dos movimentos culturais mais significativos da história.
Cheios de personalidade, nos novos filmes os negros não eram mais os serviçais coadjuvantes e sim os heróis ou anti-herois com uma história própria com atrevimento e significância transformando e influenciando o cenário no geral.
Filmes com Shaft (1971), Sweetback’s Baadasssss Song (1971) entre outros que foram catalisadores na forma em que Hollywood contava narrativas negras e futuramente serviu de inspiração para outros diretores como o Tarantino.
Uma das inúmeras transformações que o gênero foi responsável, foram as narrativas negras nas histórias em quadrinhos dando um BOOM na produção e criação de personagens negros com o intuito de agradar e vender para esse público que surgiu com necessidade de ser representado.
Assim como o Pantera Negra, herói que foi criado no auge do movimento do partido dos panteras negras um dos movimentos políticos mais importantes da história, outros personagens teve sua criação influenciada pelo blaxpoitation.
Raio Negro, Tempestade, Blade, Luke Cage e Misty Knigh carregam semelhanças quanto ao ano de criação afinal todos nasceram na década de 70, coincidência?
Agora os heróis passaram a ter uma história própria cheia de autenticidade e deixaram de ser meros coadjuvantes em histórias brancas, elevando os quadrinhos na sua função de inspirar e reapresentar todos os públicos possíveis.
Além de o ano de sua criação muitos desse heróis carregam uma personalidade e um estilo parecido seja na forma de vestir, nos balões de fala ou até mesmo em sua narrativa autêntica e um grande exemplo –talvez o mais explícito– seja o Luke Cage.
O herói do Harlem com uma narrativa bem humorada, uma jaqueta amarela, personalidade e gingado é o blaxploitation das telonas nos papéis. Luke Cage carrega o movimento da forma mais original possível e fica visível em suas páginas, seja na forma que a narrativa conduz, seja na forma que os personagens são postos, afinal seria quase impossível não notar a semelhança de Misty Knight há uma protagonista do gênero como a personagem Coffy (Coffy: em busca de vingança 1973).
O blaxploitation carrega segurança, personalidade e principalmente mudança sociopolítica partindo de um movimento cinematográfico para um movimento de mudança cultural no âmbito geral de extrema importância!
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional